A Apple estará a preparar um modelo ultrafino de iPhone para o lançamento este ano. Novos mockups revelam quão incrivelmente fino poderá ser o “iPhone 17 Air” – com apenas 5,5 milímetros de espessura, seria o iPhone mais fino de sempre.
A inovação mais fina da Apple
Há muito que circulam rumores sobre um novo modelo de iPhone chamado iPhone Air, mas agora estão a tornar-se cada vez mais concretos. A Apple parece estar prestes a revolucionar o mercado dos smartphones com um modelo ultrafino.
O chamado “iPhone 17 Air” deverá ser lançado em 2025, apresentando uma impressionante elegância.

Para alcançar esta espessura, a Apple terá enfrentado desafios técnicos, especialmente no que diz respeito à capacidade da bateria. Especula-se que o iPhone 17 Air incluirá uma bateria entre 3.000 mAh e 4.000 mAh. Além disso, o dispositivo deverá contar com uma única câmara traseira de 48 MP e uma câmara frontal de 24 MP.
Os novos mockups dão uma imagem prévia daquele que poderá ser o iPhone mais fino de sempre.
Segundo informações do conceituado analista da Apple, Ming-Chi Kuo, o iPhone 17 Air poderá ter “uma espessura de apenas 5,5 milímetros no seu ponto mais fino”.

A transição para o eSIM em detrimento do cartão SIM físico também está prevista, embora possa enfrentar resistência em alguns mercados.
30% mais fino - será possível?
Para comparação, o modelo mais fino do iPhone atualmente, o iPhone 6 de 2014, tem 6,9 mm de espessura. O novo modelo seria “cerca de 30% mais fino do que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, e cerca de 33% mais fino do que o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max”.
Isso parece um valor extremo - a Apple pode realmente economizar quase um terço da espessura?
Com a sua espessura, o iPhone 17 Air aproxima-se mesmo do atual iPad Pro de 13 polegadas, que, com 5,1 milímetros, é atualmente o dispositivo mais fino da Apple.

Uma das inovações significativas é a possível integração de um modem GSM desenvolvido internamente pela Apple, com o nome de código Sinope, além de novos chips Wi-Fi e Bluetooth também projetados pela empresa. Esta abordagem pode melhorar a eficiência energética e a conectividade do dispositivo. Em termos de design, o iPhone 17 Air utilizará uma estrutura de alumínio para reduzir o peso e manter um perfil elegante.
Desafios técnicos
No entanto, a extrema finura do dispositivo também traz consigo desafios técnicos. Já os destacámos. Para tornar possível o design fino, a Apple terá provavelmente de fazer algumas cedências. Espera-se que o iPhone 17 Air tenha apenas uma única câmara de 48 megapíxeis na parte de trás. Poderá também haver limitações em termos de capacidade da bateria e dos altifalantes.
Apesar destes possíveis compromissos, a Apple aparentemente planeia posicionar o iPhone 17 Air como um dispositivo de alta qualidade, ou seja, não faz parte da linha SE, sob a qual a Apple oferece os iPhones mais baratos. O objetivo é substituir o iPhone 17 Plus e ser oferecido juntamente com o iPhone 17 normal e os modelos Pro.
Com um ecrã de 6,6 polegadas, 8 GB de memória RAM e um modem 5G desenvolvido pela Apple, pode ainda ser atraente para muitos utilizadores.
Fonte: Pplware.