A Apple estaria desenvolvendo chips para acelerar o processamento de inteligência artificial (IA) em servidores, apurou o Wall Street Journal nesta terça-feira (7). O novo hardware seria utilizado em data centers e, segundo a reportagem, está em desenvolvimento há vários anos.
Chamada "Project ACDC (Apple Chips in Data Center)", a nova plataforma é preparada em colaboração com a TSMC, tanto em design quanto na linha de produção, apontam pessoas familiarizadas com o assunto. A parceria perdura há alguns anos, mas não está claro se o projeto gerou resultados positivos.
De acordo com o WSJ, o foco desses novos chips seria o processamento de atividades de IA — similar aos fabricados pela Nvidia, que alimentam vários servidores do segmento. Caso o rumor seja verdadeiro, a companhia disputaria diretamente com a fabricante de GPUs.
Contudo, é impossível prever a finalidade desses chips da Apple para IA. É possível que o novo hardware seja voltado para alimentar servidores da própria empresa, estruturando os recursos com inteligência artificial previstos para o ecossistema da Maçã.
Obviamente, também há a possibilidade de a empresa querer aproveitar a alta demanda por hardware voltado para IA para adentrar no setor, aproveitando sua expertise no design de chips.
Apple entrou de cabeça em IA
Fato é que a Apple está bem interessada em inteligência artificial — e, aparentemente, não só para o consumidor final. Existe um potencial de lucratividade bem grande ao investir em hardware para data centers, uma vez que essa tecnologia se mostra cada vez mais necessária para alimentar modelos modernos.
Em fevereiro, o CEO da Apple, Tim Cook, mencionou que a companhia estava "investindo significativamente" na tecnologia relacionada a IA e anúncios importantes aconteceriam ao longo do ano.
Os frutos desse investimento ainda não foram revelados, mas não deve faltar muito tempo. A WWDC 2024 já tem data para acontecer e o evento deve servir para apresentar as novidades relacionadas a software, principalmente o iOS 18, previsto para ser uma das maiores atualizações do iPhone.
Fonte: Tecmundo.