30 de mar. de 2020

Fornecedores da Apple estão preocupados com vendas do iPhone

De acordo com a Reuters, um executivo de uma das principais empresas fornecedoras de suprimentos da Apple disse que os pedidos de componentes para o trimestre que encerra neste mês de março podem ter uma queda de até 18% em comparação com o ano anterior. Há um grupo de fornecedores preocupados em manter as metas iniciais de produção, uma vez que é esperado que os mercados americano e europeu registrem uma baixa nas vendas de iPhones.
A fonte ainda informou que a produção em massa do iPhone 12 também foi adiada, embora a data de lançamento oficial não deva sofrer alteração.

Crise do coronavírus pode impactar as vendas

No momento atual, a preocupação maior já não gira em torno da capacidade das fábricas em fornecer componentes para manter a produção dos iPhones desta e da próxima geração. O problema maior seria a possível baixa na demanda por esses dispositivos, proveniente da crise do coronavírus, que tem afetado os Estados Unidos e a Europa.

Supostamente, um fornecedor de telas para o iPhone teria preparado a produção de 70 milhões de unidades, mas acabou reduzindo as metas para apenas 58 milhões, além de prever o corte nos postos de trabalho nas linhas de produção.
Enquanto isso, um fornecedor com sede na Malásia estaria adequando suas metas de produção “diariamente”, de acordo com previsões baseadas em novas notícias e acontecimentos. Atualmente, o país enfrenta problemas com paralisações e interrupções na cadeia de suprimentos.
Apesar das notícias pessimistas, um fornecedor de sensores para o iPhone disse à Reutersque esse primeiro trimestre de 2020 foi melhor que o mesmo período de 2019, e que o segundo trimestre também pode ser promissor.
De qualquer forma, há alguns dias, uma reportagem do Nikkei supôs que há a possibilidade da Apple vir a adiar o lançamento do iPhone 12 para o final do ano, ou até mesmo para 2021. A Apple ainda não emitiu nenhuma nota oficial sobre o assunto.
Fonte: Tecmundo.

28 de mar. de 2020

Falha no iOS 13.3.1 pode expor dados de usuários de VPNs

Dispositivos a partir do iOS 13.3.1 possuem uma falha de segurança, atualmente sem correção, que impede VPNs (Virtual Private Network, ou Rede privada virtual) de manterem todo o tráfego criptografado. A informação foi publicada em artigo pela ProtonVPN, que já relatou o caso à Apple.
A falha, neste caso, faz com que as conexões já estabelecidas não estejam dentro da zona segura quando se habilita uma VPN, e apenas as que são feitas posteriormente não são afetadas.
Desta forma, estas conexões ignoram a criptografia das VPNs e podem expor dados de usuários ou vazar seus endereços de IP e localização, por exemplo. Assim, o sistema operacional da Apple não encerra as conexões já existentes. O caminho natural quando uma conexão via VPN é estabelecida é o SO fechar todas as conexões de internet e restabelecer tudo na zona segura da própria VPN.
A ProtonVPN diz que, apesar dessas conexões serem restabelecidas automaticamente, "algumas levam mais tempo e podem permanecer abertas de minutos a horas fora do túnel da VPN".
Como exemplo, o artigo aponta o serviço de notificações por push da Apple, que mantém uma conexão mais duradoura entre um dispositivo e os servidores da empresa. Entre outras preocupações, aplicativos de mensagens também podem ser afetados.
"Os que correm maior risco devido a essa falha de segurança são as pessoas de países onde a vigilância e os abusos dos direitos civis são comuns", diz a ProtonVPN. Até o momento, nenhum serviço de VPN tem uma solução definitiva para esse problema.
Além do tráfego entre o IP do dispositivo e o servidor VPN, foi descoberto que há tráfego também com um IP externo que não é da VPN, mas sim de um servidor da Apple.
A descoberta foi compartilhada com a Apple, que reconheceu a vulnerabilidade e está trabalhando em maneiras para consertá-la. Como alternativa para contornar a falha, a ProtonVPN descobriu que ativar e desativar o modo avião pode reiniciar todas as conexões dentro do túnel da VPN.

Fonte: Tecmundo.

