Assim como acontece nos iPhones, a Apple quer assumir a fabricação de mais componentes dos Macs, e a chegada de computadores e notebooks com um processador próprio da marca pode não estar distante. Segundo fontes da agência Bloomberg, o primeiro computador com logo da Maçã trazendo um chip feito pela marca pode ser lançado em 2021.
De acordo com a publicação, a Apple está trabalhando em diferentes designs de chip para Mac. O primeiro lançamento seria um modelo ARM de 5 nanômetros com 12 núcleos baseado no ainda não lançado Apple A14 Bionic. Segundo a Bloomberg, oito das unidades seriam focadas em desempenho, enquanto as outras quatro miram na eficiência.
Projeto Kalamata
Apesar da aposta alta, o primeiro dispositivo Mac com chip ARM deve ser um modelo de entrada, de acordo com a Bloomberg. Com isso em mente, talvez a Apple traga seu próprio chip ao mercado para brigar inicialmente com notebooks e computadores com processador Snapdragon e modelos da linha Intel Core i3.
Além de tomar o controle da fabricação, o desenvolvimento de um processador próprio também seria parte de um plano maior da Apple chamado "Kalamata". A iniciativa teria como objetivo unificar a arquitetura dos chips utilizados em computadores e celulares, garantindo mais controle não apenas na parte de hardware, mas também de software.
Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e não deu detalhes sobre os futuros computadores e notebooks da linha Mac.
Fonte: Tecmundo.