18 de fev. de 2026

Apple: adoção lenta do iOS 26 está a atrasar o CarPlay nos Tesla

 Sabe-se que a Tesla estará a querer adotar o CarPlay nos seus carros. Esta ideia não é nova, mas parece demorar demasiado a tomar forma. As dúvidas acumularam-se, mas agora parece saber-se a razão para o atraso. Segundo o avançado, a adoção lenta do iOS 26 nos dispositivos da Apple atrasa o CarPlay nos Tesla.

Tesla CarPlay Apple iOS 26

De acordo com detalhes partilhados por Mark Gurman, da Bloomberg, o CarPlay continua nos planos para os veículos da Tesla. O sistema funcionará numa janela separada na interface do software da Tesla. No entanto, o principal problema seria a incompatibilidade entre o Apple Maps e o software de mapas da própria Tesla, utilizado para a condução autónoma.

Ter ambos os mapas abertos lado a lado enquanto o veículo está em modo de condução autónoma poderia confundir os condutores, mostrando direções diferentes. Para resolver esta confusão, a Tesla solicitou à Apple que fizesse algumas alterações na aplicação Mapas. A Apple concordou e lançou uma atualização específica que afetava a navegação do CarPlay com a atualização do iOS 26.

Contudo, segundo a Tesla, a velocidade com que esta correção chegou aos utilizadores foi insuficiente. No final de 2025, o baixo número de iPhones com a atualização iOS 26 levou a Tesla a abandonar os seus planos de suportar o CarPlay no final do ano. A empresa decidiu que não existiam modelos de iPhone suficientes no mercado para justificar esta grande mudança.

Tesla CarPlay Apple iOS 26

Adoção lenta estraga os planos da Apple

Os dados da App Store da Apple, divulgados recentemente, complicam ainda mais a situação. Conforme os dados, 74% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos utilizam o iOS 26, apenas 2% abaixo da taxa de adoção do iOS 18 durante o mesmo período. No entanto, a correção específica do mapa que a Tesla esperava não está incluída na versão base do iOS 26, mas sim numa atualização intermédia posterior.

Como os dados gerais da Apple não refletem com precisão quantas pessoas instalaram esta atualização intermédia, a Tesla optou por esperar. Atualmente, não existe uma data definida para o lançamento completo do suporte CarPlay por parte da Tesla.

A fabricante automóvel parece estar a adiar o recurso até ter a certeza de que a atualização necessária se disseminou suficientemente no ecossistema do iPhone. Após um processo que já se revelou bastante lento, ainda vai demorar um pouco mais de tempo até que os condutores da Tesla possam usufruir do CarPlay.

Fonte: Pplware.

Apple anuncia evento especial para 4 de março em Nova Iorque

 A Apple confirmou a realização de um evento especial para o próximo dia 4 de março, em Nova Iorque. A empresa está a classificar esta apresentação como uma “Apple Experience” e não como um evento tradicional, o que pode indicar um formato diferente do habitual.

O que poderá ser apresentado

Segundo as informações que circulam, a Apple terá uma lista considerável de equipamentos prontos a chegar ao mercado.

Entre os produtos apontados estão novos portáteis, tablets e um iPhone de gama mais acessível.

Os rumores indicam os seguintes lançamentos:

  • MacBook de baixo custo com processador A18 Pro
  • MacBook Air com chip M5
  • MacBook Pro com chips M5 Pro e M5 Max
  • Novos ecrãs para a linha Mac
  • iPhone 17e
  • iPad base com processador A18
  • iPad Air com chip M4

Evento pode marcar nova fase de lançamentos

A Apple tem vindo a preparar vários produtos em simultâneo, pelo que este evento poderá servir como ponto de partida para uma nova vaga de lançamentos ao longo da primavera.

A designação “Apple Experience” também levanta a possibilidade de demonstrações mais práticas ou de um formato diferente do tradicional keynote.

