A Apple anunciou de surpresa hoje (18) a 2ª geração do HomePod, o smart speaker da marca. A nova versão do produto tem design renovado com tecido de malha transparente, suporte para Áudio Espacial, notificações de alarme de fumaça ou monóxido de carbono, verificação da temperatura e umidade do ambiente e mais. Outro grande destaque é o suporte ao padrão Matter.
A novidade já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos a partir de US$ 299 (cerca de R$ 1,5 mil na cotação atual) com disponibilidade para entrega a partir de 3 de fevereiro. A Apple não informou se o device chegará ao Brasil, o que parece improvável neste momento, já que a 1ª geração do alto-falante também não foi lançada oficialmente por aqui (nem o HomePod mini).
O HomePod 2ª geração promete oferecer uma qualidade de áudio com graves fortes e altas frequências sonoras. O eletrônico tem equalização de graves de 20 mm e vem equipado com chip S7, que combinado ao software oferece uma “experiência de áudio inovadora”, segundo a marca.
O novo HomePod tem detecção de ambiente e por isso consegue reconhecer os reflexos de som nas superfícies próximas. Ele usa a ferramenta para detectar se o som está contra uma parede, por exemplo, e consegue adaptar a sonoridade com controle direcional.
Ao todo, são mais de 100 milhões de canções do Apple Music que podem ser ouvidas utilizando o Áudio Espacial. Também há a possibilidade de conectar em um home theater com Apple TV 4K e utilizar a Siri para perguntar sobre conhecimentos musicais e pesquisar sobre artistas, letras, novas músicas e mais.
Casa inteligente
De acordo com a Apple, o novo HomePod foi pensado para ser um dispositivo que automatiza as casas dos usuários. Além de integração com dispositivos como iPhone (o que permite o atendimento de chamadas, por exemplo), o smart speaker reconhece vozes de pessoas da casa para tocar playlists pessoais de cada uma e até definir eventos de calendários individuais.
Por causa do reconhecimento de som, ele consegue detectar alarmes de fumaça e monóxido de carbono e enviar uma notificação diretamente ao celular do usuário. O novo sensor de temperatura e umidade consegue observar os ambientes internos para que os usuários possam criar automações para fechar as persianas ou ligar o ventilador automaticamente.
O alto-falante inteligente também serve como um hub de dispositivos inteligentes, já que utiliza o padrão Matter, e ativa outros devices a partir de configurações específicas. É possível configurar ativações como “Bom dia” para que ele ligue vários outros acessórios ao mesmo tempo, por exemplo.
O HomePod 2ª geração estará disponível nas cores branco e meia-noite, que é uma nova cor feita com tecido de malha 100% reciclada, com um cabo de alimentação trançado da mesma cor.
Fonte: Tecmundo.