28 de mai. de 2022

iPhone 14 Pro: Taxa de atualização de 1 Hz trará o “Always-on”?

 Passo a passo, funcionalidade em funcionalidade, os iPhones vão sendo equipados com o que há de melhor no mercado. A Apple não o faz só por fazer, tem de ter qualidade e, acima de tudo, tem de ser um recurso equilibrado para a bateria não se tornar (de novo) um problema. Uma das novidades que se fala para o próximo iPhone 14 é o Always-on. Para isso a Apple poderá introduzir um modo de atualização do ecrã de 1 Hz.

Always-on, para quem não sabe, é a funcionalidade que mantém o ecrã sempre com informação, tal como existe há alguns anos no Apple Watch e já em vários dispositivos Android que tiram partido dos ecrãs AMOLED.

Conforme referimos, o modo Always-on é um recurso que mantém o ecrã sempre ligado com informações básicas como o horário, percentagem da bateria e notificações importantes, por exemplo.

Esta não é a primeira vez que rumores relatam a chegada do recurso Always-on. Aliás, se bem se lembram já no iPhone 13 se vaticinou a chegada desta recurso.

Infelizmente, como vimos, a Apple deve ter sentido que a tecnologia ainda não foi desenvolvida e favoreceu o ecrã dinâmico com atualização de 120 Hz.

Com a apresentação do iPhone 14 cada vez mais próxima, é de esperar que muitos rumores "carreguem" nas expectativas de vermos alguns destes recursos serem apresentados.

Ilustração iPhone 14 Pro Max com SoC A16

iPhone 14 será o primeiro a ter Always-on?

Há várias correntes de análise dos ditos reputados analistas que acompanham o mercado Apple, que referem que o iPhone 14 trará diferenças consideráveis entre a oferta convencional e a oferta Pro.

Segundo um destes analistas, Ross Young, do site Display Supply Chain Consultants, é referido que a Apple poderá trazer tecnologia no iPhone 14 Pro que desce a taxa de atualização do ecrã para 1Hz. Apesar disso, é referido que bastava a Apple descer a taxa para os 10Hz que já seria suficiente para o Always-on no iPhone 13.

Bom, na verdade, estas questões foram colocadas a Young e este não pode confirmar a sua integração 100%, mas não devemos esquecer que o homem tem um excelente conhecimento da cadeia de fornecedores de ecrãs e as tecnologias correspondentes.

Indo ainda mais longe, as suas previsões têm uma taxa de precisão de 92,9% de acordo com o Apple Track. Esta novidade no iPhone é usada no Apple Watch desde a Série 5

Fonte: Pplware.



Apple lança tvOS 15.5.1 com correções de bugs para Apple TV e HomePod mini

 Na normal manutenção e otimização dos seus sistemas operativos, a Apple acaba de lançar para a Apple TV e para o HomePod mini a versão do sistema operativo tvOS 15.5.1. Segundo a empresa de Cupertino, esta versão tem como objetivo corrigir bugs que foram reportado nos dispositivos em causa.

Esta atualização aparece uma semana depois da empresa ter lançado a público a versão 15.5.

Há novidades no tvOS para Apple TV...

A Apple TV e os HomePod partilham o mesmo sistema operativo, isto é, ambos têm o tvOS. Nesta atualização, como podemos ver no site developer.apple.com, a compilação agora disponibilizada é a 19L580. Portanto, abrange as Apple TVs HD e 4K, para além da coluna mini.

Sobre esta atualização, não há muita informação a não ser a de trazer correções. Sabe-se, por exemplo, que foram reportados problemas nas colunas. Alguns utilizadores queixavam-se que a HomePod mini deixava de dar música passados breves minutos após ter começado a reproduzir som. Espera-se que seja um dos problemas corrigidos. 

Em desenvolvimento está já o iOS 15.6 (e restantes versões para os diversos dispositivos), que, como vimos, já se encontra na beta 1. Dentro de poucos dias teremos também o iOS 16. Aí sim vamos ver que novidades todos estes sistemas receberão.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 Pro: conceito imagina como será o visual do celular


 O youtuber e especialista em vazamentos Jon Prosser, do canal Front Page Tech, publicou novas renderizações que mostram o possível visual final do modelo iPhone 14 Pro.

As imagens criadas com o designer Ian Zelbo mostram alguns detalhes já vazados, como o fim do notch na parte superior central da tela — em seu lugar, há ao até dois furos na tela para concentrar a câmera e o conjunto de sensores.

A leve alteração nas dimensões das câmeras deixa o dispositivo um pouco mais arredondado nas bordas. As cores ainda não foram todas confirmadas, mas versões grafite (cinza escuro), douradaprateada e roxa (em um tom mais suave do que os aparelhos atuais) são algumas das esperadas.

Mais do iPhone 14 Pro.

O módulo da câmera traseira está maior que o da geração iPhone 13, especialmente nos dispositivos da família Pro. Eles devem trazer um sensor de 48 MP, que é o maior das imagens.

