12 de fev. de 2026

Apple está novamente atrasada no desenvolvimento da nova Siri com IA

 A Apple apresentou a sua versão da Siri com IA em junho de 2024, e ainda não está disponível. Com os modelos da Google a contribuir para a solução, havia a esperança de que algumas das funcionalidades prometidas pela fabricante fossem incluídas no iOS 26.4. Infelizmente, isso parece impossível, porque há mais um atraso.

Apple Siri IA atrasada

Apple está novamente atrasada

A nova Siri está a demorar uma eternidade a chegar. Após a crise interna que abalou a estrutura organizacional da Apple devido ao atraso na nova versão da assistente, a empresa resignou-se a assinar um acordo com a Google para utilizar os modelos de IA do Gemini. A expectativa era que várias das funcionalidades anunciadas durante a WWDC 2024 aparecessem no iOS 26.4 .

Muitos aguardavam pela primeira versão beta do iOS 26.4, que era esperada para breve, agora que a do iOS 26.3 está disponível. No entanto, parece que teremos de aceitar a situação. Mark Gurman anunciou que a Apple encontrou problemas de última hora com a Siri melhorada por IA. Assim, espera-se um atraso nas funcionalidades planeadas para o iOS 26.4, algumas podem ser adiados para o iOS 26.5 ou mesmo para o iOS 27.

O analista refere que uma das características mais poderosas originalmente planeadas para o iOS 26.4 pode causar um atraso. Esta funcionalidade permite o acesso aos dados pessoais do utilizador, o que possibilitaria, por exemplo, pedir à Siri para encontrar um podcast que um amigo partilhou na app Mensagens no mês passado. A assistente analisaria as mensagens, identificaria o link e iniciaria a reprodução.

Apple Siri IA atrasada

Nova Siri com IA ainda vai demorar

Outra funcionalidade importante que pode exigir mais trabalho é o suporte a Application Intents, que permitem o controlo avançado das aplicações sem a necessidade de as iniciar. Isto seria útil para um pedido como: “Encontre a última fotografia que tirei, melhore-a e envie-a para a minha irmã”. Gurman descreve ainda duas funcionalidades nunca anunciadas pela Apple. Uma pesquisa na web que resume informação ao estilo do Perplexity e uma ferramenta de geração de imagens integrada na Siri.

Estas funcionalidades podem aparecer no iOS 26.5 ou posterior. Entre os problemas observados internamente: a Siri nem sempre processa os pedidos corretamente, demora muito tempo a responder ou interrompe o utilizador quando este fala demasiado rápido… O assistente também pode passar a utilizar o ChatGPT em vez da sua própria tecnologia proprietária.

Segundo os relatos, as versões alfa do iOS 26.5 incluem uma configuração que permite aos funcionários que testam a funcionalidade ativar uma pré-visualização das novas funcionalidades da Siri. A versão pública pode manter esta opção, que serviria para alertar os utilizadores de que estas funcionalidades ainda não estão totalmente desenvolvidas. O iOS 26.4 pode, portanto, ser apenas um pequeno passo no longo caminho de recuperação para esta nova Siri, que se está a revelar decididamente difícil de lançar.

Fonte: Pplware.