O iMac é uma máquina icónica na oferta da Apple. É um computador com um design “tudo-em-um” que serve para os trabalhos mais leves, aos mais pesados. Contudo, o seu aspeto deverá mudar novamente, ser atualizado para linhas modernas. Assim, após 8 anos de serviço bom e leal, o iMac finalmente sofrerá uma grande mudança.
Segundo um mais recente rumor, este computador desktop da Apple deve perder as bordas negras e ficar mais ao estilo “da escola quadrada”.
Preâmbulo da história de vida do iMac
Se pretende comprar um iMac deverá esperar. Para uns, o esperar poderá significar apostar num iMac com novo design, para outros o esperar poderá significar uma poupança no preço de compra de uma versão corrente desta máquina, sem ser a nova.
Segundo reza a história, o iMac é um modelo de computadores Macintosh projetado e construído pela Apple. Este equipamento foi lançado no dia 7 de maio de 1998. O seu diferencial face ao que o mercado apresentava baseava-se num design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
21 anos de um computador icónico da Apple
Fazendo uma resenha histórica, rápida, dos lançamentos desta máquina, podemos começar pelo princípio. Tal como vimos no vídeo anterior, a apresentação da primeira máquina iMac foi no dia 15 de agosto de 1998. Ainda na era dos PowerPC G3.
Sai a 7 de janeiro de 2002 uma nova versão, mas agora equipada com o processador PowerPC G4. Dois anos depois, no dia 31 de agosto de 2004, a Apple apresentou o último iMac com PowerPC, agora com o G5.
No dia 10 de janeiro de 2006, a Apple lança o primeiro iMac com tecnologia Intel. No ano seguinte, a 7 de agosto, a empresa de Cupertino dá um toque mais elegante e lança esta máquina em alumínio. O salto no ano seguinte foi o chamado unibody, criou um grande impacto na apresentação feita no dia 20 de outubro de 2009.
No ano de 2012, a Apple apresentou no dia 30 de novembro um modelo muito parecido, mas com novidades de hardware e um corpo mais fino (slim unibody). A aposta aumentou de nível quando em outubro de 2014 apareceu algo ainda mais arrojado, um slim unibody com erã Retina 5K. Posteriormente, o salto foi mais ao nível do coração da máquina e nasceu no dia 14 de dezembro de 2017 o iMac Pro.
Bom, de lá até cá, pouco mudou em termos de design que marcasse um salto considerável, apesar da máquina ser sempre atualizada com o que de melhor existia de hardware. Ao longo dos 21 anos, as máquinas passaram do Mac OS 8, Mac OS X até ao atual macOS Catalina.
Novo design, integração do chip T2 e GPUs AMD Navi
A empresa de Cupertino fez várias alterações no seu hardware de topo. Basta ver que mudou o aspeto do único ecrã que comercializa. Reina agora a linha quadrada, margens finas e tons diversificados no alumínio.
Assim, para o seu novo iMac, a Apple deve se aproximar do que já existe no Pro Display XDR. A espessura dos 5mm já não é novidade, espera-se algo mais. O tamanho de 27 polegadas está batido, pode aparecer uma nova medida para o catálogo!
Segundo um “leaker” que atende ao mundo Apple, a empresa irá revelar dia 22 de junho, em plena WWDC 2020 um novo, rejuvenecido iMac.
Conforme referiu via Twitter, as mudanças não serão apenas externas, mas também internas. Espera-se que a Apple inclua novas GPUs Navi da AMD e descontinue os discos rígidos mecânicos. O iMac 2020 também deve integrar o coprocessador T2. As velocidades de leitura / gravação serão mais rápidas e a segurança melhorada.
New iMac incoming at WWDC. iPad Pro design language, with Pro Display like bezels. T2 chip, AMD Navi GPU, and no more fusion drive
218 pessoas estão falando sobre isso
Portanto, numa conferência dedicada aos developers e ao software, este ano em moldes diferentes, a cereja em cima do bolo será este iMac e o primeiro MacBook com processador ARM?
Fonte: Pplware.