O WhatsApp está fora do ar em um problema que parece afetar o mundo inteiro no início da manhã desta terça-feira (25). No aplicativo para smartphones, usuários se depararam com uma mensagem de que o aplicativo está "conectando", enquanto no WhatsApp Web a mensagem exibida é de que o computador está sem conexão.
Em testes realizados pelo TecMundo, a falha de funcionamento impede que os usuários do WhatsApp, além de se conectarem ao aplicativo ou enviar e receber mensagens, possam fazer qualquer tipo de alteração ou ajuste no aplicativo. A Meta já reconheceu que há um problema e prometeu uma correção.
No Downdetector, ferramenta de monitoramento da atividade de serviços online, as primeiras reclamações sobre a queda do WhatsApp foram registradas por volta das 3:50 da madrugada (horário de Brasília). As buscas por termos como "WhatsApp fora do ar" também se intensificam na ferramenta Google Trends.
O WABetaInfo, site que monitora as alterações do WhatsApp, informa que o problema em questão está relacionado ao servidor do aplicativo e que é preciso uma correção remota por parte da Meta.
Um dos aplicativos mais utilizados do mundo todo, com cerca de dois bilhões de usuários, o WhatsApp é o principal mensageiro do Brasil, sendo mais popular até mesmo do que Instagram e Facebook.
Meta confirma problemas com WhatsApp
Em nota ao The Verge, o porta-voz Joshua Breckman, da Meta, confirmou que o aplicativo de mensagens passa por um problema no começo do dia de hoje. "Nós estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível", disse, sem dar detalhes sobre a queda do aplicativo.
Nas redes sociais, entretanto, usuários que amanheceram sem o serviço no ar já acumulam mensagens e reclamações. No Twitter, o termo "WhatsApp" é o mais comentado com mais de 770 mil tweets na manhã de hoje, enquanto o "Telegram" vem ganhando notoriedade.
Já voltou a funcionar
Após cerca de duas horas fora do ar, o WhatsApp voltou a funcionar. Em nota, a empresa confirmou que restabeleceu o serviço, mas ainda não revelou qual problema em questão pode ter afetado o seu funcionamento.
“Estamos cientes de que algumas pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje. Corrigimos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz o WhatsApp.
*Esta matéria foi atualizada em 25/10/2022, às 08:20, com nota oficial do WhatsApp confirmando que o serviço havia voltado a funcionar.