A Apple mantém a App Store como o único canal de distribuição de aplicativos para iPhone. Contudo, a Gigante de Cupertino estaria disposta a dar liberdade para que os usuários façam download de softwares de diferentes fontes.
Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a big tech planeja oferecer o recurso de sideloading a partir do iOS 17. Para os leigos, a prática consiste em baixar apps de fontes externas da loja oficial.
Gurman cita que o sistema operacional do iPhone está passando por reformulação. Então, essa mudança seria uma forma da Apple se adaptar à Lei do Mercado Digital da União Europeia.
A partir de 2024, a regulamentação exigirá que as big techs permitam lojas de apps alternativas em suas plataformas. Com isso, os usuários e desenvolvedores seriam beneficiados com maior opção de fontes de downloads.
No entanto, não está claro se a Apple realmente planeja permitir a prática de sideload com o iOS 17 ou se a empresa está apenas fazendo “ajustes do nível operacional”. No caso da última opção, o recurso poderia ser disponibilizado em algum momento no futuro.
Para mais, vale lembrar que os executivos da Maçã sempre foram contra o download de apps de fontes alternativas. O CEO Tim Cook, por exemplo, cita que isso seria prejudicial para a privacidade e segurança dos usuários.
Anúncio durante a WWDC 2023
Conforme Gurman, as novidades relacionadas ao iOS 17, como a possibilidade de sideload, devem ser revelados durante o Worldwide Developer Conference (WWDC). O tradicional evento para desenvolvedores ocorre entre os dias 5 e 9 de junho de 2023.
A conferência ainda deve ter atualizações sobre o macOS, o watchOS e outros sistemas operacionais da big tech. Bem como, há rumores de que a empresa possa anunciar o primeiro headset de realidade mista durante as apresentações.
Fonte: Tecmundo.