Anteriormente para restaurar um Apple Watch tínhamos de recorrer ao próprio sistema operativo do dispositivo para realizar esta operação. Contudo, se o dispositivo estivesse com problemas e o acesso fosse dificultado aos menus necessários, a operação poderia ser mais difícil. Agora, com a chegada do iOS 15.4 e do watchOS 8.5, passa a ser possível restaurar um Apple Watch usando um iPhone.
Esta ação ainda carece de mais informação para se perceber em que cenários pode ser importante o novo método. Mas a Apple já deixou indicações.
Apple Watch cada vez mais simples de gerir com um iPhone
Se existe uma área onde a Apple tem de aumentar a usabilidade é na configuração do Apple Watch. É um processo ainda lento quando o vamos iniciar pela primeira vez, quando o queremos formatar ou o vamos emparelhar. Se tudo o resto é rápido, bem organizado e com uma usabilidade incrível, esta parte da configuração ainda carece de mais velocidade de execução.
Contudo, nota-se uma evolução nos últimos anos. E esta nova ação vem ao encontro de uma melhoria no que toca à tal gestão que falámos anteriormente.
A empresa de Cupertino, para ajudar com esta nova funcionalidade, lançou um documento de suporte. Nele é afirmado que, se um dos seus smartwatches a executar o watchOS 8.5 ou posterior exibir uma animação onde é mostrado um Apple Watch e um iPhone a serem aproximados, os clientes poderão seguir as etapas abaixo para iniciar o processo de restauro:
- Certifique-se de que há um iPhone por perto. O iPhone precisa ter iOS 15.4 ou posterior, precisa estar ligado ao Wi-Fi, ter o Bluetooth ligado e tem que estar desbloqueado.
- Coloque o Apple Watch no carregador.
- Clique duas vezes no botão lateral (o botão abaixo da coroa digital circular) no seu Apple Watch.
- Siga as etapas que aparecem no iPhone.
Se as etapas não funcionarem, a Apple aconselha os clientes a verificar a sua ligação Wi-Fi. Especificamente, a Apple diz para tentar usar uma rede de 2,4 GHz em vez de 5 GHz e evitar 802.1X ou redes Wi-Fi cativas, como as de quartos de hotel.
Num memorando interno para as Apple Stores e Apple Authorized Service Providers, a Apple disse que este recurso permite que clientes e técnicos restaurem o watchOS nalguns modelos do Apple Watch sem que o dispositivo precise ser enviado para um Centro de Reparação Apple.
O memorando não especificou quais modelos de smartwatches Apple suportam o recurso.
O documento de suporte da Apple refere que os clientes podem ver um ponto de exclamação vermelho no seu Apple Watch. Se isso acontecer, a Apple diz para pressionar duas vezes o botão lateral e seguir as etapas descritas acima.
Se o Apple Watch continuar a exibir um ponto de exclamação vermelho, os clientes são aconselhados a entrar em contacto com o Suporte da Apple.
Fonte: Pplware.