Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia, o streaming de jogos parece estar agora a receber um novo fôlego com os projetos da Microsoft e da Google. Estes querem fazer uso dos dispositivos móveis como pontos de acesso a estas plataformas.
A Microsoft é a mais recente concorrente a chegar a esta arena, tendo apresentado há dias o Project xCloud. Se a sua presença no Android é já uma certeza, o mesmo não acontece no iOS. Agora sabe-se porquê e a gigante do software acusa a Apple de ser a culpada.
O princípio do Project xCloud é simples e igual a vários outros já existentes, como o Google Stadia. O acesso aos jogos é feito por um dispositivo móvel e todo o processamento é feito na Cloud. Depende apenas de uma boa ligação de rede para não haver problemas.
Quando apresentou o Project xCloud, a Microsoft falou inicialmente da sua presença no iOS, mas depressa acabou por abandonar essa vertente do seu projeto, sem uma razão conhecida e apresentada.
A Apple veio agora a público revelar mais informações e revelou as possíveis causas para que a Microsoft tenha optado por não o ter no iPhone. Segundo a criadora do iPhone, estes violam as regas da sua loja e que todos os jogos que estão na sua loja devem ser avaliados. Também mostrou que não aceita serviços como o Game Pass.
Ao saber destas declarações a Microsoft apressou-se a reagir e a acusar a Apple de querer bloquear os serviços de streaming de jogos. Acusa ainda de tratar o seu Project xCloud de forma diferente de outras apps.
O tratamento dado a esta solução da Microsoft pela Apple é similar ao que aconteceu ao Stadia da Google. No entanto, a Steam consegue ter um serviço destes na App Store.
Para além disso, serviços como o Netflix ou a Hulu, dão acessos a conteúdos que a Apple não revê e que não controla. Há ainda a questão da Apple querer avaliar os jogos que são já verificados por entidades como a ESRB ou a PEGI, que já os avaliam.
Fonte: Pplware.