Rumor: Apple Watch Series 6 poderá trazer Touch ID

A Apple nos últimos anos tem equipado os seus dispositivos com mais segurança. Depois de ter avançado com o Face ID no iPhone e iPad, a empresa avançou com o Touch ID nos seus Macbooks. Agora alguns rumores referem que também o Apple Watch poderá receber leitor de impressão biométrica.
Esta informação aparece numa altura em que se fala igualmente que a Apple TV terá uma nova versão, a Apple TV 6.
Im<agem Apple Watch que poderá ter Touch ID

Apple Watch terá Touch ID?

O Face ID foi um salto importante no que toca à segurança dos smartphones. Um método que tem mostrado ser eficaz e que permitiu remover dos dispositivos iPhone e iPad os botões com impressão digital. No entanto, a Apple não abandonou ainda o Touch ID, dado que colocou esta tecnologia nos seus computadores portáteis.
Segundo alguns rumores, que já se fizeram ouvir no passado, a empresa de Cupertino estará agora a pensar levar a impressão digital também ao seu smartwatch.
Assim, os dados, que não são oficiais, referem que a Apple está atualmente a considerar duas abordagens diferentes para adicionar o desbloqueio de impressão digital Touch ID ao Apple Watch.
Uma abordagem seria através da integração de um sensor de impressão digital na coroa digital. O outro método (menos provável) seria adicionar um sensor de impressão digital debaixo do ecrã. Não há uma certeza se esta novidade integrará o Apple Watch Series 6 ou virá só na Series 7, em 2021.
Ilustração Touch ID no Apple Watch. Créditos iUpdate e Verifier

Segurança atual do Apple Watch

Atualmente para a autenticação no smartwatch Apple o utilizador poderá usar um código PIN de 4 dígitos. Além disso, também pode desbloquear o relógio automaticamente quando o iPhone emparelhado é desbloqueado. Portanto, com o Face ID do iPhone pode ser desbloqueado o Apple watch.
Contudo, o sistema de segurança do relógio, dado que o Pin é inserido no ecrã, pode não ser assim tão “secreto” e perde eficácia se o tiver de colocar em público. Por isso a Apple deverá mudar isso rápido.
Por várias vezes se avançou que a Apple poderia inserir um leitor de impressões digitais por baixo do ecrã do iPhone 12. Contudo, a empresa não parece ter interesse em substituir o Face ID que funciona muito bem. Nesse sentido, poderá ser menos provável que o Apple Watch tenha esse sensor no ecrã.
Outro rumor, veiculado por analistas como Ming-Chi Kuo, sugeria que a Apple está a explorar a adição de um sensor de impressão digital ao botão liga / desliga nos futuros iPhones “mais baratos”, o que permitiria à empresa oferecer um dispositivo de ecrã total sem incorporar o dispendioso sistema de câmara TrueDepth.

Constrangimentos técnicos e tecnológicos

Não é fácil colocar tanta tecnologia em tão pouco espaço. A abordagem dos botões é quase análoga à adição de um sensor de impressão digital à coroa do Apple Watch. No entanto, fazer isso de facto apresenta os seus próprios desafios, pois agora a coroa é utilizada para ativar o recurso de eletrocardiograma.
Imagem Apple Watch ECG
Conforme sabemos, desde que o ECG foi adicionado ao Apple Watch Series 4, o painel da coroa é coberto por um elétrodo de titânio. Não é óbvio como a Apple poderá adicionar um sensor de impressão digital capacitivo neste local.
Além do Touch ID, as informações corroboram outras evidências já publicadas. Entre elas estão o sensor de oxigénio no sangue e a monitorização do sono no Apple Watch com o watchOS 7. Também haverá melhorias nos recursos do Siri e uma atualização mais ampla da interface do sistema, de acordo com o relatado.

WatchOS 7: Apple Watch Series 2 e anteriores perderão suporte

Algumas fontes afirmam que o Apple Watch Series 2 (lançado em 2016) não será elegível para atualização para o watchOS 7. Presumivelmente, isso significa que o Apple Watch Series 1 também ficará sem sorte, pois partilha o mesmo processador de núcleo duplo como a série 2, e foi introduzido ao mesmo tempo.
Como tal, algumas novidades que serão lançadas no novo sistema operativo não irão chegar a estes dispositivos, como é o caso da monitorização do sono.
Os dispositivos deste ano poderão trazer algumas das novidades que alguns rumores falaram. Entre essas novidades estará o WiFi 6. O restante… teremos de ver para crer.
Assim, esperamos ver a Apple apresentar oficialmente o watchOS 7 na Keynote da WWDC em junho. A WWDC será apenas online este ano e a empresa ainda não confirmou a data exata do evento principal. A próxima geração de hardware do Apple Watch deve ser lançada no outono.
Fonte: Pplware.

