O novo iOS 15.2 introduziu a função de restaurar o iPhone para padrões de fábrica na tela de desbloqueio utilizando apenas o Apple ID, sem precisar conectar o aparelho a um computador e entrar em modo de recuperação via iTunes.
Desde que o aparelho esteja conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi, a opção de recuperação "Apagar iPhone" irá aparecer na tela de desbloqueio ao inserir o PIN errado diversas vezes. Após acionar a função de recuperação, basta que o usuário tenha acesso ao Apple ID associado ao aparelho para dar continuidade ao processo.
Procedimento simplificado
A restauração de fábrica em aparelhos destravados é bem simples, bastando alguns toques no menu de configurações do iPhone, mas era exageradamente burocrático e bem pouco intuitivo quando o dono esquecia a senha de desbloqueio.
Até então, era necessário forçar o aparelho em modo de atualização de firmware (DFU), conectar o iPhone em um Mac ou PC, e dar continuidade ao processo de restauração de fábrica através do iTunes.
Computadores com macOS já possuem o iTunes instalado por padrão, mas usuários de PCs rodando Windows precisam baixar o software na Microsoft Store ou via link direto na página de suporte da Apple.
Fonte: Tecmundo.