Com sua publicidade focada na defesa do “direito humano” à privacidade dos seus usuários, a Apple tem sido questionada nas últimas duas semanas, após passar a exibir anúncios na App Store. A coisa ficou mais feia depois que dois desenvolvedores e pesquisadores de segurança descobriram que a Maçã captura registros detalhados de como seus clientes interagem com a loja.
Identificados apenas como “Mysk” no Twitter, os especialistas utilizaram a rede social para divulgar um vídeo breve, no qual mostram que os dados de uso rastreados incluem o local exato onde o usuário toca na tela. Uma vez capturadas, as informações são enviadas em tempo real para a Apple através de um arquivo JSON (JavaScript Object Notation).
Embora não haja uma justificativa oficial sobre os motivos que levaram a Apple a rastrear os dados de seus usuários na App Store, é possível imaginar que essas informações possam estar relacionadas ao desempenho de anúncios, depois que a companhia de Cupertino passou a exibi-los na loja virtual.
Por que a Apple coletaria dados de usuários na loja?
Ainda que os dados sejam coletados apenas para fins estatísticos e não sejam compartilhados com terceiros, é no mínimo questionável que a empresa passe a adotar uma postura para a qual cria barreiras em outras plataformas de anúncios como a Meta e o Google. E esses dados xeretados de usuários ocorrem, segundo Mysk, mesmo com a opção de Anúncios desativada.
A opção de começar a exibir anúncios na página “Today” e na guia “Você também pode gostar” foi anunciada pela Apple no dia 25 de outubro. Anteriormente, os desenvolvedores só conseguiam promover seus aplicativos na Busca da loja.
Depois disso, muitos usuários têm reclamado pela exibição de conteúdos irrelevantes ou eticamente questionáveis. Esses apps, como de cassino e namoro, foram temporariamente suspensos. Mas, sorria, pois você está sendo "filmado" na loja.
Fonte: Tecmundo.