O desenvolvimento do iOS 17 está a todo o gás. Estamos a poucas semanas da apresentação das novas versões dos sistemas operativos e as versões beta estão a bom ritmo para os programadores ajustarem as suas aplicações e dar à Apple o feedback necessário. Estas são as novidades da quarta versão beta.
Ontem a Apple decidiu lançar o beta 4 do iOS 17 para programadores, e hoje provavelmente teremos a nova beta público. A diferença é que para aceder à beta para programadores é necessário pagar uma taxa anual para ficar registado na base de dados da Apple. Por outro lado, para aceder à versão beta pública, basta registar-se gratuitamente no programa.
Dito isto, apresentamos as principais novidades da nova versão beta 4 para programadores do iOS 17.
iOS 17 beta 4 - o que há de novo?
O calendário da Apple está a ser cumprido e, após três versões beta, decidiram lançar ontem a quarta versão para programadores. Pequenas alterações e novas funcionalidades estão a chegar uma após a outra e estão gradualmente a moldar o que será a versão final do iOS 17, que veremos por volta de setembro ou outubro.
As principais novidades desta versão beta podem ser resumidas num par de alterações.
Em primeiro lugar, foi eliminada a opção e função A minha partilha, da app Fotografias. Aliás, termina hoje o prazo para os utilizadores removeram tudo o que têm nessa partilha, sob a pena de ficarem sem o material multimédia lá armazenado.
O que é A minha partilha?
A minha partilha é um serviço do iCloud lançado originalmente em 2011. Este serviço envia temporariamente as fotografias tiradas num dispositivo para que as possa ver noutro dispositivo que tenha A minha partilha ativa e, se pretender, importá-las para a sua biblioteca nesse dispositivo. As fotografias permanecem em A minha partilha durante 30 dias (até 1.000 fotografias em simultâneo) e, em seguida, são automaticamente apagadas do iCloud.
A suspensão de A minha partilha está programada para 26 de julho de 2023. Como parte desta transição, os novos envios de fotografias para A minha partilha a partir dos dispositivos foi já suspensa um mês antes, a 26 de junho de 2023. Todas as fotografias enviadas para o serviço antes desta data permanecerão no iCloud durante 30 dias a partir da data do envio e estarão disponíveis em qualquer um dos dispositivos em que A minha partilha esteja ativa. A 26 de julho de 2023, não permanecerão quaisquer fotografias em A minha partilha e o serviço será suspenso.
A minha partilha é um serviço separado das Fotografias em iCloud. No futuro, as Fotografias em iCloud serão a melhor maneira de manter as fotografias e os vídeos que tirar atualizados em todos os dispositivos e armazenados em segurança no iCloud. Se já tiver as Fotografias em iCloud ativas em todos os dispositivos, não precisa de fazer mais nada: as suas fotografias já são enviadas e armazenadas no iCloud.
Além desta cessação de funcionalidades, o iOS 17 beta 4 inclui uma nova opção na aplicação Definições que permite aos utilizadores desativar a capacidade de iniciar transferências AirDrop aproximando dois dispositivos.
Na aplicação Mensagens, a Apple ajustou o layout e os ícones da app. Além disso, o iOS 17 beta 4 inclui um design ligeiramente ajustado para botões na aplicação de TV.
Há também uma nova animação do seletor AirPlay incluída no iOS 17 beta 4:
No ecrã de bloqueio, o iOS 17 beta 4 tornou a opção de texto mais fino ligeiramente mais espessa.
Como é tradição, junto com a versão beta 4 do iOS, a Apple lançou igualmente a atualização para o iPadOS 17, WatchOS 10, tvOS 17 e macOS Sonoma. Neste link temos algumas das novidades já explicadas individualmente.
Fonte: Pplware.