Ainda não se sabe exatamente quais os equipamentos que serão anunciados, mas tudo indica que março será um mês movimentado para o ecossistema Apple.

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 26.4 beta 1 para o iPhone. O que há de novo?

 A Apple disponibilizou a primeira versão beta do iOS 26.4 para iPhone. Apesar de se esperar que esta atualização trouxesse uma Siri melhorada, tudo indica que essas mudanças não deverão chegar já nesta fase.

Imagem iOS 26.4 beta 1

Sabe-se que a Apple fechou, em janeiro, um acordo com a Google para utilizar a tecnologia de inteligência artificial Gemini em algumas das melhorias previstas para a Siri, que a empresa tem vindo a desenvolver há cerca de dois anos.

Embora as funcionalidades prometidas sejam conhecidas há algum tempo, a autorização para recorrer ao Gemini é relativamente recente.

Apple Music com capas em ecrã inteiro para álbuns e playlists selecionadas

Nesta versão, o Apple Music apresenta um novo design para álbuns, listas de reprodução, entre outras novidades.


Galeria de wallpapers redesenhada, com categorias separadas e interface

O iOS 26.4 beta 1 chega com várias melhorias internas, destacando-se uma galeria de papéis de parede completamente redesenhada e otimizada para melhor desempenho.

O novo sistema passa a organizar os conteúdos por categorias no topo, incluindo secções como Fotografias em destaque, Fotografia aleatória, Cenários espaciais, além de opções como Meteorologia, Astronomia e Emoji, etc..., cada uma acompanhada por descrições.


As coleções podem agora ser adicionadas ou removidas conforme a preferência do utilizador, sendo possível descarregar exemplos através do botão “Obter, explorar a galeria completa ou retirar uma categoria com um simples toque.

Proteção de Dispositivos roubados ficará ativa por defeito no iOS 26.4

No início de 2024, a Apple lançou uma nova funcionalidade do iOS chamada Proteção de dispositivos roubados.

funcionalidade de prevenção de roubo era opcional para os utilizadores, já que incluía restrições adicionais que poderiam revelar-se inconvenientes para a maioria das pessoas.


Segundo o documento de suporte da Apple que explica esta funcionalidade de segurança:

Com a proteção de dispositivos roubados, algumas funcionalidades e ações têm requisitos de segurança adicionais quando o iPhone está longe de locais familiares, como a casa ou o trabalho. Estes requisitos ajudam a evitar que alguém que tenha roubado o iPhone e conheça o código faça alterações importantes na sua conta ou no dispositivo.

  • Autenticação biométrica com o Face ID ou Touch ID:algumas ações (como aceder às palavras-passe e aos cartões de crédito armazenados) exigem uma autenticação biométrica com o Face ID ou Touch ID, sem alternativa de código ou recuperação, para que apenas o utilizador possa aceder a estas funcionalidades.
  • Intervalo de segurança: algumas ações de segurança, como alterar a palavra-passe da conta Apple, também exigem que espere uma hora e, em seguida, realize uma segunda autenticação com o Face ID ou Touch ID.

Esta é, possivelmente, uma das atualizações de segurança mais importantes da versão.

Atualização surge após o iOS 26.3

O iOS 26.4 beta 1 chega depois do lançamento oficial do iOS 26.3, uma versão considerada especialmente pobre em novas funcionalidades e alterações.

Entre as novidades incluídas nesta atualização estão:

  • Uma forma mais simples de alternar entre Android e iPhone.
  • Ajustes na galeria de papéis de parede de Astronomia e Meteorologia.
  • Uma nova funcionalidade para iPhones e iPads com modems Apple C1 e C1X, que permite limitar a localização precisa através da rede celular com alguns operadores selecionados.

Além desta atualização, a Apple disponibilizou também versões beta do iPadOS 26.4, macOS 26.4, watchOS 26.4, tvOS 26.4, e visionOS 26.4.

Fonte: Pplware.