Quando se fala em SSH, mais concretamente em clientes de SSH, o nome mais sonante é sem dúvida o Putty. O Putty é provavelmente uma das ferramentas mais usadas para a gestão remota dos servidores Linux espalhados pela Internet e pelos centros de dados espalhados pelo mundo.
Hoje a nossa sugestão vai para o Termius, um Cliente SSH multiplataforma.
Quem usa sistemas Linux, como o Ubuntu, CentOS, Debian, entre outros, sabe que é muito fácil aceder remotamente a outra máquina. Um dos protocolos mais conhecidos e mais usados é o SSH.
Este protocolo é extremamente versátil e um servidor com suporte para o SSH, como é o caso do OpenSSH, pode-se instalar e configurar rapidamente. Um dos clientes mais usados no Windows para acesso a um serviço de SSH é o Putty. Para outros sistemas operativos a nossa sugestão vai para o Termius.
Termius: O cliente SSH que funciona no Desktop e Mobile
O Termius é um cliente SSH multiplataforma. Esta ferramenta oferece uma bem organizada interface e um conjunto de funcionalidades importantes para toda a gestão. Por exemplo, além do registo de hosts, o Termius permite organizar hosts em grupos. Os grupos permitem que partilhe configurações, embora cada host possa ter as suas próprias configurações.
Esses dados, juntamente com o histórico de ligação, são sincronizados com segurança em todos os seus dispositivos (seja mobile, seja desktop). A Termius usa criptografia de ponta a ponta para garantir que os dados permaneçam seguros e protegidos.
Principais características do Termius
- Autocomplete
- Snippets
- Touch Terminal no Android e iOS
- Suporte para SFTP
Para utilizadores que usam o acesso remoto de forma ocasional, o Termius é gratuito. Se não for esse o caso, vejam aqui qual o pacote que podem adquirir.
Fonte: Pplware.