A proteção que a Apple dá aos seus dispositivos, com o iPhone ou os computadores Mac é elevada. Ainda assim, com os muitos mecanismos presentes, não é imaculada e está sujeita a problemas de segurança.
Uma nova situação está agora a ser corrigida pela própria Apple e precisa dos utilizadores. Estes devem atualizar os seus equipamentos, como o iPhone ou os Mac, com a máxima urgência para estarem protegidos contra este problema.
Mais uma falha de segurança nos sistemas Apple
A Apple tem por hábito tratar das suas questões de segurança com a máxima urgência. Desta forma mantém os seus sistemas protegidos e longe de problemas, ainda que mantendo muita da informação longe do público e até dos potenciais atacantes.
Foi neste espírito que na passada segunda-feira lançou várias atualizações para os seus sistemas, enquanto apresentou também o iOS 16. Estas corrigem um problema grave e que permite aos atacantes executar código aleatório, com privilégios no kernel e sem o controlo do utilizador.
iPhone e Mac expostos a estes problemas graves
Tal como aconteceu em outras situações anteriores, a Apple não revela mais pormenores, para garantir que a maior parte dos utilizadores tem as atualizações instaladas. Em termos de versões, estas correções surgem no iOS 15.7 e iPadOS 15.7, macOS Monterey 12.6 e macOS Big Sur 11.7.
Há também uma lista de equipamentos que estão afetados com esta falha e que devem realizar a atualização com a máxima brevidade. Estes vão desde modelos mais antigos até as propostas muito recentes:
- iPhone 6s e posteriores
- iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posteriores, iPad 5ª geração ou posteriores, iPad mini 4 e posteriores
- iPod touch (7ª geração)
- Mac que corra o macOS Big Sur 11.7 e macOS Monterey 12.6
Um acumular de situações ao longo de 2022
Com esta nova falha apresentada, a Apple soma já um registo bem visível para o ano de 2022. Ao todo são já 8 as situações em que a empresa teve de lançar atualizações ao longo deste ano, todas de grau elevado de criticidade e assim a necessitar de atenção especial dos utilizadores.
Nesta situação o cenário é idêntico e necessita que as atualizações sejam aplicadas com a máxima urgência pelos utilizadores. No caso dos dispositivos que suportam o iOS 16, os utilizadores vão ter acessíveis 2 atualizações diferentes. Nos restantes, será simples e muito direto.
Fonte: Pplware.