A Apple já trabalha no desenvolvimento do iOS 14. Apesar de cada vez trazer mais funcionalidades, o sistema operativo do iPhone tem conseguido, desde o iOS 12, uma estabilidade e performance que se estende aos dispositivos mais antigos. Nesse sentido, aparecem agora rumores que referem que o iOS 14 continuará esse suporte, ao ponto de suportar os mesmos dispositivos do iOS 13.
Esta é uma boa notícia para quem tem, por exemplo, o iPhone SE, lançado em março de 2016.
iOS 14 suportará mais equipamentos
Nos últimos anos tem-se falado bastante naquilo que se chama de obsolescência programada. Trocando esta terminologia por outras palavras, a obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao aparecimento de um produto tecnologicamente mais avançado.
Desde o iOS 12 que a Apple tem dotado os dispositivos mais antigos com melhor desempenho. Então, ao que parece, este esforço é para continuar.
iOS 14 será apresentado na WWDC
A empresa de Cupertino deverá revelar o iOS 14 e o iPadOS 14 na WWDC em junho. Apesar de ainda estarmos a vários meses desse lançamento, corre já um rumor, lançado no site francês iPhonesoft, que aponta haver novidades no novo iOS 14 dedicadas aos dispositivos antigos.
Conforme sugerem, o lançamento deste ano do iOS suportará todos os mesmos dispositivos que o iOS 13 fez no ano passado, mas o iPadOS vai fazer alguns cortes.
Segundo o rumor, o iOS 14 continuará a suportar o iPhone SE, bem como o iPhone 6s. Todos os outros dispositivos introduzidos desde então também serão suportados.
Os dispositivos iOS 14:
- iPhone 11 Pro;
- iPhone 11 Pro Max;
- iPhone 11;
- iPhone XS;
- iPhone XS Max;
- iPhone XR;
- iPhone X;
- iPhone 8;
- iPhone 8 Plus;
- iPhone 7;
- iPhone 7 Plus;
- iPhone 6s;
- iPhone 6s Plus;
- iPhone SE;
- iPod touch (7ª geração).
Naturalmente, o iOS 14 também irá suportar todos os iPhones 2020, incluindo o rumor do novo “low cost” iPhone SE 2/iPhone 9, bem como a linha iPhone 12.
Este rumor vem depois de outros, num passado recente, terem sugerido que a empresa, no iOS 14, deixaria de suportar o iPhone SE e iPhone 6. Assim, parece haver um hipotético avanço nos rumores que para já incluem o SE.
E os iPads?
Quanto à linha do iPad, os rumores de hoje dizem que a Apple vai abandonar o suporte para o iPad mini 4, originalmente introduzido em setembro de 2015, e para o iPad Air 2, introduzido em outubro de 2014. Portanto, em comum, estes dispositivos têm os chips A8 e A8X.
Os iPad com iPadOS 14:
- iPad Pro de 12,9 polegadas;
- iPad Pro de 11 polegadas;
- iPad Pro de 10,5 polegadas;
- iPad Pro de 9,7 polegadas;
- iPad (7ª geração);
- iPad (6ª geração);
- iPad (5ª geração);
- iPad mini (5ª geração);
- iPad Air (3ª geração).
A verdade dos factos e os factos da verdade
Apesar de já haver movimentações na casa mãe, obviamente temos de tratar este rumor com algum ceticismo. Isto porque, a esta altura, o mesmo site referiu que o iOS 13 iria deixar cair o suporte ao iPhone SE, o que afinal não se veio a confirmar. No entanto, na mesma altura este site previu com precisão que o iPhone 5s e o iPhone 6 seriam deixados no iOS 12.
Assim, e bem vistas as coisas, a Apple tem um incentivo para manter o maior número possível de dispositivos iPhone e iPad na última versão do iOS 14.
Referimos as questões de segurança e acesso às últimas funcionalidades de serviços por subscrição como a Apple TV+ e o Apple Arcade. Isso, é claro, também faz parte do raciocínio por trás do próximo iPhone SE 2/iPhone 9.
Fonte: Pplware.