Com mais um trimestre passado debaixo da pandemia, os mercados refletem os danos causados pelo novo coronavírus. Segundo os dados da Counterpoint Research aprestados ontem, os efeitos que a COVID-19 teve nas vendas de smartphones dão conta de uma queda nas vendas de smartphones nos Estados Unidos de 25%, em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 2020. Contudo, o iPhone SE representou um “ponto positivo” para o mercado.
Não houve vencedores, houve sim marcas que perderam mais que outras, mas o cenário não é favorável a nenhuma. A Apple continua a piscar o olho aos utilizadores Android.
Já se percebeu que o mundo não está melhor, que os mercados não estão a recuperar e que as economias não vão sarar as feridas tão cedo. As análises começam a mostrar a realidade dos factos e as percentagens começam a ficar a negritos nos relatórios das empresas.
Reportando o assunto ao mercado de vendas de smartphones dos Estados Unidos, a Samsung foi menos afetada com esta crise. A empresa sul-coreana viu o volume de vendas por distribuidores diminuir 10% no segundo trimestre. No segundo lugar aparece a Alcatel, que registou uma queda de 11%.
Conforme os dados da empresa de análise de mercado, os volumes de vendas da Apple caíram 23% em relação ao ano anterior. Pior ficou a LG que caiu 35%, seguida pela OnePlus, com uma queda de 60%, a Motorola, com 62% e a ZTE, que caiu 68%.
De acordo com o diretor da Counterpoint Research na América do Norte, Jeff Fieldhack, o desempenho da Apple durante o segundo trimestre de 2020 foi significativamente ajudado pelo novo iPhone SE. As informações dizem que o dispositivo mais barato da Apple está a vender acima das expectativas. Também é apontado que este não deve canibalizar as vendas do iPhone 12 neste outono.
Os volumes da Apple cresceram no trimestre e foram especialmente ajudados pelos volumes do iPhone SE. O dispositivo obteve sucesso e vendeu acima das expectativas nos canais pós-pago e pré-pago. Desde o lançamento do iPhone SE, as lojas de operadoras e o retalho nacional foram reabertos. Alguns canais lançaram grandes promoções para atrair compradores de volta às lojas.Os compradores do iPhone SE são mais pragmáticos em relação ao preço, menos preocupados com o 5G, e o ecrã menor não é considerado um obstáculo.
Utilizadores que querem deixar o Android gostam do iPhone SE
O analista também explicou que o iPhone SE tem sido especialmente atraente para os utilizadores que querem abandonar o Android. Segundo ele, são mais de 26% dos compradores vindos do Android:
Mais de 30% dos compradores do iPhone SE vieram do uso de um dispositivo iPhone 6S ou mais antigo – dispositivos com quatro anos ou mais. Mais de 26% dos utilizadores do iPhone SE passaram de um dispositivo Android para iOS.
A Counterpoint estima que as vendas de smartphones de maio até o final de junho aumentaram semana a semana, enquanto as vendas de junho de 2020 foram mais fortes que as de junho de 2019. Isso poderá indicar que o mercado de smartphones começa a abrandar a queda, pelo menos nos EUA, que é um dos maiores mercados do mundo. Espera-se que os lançamentos agendados para o outono também venham ajudar substancialmente.
Fonte: Pplware.