O SoC M1 da Apple veio mudar completamente o mercado dos computadores. É hoje a solução que todos tentam seguir para melhorar os seus equipamentos e o que estes oferecem aos utilizadores.
Esta solução da Apple tem estado a ser avaliada de forma intensiva pelos investigadores de segurança, pela sua juventude. Pois, uma nova falha de segurança foi descoberta, mas a grande questão é mesmo se esta é assim tão má e perigosa.
Um novo problema no SoC M1 da Apple
Nas muitas análises de segurança que estão a ser realizadas no novo SoC M1 da Apple, surgiu um novo problema. Foi o investigador de segurança Hector Martin que após avaliar o que esta proposta oferece, detetou a falha agora descoberta.
Do que descreve este investigador, o novo processador da Apple permite que duas aplicações troquem informação de forma não controlada e fora dos canais normais. Isto significa que podem fazer esta troca sem recorrer a ficheiros, memória, sockets ou outros recursos.
Do que Hector Martin revela, a falha que foi descoberta não é simples de resolver, necessitando que o SoC M1 visse o seu desenho revisto. Isto obrigava depois a que fosse lançada uma nova e revista versão do processador da Apple.
Uma falha real e a ser explorada?
A grande questão agora é perceber qual o verdadeiro impacto desta falha do desenho do SoC M1 nos sistemas da Apple. O que o investigador de segurança refere é que este não deverá ser algo preocupante, pelo menos por agora.
O risco de duas apps partilharem os seus dados é extremamente reduzida e o roubar de dados também parece fora de contexto. Como não pode ser invocado pelo JavaScript, deixa de fora outros vetores de ataque.
Resta a Apple manifestar-se sobre este problema e descansar os utilizadores, afastando de vez todos os problemas. Provavelmente desaparecerá na próxima versão do SoC M1, para assim ficar completamente imune e longe de todas as falhas de segurança.
Fonte: Pplware.