A Apple ainda não soprou as velas dos 50 anos, mas o valor que o seu nome reúne já é histórico. A confirmar isto está um manuscrito do seu cofundador, Steve Jobs, sobre o primeiro computador da empresa, o Apple I: a carta foi leiloada por mais de 160 mil euros!
Temos acompanhado a evolução da Apple e sabemos que, à medida que o tempo passa, mais valiosas se tornam as coisas que lhe estão associadas, seja isso um gadget histórico ou uma simples folha de papel.
Vimos aqui, por exemplo, que o protótipo do Apple I, o primeiro computador da marca, usado por Steve Jobs, foi vendido em leilão por um valor muito perto dos 700 mil dólares.
Num valor um tanto mais baixo, mas ainda impressionante, foi, agora, leiloado um manuscrito de Steve Jobs sobre o mesmo dispositivo, o Apple I, por 176 mil dólares(cerca de 162 mil euros à taxa de câmbio).
A carta, escrita por Steve Jobs e entregue a um amigo, indica a forma como o Apple I deveria ser promovido. Além disso, nela consta a assinatura do cofundador e a morada da casa dos seus pais, confirmando que se trata de uma carta que data o início da história da empresa.
O cofundador da Apple escreveu sobre os 8 KB de RAM, as suas possibilidades de expansão através da porta "edge", e o software e manuais incluídos. Se o cliente quisesse apenas a placa e o manual, poderia obtê-los por 75 dólares: "uma verdadeira pechincha".
Considerando o que conhecemos hoje como um computador, o Apple I é dificilmente reconhecível como tal. Contudo, faz parte da história da empresa e da informática em geral. Aliás, as poucas unidades que restam foram vendidas por centenas de milhares de dólares, noutros leilões, nos últimos anos.
A pessoa que detém agora a carta não é conhecida. Contudo, saberá que, daqui a uns anos, o manuscrito valerá muito mais do que os 160 mil euros que pagou, em agosto de 2023.
Fonte: Pplware.