Para cada serviço, uma impressora. Possivelmente você já passou pela dúvida na hora de escolher o aparelho ideal e se perguntou "qual a melhor impressora?". Mas o que nem sempre as pessoas se atentam é que mais do que escolher a melhor impressora, é preciso escolher o modelo ideal para o seu perfil de uso.
Pensando nisso, confira dicas que vão servir como um guia para quando for escolher a impressora ideal para você. E você ainda pode aproveitar um cupom HP para comprar as melhores impressoras e cartuchos com um preço especial.
O que é uma impressora multifuncional?
Para começar, vamos esclarecer uma dúvida bastante frequente. Hoje a impressora multifuncional é bem comum no mercado, mas nem sempre foi assim. Antigamente você tinha um aparelho de scanner, uma impressora, o fax e uma copiadora.
A impressora multifuncional veio para juntar todos esses equipamentos em um só, ou seja, é um único aparelho que copia, digitaliza imagens e documentos, imprime (algumas imprimem até fotos) e mandam fax. Mas, aí vem a dúvida, como escolher a melhor impressora multifuncional?
Para isso, você precisa ficar atento aos detalhes, que variam de modelo para modelo e podem impactar na sua escolha, dependendo de como você pretende usá-la.
Há opções que atendem às necessidades domésticas. Neste caso, o ideal é buscar modelos que alinhem economia e qualidade, com conexão simplificada, como é o caso da HP Smart Tank. Ela é perfeita para quem precisa imprimir em grande quantidade e, além disso, oferece a praticidade de poder digitalizar e imprimir direto do celular por meio do aplicativo.
Já para empresas com escritórios de pequeno porte, o principal fator a se considerar é a economia. Com o dia a dia movimentado, o ideal é escolher modelos com recarga simples e rápida. Uma solução para essa demanda é a HP Neverstop, com economia de até 80% usando o toner original, recarga em 15 segundos e conexão com o aplicativo, que permite imprimir diretamente do celular.
Modo de impressão: jato de tinta, laser ou ecotanque?
Com o home office, ficou mais comum que as pessoas imprimam os documentos que precisam para trabalhar em suas casas. Por isso, as impressoras domésticas passaram a ser um bom aliado na rotina de trabalho.
Vamos conhecer abaixo um pouco mais dos tipos de impressoras de acordo com o seu uso.
Jato de tinta
Mais comum para os usos residenciais, as impressoras que usam cartucho de tinta são equipamentos mais baratos. Nelas, é possível imprimir documentos e fotos e o seu diferencial é o preço.
Nesse modelo de impressora o ideal é escolher cartuchos que sejam ecológicos, que contenham mais tinta por unidade, sejam feitos com material reciclado e economizem tinta, como os cartuchos no modelo XL da HP. Essa é uma ótima opção não só pela preocupação com o meio ambiente, mas também por ser uma vantagem para o bolso.
Laser
Mais comuns no ambiente corporativo, a impressora a jato de tinta imprime de forma mais rápida, em grande quantidade e com qualidade profissional, mas, lembrando, é um equipamento mais caro, mais robusto, próprio para empresas.
Nesse caso, vale a pena comprar uma impressora a laser somente se sua demanda for grande o suficiente para compensar o investimento.
Tanque de tinta
As impressoras com tanque de tinta são, assim como as de jato de tinta, de uso doméstico. A diferença é que, neste caso, a tinta é adicionada em um compartimento próprio da impressora, o tanque de tinta.
Embora tenham um investimento mais alto, podem proporcionar um bom retorno, por terem menos manutenção e uso das tintas em maior escala.
Agora que você já conhece alguns dos tipos de impressora multifuncional e qual a vantagem de escolher cada uma delas, basta escolher a que se encaixa melhor no seu perfil de uso, e no seu orçamento, e comprar a mais indicada.
Fonte: Tecmundo.