27 de mai. de 2024

iOS 18 pode trazer novas opções de personalização do ecrã inicial

 A Apple está a mexer consideravelmente no seu novo iOS 18. Este sistema operativo, com forte aposta na inteligência artificial, irá, segundo muitos indícios, trazer novidades do ecrã inicial, até aos mais profundos mecanismos.

Segundo consta, o iOS 18 permitirá aos utilizadores do iPhone alterar as cores dos ícones das aplicações no ecrã inicial. Além disso, poderão colocar os ícones onde quiserem. Algo que, alguns utilizadores sempre pediram à Apple.

Desde o início do iOS, os ícones de aplicações no ecrã inicial do iPhone se encaixaram numa grade, para o desânimo de alguns utilizadores. No entanto, a empresa de Cupertino poderá finalmente ajustar este comportamento com o iOS 18.

Principais melhorias na personalização do ecrã inicial do iPhone

Com o lançamento do iOS 14 em 2020, a Apple introduziu os widgets do ecrã principal e a biblioteca de aplicações no iPhone. Embora bem-vindos, os utilizadores do iPhone ainda não podiam colocar ícones de aplicações em qualquer lugar que desejassem ou ajustar a aparência dos próprios ícones.

Ilustração iOS 14 da Apple

Na última edição do boletim informativo Power On, Mark Gurman, da Bloomberg, afirma que a Apple reformulará o comportamento do ecrã inicial do iPhone. Segundo ele, os utilizadores poderão “mudar a cor dos ícones das aplicações e colocá-los onde quiserem. Por exemplo, pode tornar todos os seus ícones sociais azuis ou os relacionados com finanças verdes - e não terão de ser colocados na grelha padrão que existe desde o primeiro dia em 2007.”

Um relatório anterior de uma fonte diferente também previu que o iOS 18 apresentaria um ecrã inicial do iPhone mais personalizável.

iOS 18 está a preparar-se para ser uma grande atualização

O utilizador pode usar ícones personalizados no ecrã inicial do iPhone. Mas o processo é tedioso e complicado. Embora mudar a cor do ícone da aplicação não seja o mesmo que mudar a sua aparência, ainda seria uma melhoria bem-vinda.

Além disso, a implementação da Apple deve ser muito mais fácil de usar. No entanto, é pouco provável que a empresa ofereça uma opção para alterar totalmente o ícone da aplicação.

Fonte: Pplware.

Se é utilizador do iPhone, ative esta funcionalidade

 Os smartphones chegam-nos repletos de tecnologia e, aos mais desatentos, podem escapar novidades. Estando muitas delas presentes no sentido de melhorar a experiência de utilização, importa conhecê-las. Se é utilizador do iPhone, ative esta funcionalidade.

A funcionalidade não é nova, mas pode ter-lhe escapado, caso não seja daqueles utilizadores que confirma tudo o que uma nova atualização traz para o dispositivo. Esta pode ser particularmente relevante, caso os seus olhos acusem demasiado tempo de ecrã e o desconforto depois de algum scroll seja notório.

A Apple oferece, por via das Definições, a possibilidade de controlar a distância a que o utilizador está do ecrã. Desta forma, garante que não está demasiado perto, a prejudicar a saúde ocular (ainda mais, pelo menos), sendo assegurada uma distância recomendada.

Para ativar a funcionalidade Distância do ecrã, aceda às Definições > Tempo de ecrã > Distância do ecrã > Continuar > Continuar.

Após ativar a funcionalidade, os sensores do Face ID do dispositivo, iPhone ou iPad, demoram alguns minutos a ficar operacionais.

Depois disso, quando estiver com a cara demasiado perto do ecrã, o dispositivo mostrará um pop-up que interrompe o que estiver a fazer no momento, para que se afaste.

Tendo em conta a facilidade com que se encosta o telemóvel à cara, mesmo sem pensar, esta funcionalidade pode ser muito útil, especialmente para os utilizadores que querem reduzir o esforço ocular.

De ressalvar que apesar de muito útil, o recurso pode não ser ideal para os utilizadores que têm dificuldades em ver o conteúdo do ecrã e precisem de o aproximar da cara para ver melhor.

Consulte os modelos de iPhone e iPad compatíveis aqui.

Fonte: Tecmundo.

20 de mai. de 2024

Quando vai de carro enjoa ao olhar para o telefone? A Apple vai resolver isso

 Provavelmente já esteve dentro de um carro, no lugar de passageiro, a tentar focar-se no seu telefone durante uma viagem. E de repente sente um terrível enjoo que apela ao vómito. Isso tem uma razão de ser e a Apple já sabe como resolver. A empresa de Cupertino introduziu uma funcionalidade de software denominada Vehicle Motion Cues (Indicações de movimento do veículo) no iOS e iPadOS.

Imagem de nova funcionalidade de Acessibilidade Apple Vehicle Motion Cues

Mais do que Inteligência Artificial

O enjoo de movimento ocorre quando se presta atenção a algo estável - como o telemóvel ou um livro - enquanto o ambiente se move à nossa volta. (A sensibilidade a este choque sensorial também pode resultar de problemas de desenvolvimento do ouvido interno).

A forma como os sinais de movimento funcionam para resolver este problema é fantástica. Para que o seu cérebro sincronize o seu dispositivo portátil estável com o ambiente em movimento, a Apple utiliza os sensores do iPhone ou iPad para detetar os movimentos subtis do veículo em que se encontra.

Em seguida, serão apresentados pequenos pontos ao longo das margens do ecrã que se movem com o carro, sincronizando-se idealmente à medida que se move e evitando a desconexão entre a visão e a sensação. Os utilizadores poderão ativar e desativar esta funcionalidade nas definições do seu dispositivo.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:12

Apple aposta sempre forte na Acessibilidade

A Apple também introduziu várias outras atualizações de acessibilidade, com esta novidade para redução do enjoo. O seguimento ocular passa a estar disponível como método alternativo de navegação nos iPhones e iPads.

Uma funcionalidade de música háptica facilita às pessoas surdas ou com dificuldades auditivas sentirem a música que ouvem através de vibrações subtis nos dispositivos.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:25

Existem também melhores funcionalidades de controlo por voz que compreendem o discurso atípico, mais opções de acessibilidade no VisionOS e legendas em direto para vídeo na maioria dos dispositivos Apple.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:03

Estas e outras novidades vão aparecer em breve para a área de Acessibilidade e ajudar todos os utilizadores.

Fonte: Pplware.