5 de mai. de 2021

Consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple

 A Apple criou uma forma de proteger a privacidade dos seus utilizadores das aplicações móveis. Chama-se App Tracking Transparency e coloca na mão do próprio consumidor a possibilidade de permitir ou reprovar que uma aplicação faça o seguimento dos seus passos. Estas informações recolhidas pelas apps têm como objetivo a venda dos dados a empresas de publicidade, com gigantes como a Google ou Facebook a faturar milhões. Os consumidores parecem estar a gostar desta medida da Apple.

iOS 14.5/iPad 14.5 está já nos iPhones e iPads e, segundo os dados da Axway, os consumidores estão a demostrar apoio à decisão da empresa californiana. O impacto nas contas dos gigantes da publicidade poderá ser significativo. Mas o braço de ferro continua.

Imagem do Facebook App Tracking Transparency da Apple

App Tracking Transparency da Apple abriu um novo caminho

Uma nova análise relacionada com os consumidores da Axway (uma plataforma global de gestão de APIs) revelou que as pessoas apoiam o maior controlo que dispõem agora sobre quem vê os seus dados pessoais. A análise teve como alvo o mercado gigante americano.

Segundo as informações, 74% dos americanos acham que a Apple (e outros) deveria impedir que os anunciantes monitorizem a sua atividade e preferências em diferentes aplicações se os anunciantes não obtiverem a sua permissão para o fazer. Por consequência, os consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple.

Os principais pontos da análise da Axway incluem:

  • 76% dos inquiridos disseram que as aplicações móveis devem informar quando e como estão seguir a nossa atividade e preferências em diferentes apps e sites;
  • 80% acham que as aplicações móveis deveriam ter a nossa permissão para fazê-lo;
  • 39% dariam autorização para as apps móveis e anunciantes seguirem as suas atividades e preferências em diferentes aplicações e sites;
  • Se as apps móveis e os anunciantes concordassem em permitir que os utilizadores optassem por sair a qualquer momento, mais de metade (52%) permitiria o seguimento de atividades e preferências em diferentes aplicações e sites.

 

Publicidade está agora com regras no iOS

Conforme referem os responsáveis da Axway, a Apple foi dura com este mercado, mas não foi desajustada.

A decisão da Apple é perturbadora, sim, mas também podemos considerá-la como o forçar para existirem boas decisões sobre a comunicação de dados do utilizador. E isso é bom para construir confiança, cria uma experiência mais positiva aos consumidores. A confiança pode ser aqui a sua vantagem competitiva, porque aqueles que já têm um bom nível de confiança com os seus clientes podem ser menos perturbados nos próximos meses.

Afirmou Shawn Ryan, vice-presidente de Visão e Estratégia da Axway.

Estes resultados foram produzidos pela Axway que levou a cabo o seu estudo entre 1.017 adultos dos EUA entre os dias 17 e 19 de abril de 2021. As respostas da investigação foram nacionalmente representativas da população dos EUA por idade, sexo, região e etnia. Portanto, nos próximos tempos vamos perceber, ao nível global, qual o impacto desta tecnologia no âmbito da publicidade online, dedicada às aplicações móveis.


Fonte: Pplware.