A partir desta segunda-feira (24), usuários do iPhone já poderão baixar o iOS 16.1. O lançamento, anunciado pela Apple na última semana, corrige bugs da atualização e traz também novos recursos aos smartphones da empresa.
Entre as novidades, o iOS 16.1 traz ferramentas como a Atividades ao Vivo, que mostra apps de terceiros na tela de bloqueio e suas respectivas atividades — como a distância de um Uber, por exemplo. A atualização também traz a Fototeca Compartilhada do iCloud, novas funções de acessibilidade para o Dynamic Island (no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max) e outros.
Também nesta segunda-feira, a Apple lançou o Fitness+ para o Brasil e outras regiões sem a necessidade de utilizar um Apple Watch. A ideia é, também, abranger usuários do smartphone que não possuem um relógio inteligente da marca. A assinatura mensal do serviço de exercícios físicos custa R$ 29,90.
O iOS 16 é compatível com modelos a partir do iPhone SE de 2ª geração e a partir do iPhone 8. Uma das novas ferramentas que a Apple traz, está de volta a exibição da porcentagem de bateria na própria barra de status ao lado do "notch" em modelos recentes.
Além do novo iOS 16.1, usuários do iPad também poderão baixar o iPadOS 16 a partir de hoje. A Apple também iniciou o lançamento público do macOS (13) Ventura, do watchOS 9.1 e do tvOS 16.1.
Como baixar o iOS 16.1
O download do novo iOS 16.1 já está disponível para usuários globalmente. O iPhone deverá exibir uma notificação informando sobre a atualização, mas caso ela não apareça, também é possível baixá-la diretamente do celular:
1. Abra o aplicativo "Ajustes" no iPhone;
2. Toque na opção "Geral";
3. Selecione "Atualização de Software" e aguarde a busca finalizar;