27 de mar. de 2020

COVID-19: Finalmente a Apple lançou uma app e um site! Mas…

Com o mundo em total desequilibro é caso para perguntar onde estão as gigantes tecnológicas? Sim, as empresas super-ricas que estão lá no topo dos rankings de faturação! Além disso, estas empresas têm sempre tecnologia de ponta para tudo que certamente poderia ajudar nesta fase crítica.
A Apple é um dos exemplos e em termos de soluções nada tem sido disponibilizado. Tim Cook anunciou agora uma… app!
A COVID-19 é uma dura realidade para o mundo! Os números não deixam qualquer tipo de margem para facilitar e por cada minuto que não se atue são vidas que estão em risco. Num momento destes esperava-se muito mais das gigantes tecnológicas que têm estado um pouco escondidas e que não têm dado o exemplo. Por outro lado, os voluntários têm tido um papel fundamental na proteção do novo Coronavírus.

COVID-19: Tim Cook anunciou uma…app

Foi através da rede social twitter que Tim Cook anunciou uma app sobre a COVID-19. O objetivo é manter os utilizadores informados, de forma a proteger a sua saúde. Além da app a Apple também criou um site em parceria com a CDC (Centers For Disease Control).
To help you stay informed, understand symptoms and take proper steps to protect your health, Apple has created a COVID-19 website and a US app in partnership with the CDC. As always, the data is yours and your privacy is protected. Stay safe and healthy. https://www.apple.com/covid19 
2.302 pessoas estão falando sobre isso
E quando se esperava que a Apple apresentasse algo inovador e diferente, aquilo que vimos é um site com um formulário igual a muitos outros. Em Portugal o SNS 24 já disponibiliza algo do tipo há algum tempo para quem quiser fazer um auto diagnóstico – ver aqui.
COVID-19: Finalmente a Apple lançou uma app e um site! Mas...
A app e site da Apple são direcionados apenas para utilizadores dos Estados Unidos. Como referido, a ajuda das gigantes tecnológicas pode ser preciosa apesar de já chegar tarde. Por outro lado, algumas empresas do segmento automóvel têm vindo dar a conhecer que estão a produzir ventiladores.
Fonte: Pplware.

24 de mar. de 2020

Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

O tempo é de luta contra um vírus, mas a vida não para!  A Apple lançou hoje atualizações de software para o iPhone, iPad, Apple Watch, Apple TV e Mac. As maiores mudanças estão no iPad. A partir de hoje, é possível emparelhar um rato ou trackpad com o iPad e usá-lo para mover o cursor.
As novidades ao nível do iOS 13.4 e Watch OS 6.2 também são interessantes. Vamos conhecê-las.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

