16 de mai de 2014

7 dicas para abrir anexos de e-mail com segurança.

A forma mais utilizada por cibercriminosos para chegar às vítimas é mandar um e-mail com anexo perigoso para que a pessoa abra e infecte o computador. Abaixo você confere algumas dicas preparadas pela equipe da PSafe que podem te ajudar a se prevenir dessas ciladas: 
1) Não abra anexos que você não está esperando, mesmo que pareça vir de um amigo. Entre em contato com o remetente para verificar a fonte da mensagem.
2) Certifique-se de que o firewall do seu computador está ativado e instale as atualizações em seu sistema operacional. Se você usar um roteador para uma rede doméstica sem fio, certifique-se de que o dispositivo tenha também um firewall ativo.
3) Instale um programa de segurança de alta qualidade e analise o seu computador regularmente para ajudar a identificar e desativar anexos maliciosos.
4) Use um serviço de e-mail que verifique automaticamente se os anexos de e-mail têm um vírus no nível de servidor, antes que as mensagens sejam encaminhadas para o seu computador.
5) Verifique se seu serviço de e-mail tem uma opção que abre todas as mensagens ou faz os downloads automaticamente e mantenha a opção desativada.
6) Verifique regularmente o site do seu provedor de e-mail para atualizações de software e alertas de segurança.

7) Uma das melhores maneiras de verificar a segurança de anexos de e-mail é confiar em seu próprio senso comum. Espere antes de clicar em um anexo. Verifique o remetente. Palavras estranhas e sequências de números são indícios de que o anexo pode ser maligno. Se você estiver executando um sistema operacional Windows, verifique a extensão do arquivo. Se a extensão é um arquivo executável como a “.exe", não abra o arquivo.
Fonte: Olhar digital