30 de out. de 2021

Apple explica a razão de o MacBook não ter ecrã táctil ou Face ID

 Depois da Apple ter apresentado o novo MacBook M1 equipado com SoC Max e M1 Pro, muitos perguntaram por que razão não foi colocado no notch a tecnologia Face ID, já que é um dos mais avançados sistemas para identificação do utilizador. Além disso, a Apple poderia ter aproveitado para colocar os ecrãs dos Macs sensíveis ao toque, algo que também não aconteceu. Contudo, a Apple tem uma explicação para estas interrogações.

Em declarações ao Wall Street Journal, os executivos da Apple justificaram a resistência da empresa em adicionar estes recursos ao Mac.

Imagem MacBook Pro M1 Max

Apple não quer ecrãs tácteis no MacBook

Apesar dos concorrentes mais diretos do MacBook, como os Chromebooks da Google e os PCs com Windows, já terem adotado amplamente ecrãs sensíveis ao toque, a Apple não o fez. Em vez disso, a empresa está a concentrar-se na “entrada indireta” no Mac e na economia da tecnologia de ecrã sensível ao toque para o iPad.

John Ternus, vice-presidente sénior de engenharia de hardware da Apple, disse na entrevista:

Fazemos o melhor computador de toque do mundo num iPad. Está totalmente otimizado para isso. E o Mac está totalmente otimizado para entrada indireta. Não sentimos realmente uma razão para mudar isso.

E em relação ao Face ID?

Isto porque agora, com um ecrã que alberga um notch, o Face ID poderia cair ali e proporcionar ao utilizador um novo método, seguro, para entrar no seu computador. Mesmo assim, os responsáveis da Apple entendem que é mais apropriado ter o Touch ID do que o Face ID num portátil.

O Touch ID é mais conveniente num portátil, uma vez que as suas mãos já estão no teclado.

Explicou Tom Boger, VP de marketing de produtos Mac e iPad da Apple, na entrevista.

A conversa fluiu para vários outros assuntos. Das reparações por terceiros, até à capacidade de os MacBooks serem resistentes à água. No que toca a reparações por terceiros, a empresa continua muito crítica sobre essa escolha, dado que as reparações, na maioria das vezes, não são feitas com os produtos corretos e que não permitem uma segurança e qualidade do produto, como se este tivesse Apple Care e fosse reparado pela própria Apple ou agentes autorizados.

No caso da resistência à água, não é algo que esteja no radar da marca aplicar aos seus computadores portáteis.

Fonte: Pplware.