Novidades no iOS 13.4 para iPhone

O iOS 13.4 introduz novos stickers de Memoji e a partilha de pastas em iCloud Drive a partir da aplicação Ficheiros. Esta atualização inclui igualmente correções de erros e melhorias.
Memoji
  • Nove stickers de Memoji novos, incluindo Cara sorridente com corações, Mãos juntas e Cara de festa.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades
Ficheiros
  • Partilha de pastas em iCloud Drive a partir da aplicação Ficheiros.
  • Controlos para limitar o acesso apenas às pessoas convidadas ou conceder acesso a qualquer pessoa que tiver a hiperligação para a pasta.
  • Permissões para escolher quem pode fazer alterações e enviar ficheiros ou só consultar e descarregar ficheiros.
Mail
  • Controlos sempre visíveis para apagar, mover, compor ou responder a uma mensagem na vista de conversas.
  • Com S/MIME configurado, as respostas a e‑mails cifrados são automaticamente cifradas.+
App Store com Apple Arcade
  • Suporte da opção Compra universal que permite a utilização de uma única compra de uma aplicação participante, no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.
  • Os jogos Arcade jogados recentemente são apresentados no separador Arcade, para poder continuar a jogar no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.
  • Vista de lista para Ver todos os jogos.
CarPlay
  • Suporte para aplicações de navegação de terceiros no painel do CarPlay.
  • Informações apresentadas durante uma chamada agora visíveis no painel do CarPlay.
Realidade aumentada
  • AR Quick Look suporta a reprodução de áudio em ficheiros USDZ.
Teclado
  • Suporte para a escrita com sugestões em árabe.
Esta atualização inclui igualmente correções de erros e outras melhorias.
  • Adiciona um indicador na barra de estado para assinalar a interrupção da ligação VPN, em modelos de iPhone com ecrãs de canto a canto.
  • Resolve um problema que, ao abrir a Câmara, podia fazer o visor aparecer como um ecrã preto
  • Resolve um problema que fazia com que a aplicação Fotografias parecesse ocupar demasiado espaço de armazenamento
  • Resolve um problema na aplicação Fotografias que podia impedir a partilha de uma imagem com a aplicação Mensagens, se iMessage estivesse desativado.
  • Resolve um problema no Mail que podia fazer com que as mensagens parecessem ordenadas incorretamente.
  • Resolve um problema no Mail que podia levar à apresentação de linhas vazias na lista de conversas.
  • Resolve um problema que podia fazer o Mail bloquear, ao tocar no botão Partilhar na Vista rápida.
  • Resolve um problema nas Definições que podia fazer com que a opção de dados móveis fosse incorretamente apresentada como estando desativada.
  • Resolve um problema no Safari que podia impedir a inversão das páginas web, se o modo escuro e a inversão inteligente estivessem ativados.
  • Resolve um problema que podia fazer o texto copiado de conteúdo web parecer invisível ao ser colado, quando o modo escuro estava ativado.
  • Resolve um problema no Safari que podia levar à apresentação incorreta de um mosaico CAPTCHA.
  • Resolve um problema que podia fazer com que a aplicação Lembretes não emitisse novas notificações para um lembrete recorrente em atraso até este ser marcado como concluído.
  • Resolve um problema que podia levar a aplicação Lembretes a enviar notificações de lembretes concluídos.
  • Resolve um problema que podia fazer com que iCloud Drive parecesse estar disponível no Pages, Numbers e Keynote, mesmo sem sessão iniciada.
  • Resolve um problema em Apple Music que podia impedir o streaming de alta qualidade dos videoclipes.
  • Resolve um problema que podia levar à interrupção da ligação do CarPlay em determinados veículos.
  • Resolve um problema no CarPlay em que a vista apresentada na aplicação Mapas podia afastar-se temporariamente da área atual.
  • Resolve um problema na aplicação Casa que podia fazer com que, ao tocar numa notificação de atividade de uma câmara de segurança, fosse aberta uma gravação diferente.
  • Resolve um problema que podia fazer com que, ao tocar no menu Partilhar a partir de uma captura de ecrã, os atalhos não aparecessem.
  • Melhora o teclado de birmanês com a possibilidade de aceder aos símbolos de pontuação a partir de números e símbolos.
  • Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.

Novidades para Watch OS 6.2 para o relógio inteligente da Apple

Relativamente ao sistema operativo para o relógio inteligente da Apple, esta nova versão passa a disponibilizar funcionalidades do ECG para utilizadores no Chile, Nova Zelândia e Turquia. Além disso, os utilizadores destes países passam a ter alertas de ritmos cardíacos irregulares.
Além disso, passa a ter compras integradas nas aplicações para Apple Watch. Foi ainda resolvido um problema que podia pausar a reprodução de música ao mudar entre Wi‑Fi e Bluetooth.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

Novidades para iPadOS 13.4

Ao nível do iPadOS 13.4, como referido, as novidades são interessantes. Agora é possível emparelhar um rato ou trackpad com o iPad e usá-lo para mover o cursor.
De relembrar que o suporte para trackpad para o iPadOS foi anunciado aquando do lançamento do iPad Pro na semana passada.

Além dos sistemas anteriores, está também disponíveis o tvOS 13.4 (para a Apple TV) e o macOS Catalina 10.15.4.
Fonte: Pplware.