A União Europeia aprovou a utilização do USB-C como interface padrão e isso irá ter impacto na Apple e no iPhone. Esta é uma mudança importante para os consumidores e para os seus equipamentos no futuro.
Depois deste momento único, a União Europeia veio agora revelar mais informações e colocou uma data marcada no calendário até à qual a mudança terá que acontecer.
Foi em outubro que os legisladores europeus aprovaram a diretiva que veio marcar um momento importante. A obrigatoriedade de usar a interface USB-C nos dispositivos eletrónicos foi tornada real e esta teria de ser respeitada por todos os fabricantes, incluindo a Apple.
Apesar de ter sido aprovada, faltava saber o momento certo da sua entrada em funcionamento. Tudo apontava para que fosse durante 2024, mas sem qualquer certeza ou confirmação. A data definitiva foi agora revelada e publicada para se tornar efetiva.
Assim, esta nova lei entrará em vigor no dia 27 de dezembro de 2022, tendo 2 anos para que seja adotada por todos os fabricantes. Isso significa que até ao dia 28 de dezembro de 2024 a Apple e os restantes fabricantes devem adotar esta interface como o seu padrão.
A Apple já afirmou que irá trazer o USB-C para os seus dispositivos, e os rumores apontam para o próximo iPhone (pelo menos na Europa) possa já vir com esta norma, ainda que, dadas as dependências do iOS, tal possa não vir ainda a acontecer. Contudo, para o futuro, há vozes que dizem que a fabricante irá implementar um sistema de carregamento sem fios, que fica fora da jurisdição desta nova lei.
Dado que se aplica também a tablets, a Apple não tem aqui um problema. O seu iPad já adotou o USB-C como a interface de carregamento e comunicação, estando assim preparado para a mudança que será obrigatória.
Será interessante ver como a Apple e tantos outros fabricantes irão reagir a esta medida.
Fonte: Pplware