A Apple atualizou os dados de atualização do sistema operacional móvel dos iPhones, comprovando a aderência dos usuários ao iOS 15.
De acordo com a companhia, a mais nova versão da plataforma já está instalada em 72% dos iPhones que foram apresentados nos últimos quatro anos. Já 26% dos dispositivos continuam no iOS 14, com apenas 2% ainda insistindo em uma versão anterior.
Levando em conta todos os smartphones da Apple em circulação e ativos, o número vai para 63% dos modelos com iOS 15 e 30% com o iOS 14.
O sistema foi liberado em setembro de 2021, com o lançamento da linha iPhone 13, e traz novidades como uma atualização no navegador Safari, o Modo Foco e a expansão do FaceTime para outros aparelhos.
A adoção do iOS 15 foi menos acelerada que o normal: 48 horas após o lançamento, apenas 8,59% dos usuários do iPhone haviam atualizado o sistema. Além disso, vários bugs foram descobertos nas primeiras versões, assim como falhas de segurança que só foram sanadas a partir de atualizações como a 15.2.1.
iPadOS
Em termos do iPadOS, que é a versão otimizada para tablets, a porcentagem é um pouco menor. Dos modelos dos últimos quatro anos, 57% estão totalmente atualizados e 39% estão com o iPadOS 14.
Quando a pesquisa é expandida para todos os modelos, a média fica bem menor que a do iOS: são 49% dos dispositivos no iPadOS 15, com 37% na versão anterior e os 14% restantes em plataformas mais antigas e já não suportadas.