A parte frontal, agora com recortes no painel em forma de pílula e círculo.A parte frontal, agora com recortes no painel em forma de pílula e círculo.Fonte:  FRONT PAGE TECH/Jon Prosser 

Para 2022, são esperados quatro dispositivos na família de celulares da Apple: o iPhone 14, o iPhone 14 Max, o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max. O dispositivo mini deve ser oficialmente deixado de lado, substituído pela nova geração do iPhone SE.

A revelação deve acontecer em setembro deste ano, seguindo o tradicional calendário da empresa. Você pode conferir todas as renderizações produzidas por Prosser neste link.

Fonte: Tecmundo.

Vice-presidente da Apple tenta persuadir funcionários contra a sindicalização (vídeo)

 As empresas têm as suas próprias políticas que nem sempre se coadunam com as vontades dos seus colaboradores. Os sindicatos existem, em boa medida, para mediar estes diferendos de ideias, de vontades e nem sempre há uma boa relação entre as empresas e as estruturas sindicais. Um caso que foi agora exposto, dá conta de um áudio onde é percetível o esforço da vice-presidente da Apple para os recursos humanos e retalho para persuadir os funcionários contra a sindicalização.

Deirdre O’Brien faz um discurso para dentro da empresa onde refere mesmo que não é salutar uma entidade terceira entre a relação dos funcionários com a Apple.

Vice-presidente da Apple tenta persuadir funcionários contra a sindicalização (vídeo)

A Apple não gosta de sindicatos?

A vice-presidente de recursos humanos e retalho da Apple, Deirdre O'Brien, tentou dissuadir os empregados da empresa de se juntarem a um sindicato num vídeo interno divulgado junto dos funcionários, mas que rapidamente se propagou. No vídeo - que foi enviado a todos os 65.000 empregados de retalho da Apple nos EUA - O'Brien diz aos trabalhadores que um sindicato iria atrasar os esforços da empresa para resolver as preocupações dos trabalhadores.

Temos uma relação baseada num compromisso aberto, colaborativo e direto, que acho que poderia mudar fundamentalmente se uma loja fosse representada por um sindicato ao abrigo de um acordo coletivo de trabalho. Colocar outra organização no meio da nossa relação que não tenha uma compreensão profunda da Apple ou do nosso negócio. E uma que não acredito que partilhe o nosso compromisso convosco.

Disse a responsável da Apple na reunião com os funcionários.

Os esforços de sindicalização estão atualmente em curso numa série de lojas de retalho da Apple nos EUA, após meses de protestos liderados pelos trabalhadores sobre salários baixos e longas horas de trabalho, incluindo as ações sindicais que ocorrem em lojas de retalho em Towson, Maryland, Atlanta, e Nova Iorque.

Vários trabalhadores do comércio a retalho acusaram recentemente a empresa de quebra sindical. No início deste mês, os Trabalhadores de Comunicação da América - o sindicato que procura representar os trabalhadores no local de Atlanta - apresentaram um processo de Prática Laboral Injusta junto do NLRB, acusando a empresa de realizar reuniões obrigatórias de "audiência cativa" com os empregados da unidade de negociação.

O'Brien salientou que um sindicato iria bloquear os esforços da Apple para responder rapidamente às preocupações dos trabalhadores.

A Apple move-se incrivelmente depressa. É uma coisa que adoro no nosso trabalho na venda a retalho. Significa que também precisamos de ser capazes de nos mover rapidamente. E preocupa-me que, porque o sindicato trará as suas próprias regras legalmente mandatadas que determinarão a forma como trabalhamos através de questões, possa tornar mais difícil para nós agirmos rapidamente para resolver as questões que nos suscita.

Referiu Deirdre O'Brien no áudio exposto pela Motherboard.

Imagem Deirdre O'Brien, vice-presidente sénior de retalho + Pessoas da Apple

Deirdre O'Brien, vice-presidente sénior de Retalho + Pessoas da Apple

A gigante da tecnologia em fevereiro anunciou que iria expandir os seus benefícios para os empregados de retalho dos EUA, incluindo a oferta de licença parental paga e mais dias de baixa por doença.

Também aumentou a remuneração de um certo número de empregados do comércio a retalho. Mas os críticos dizem que a empresa tomou estas medidas no meio de um mercado de trabalho mais exigente, após anos de cobertura mediática e queixas dos trabalhadores do comércio a retalho da Apple sobre os baixos salários e o ambiente de trabalho extenuante.

Fonte: Pplware.



iPhone 14 Pro sem notch é visto em suposto comercial da Apple


 Um suposto vídeo oficial da Apple, que tem circulado nas redes sociais nesta sexta-feira (27), pode ter revelado o visual do iPhone 14 Pro. Em um determinado momento da gravação, é exibida uma ilustração do que seria a próxima geração do smartphone, que chama a atenção pela ausência do notch.

O clipe, com duração de 15 segundos, é uma aparente propaganda do Apple Pay, mostrando como o Face ID pode ser utilizado no lugar das senhas convencionais para autorizar transações. A imagem em questão aparece por volta dos 7 segundos, quando a versão animada de um iPhone com furo no display, para abrigar a câmera frontal, é mostrada.

Embora pareça se tratar de um vídeo autêntico, que está sendo associado à Apple Tailândia, não há qualquer confirmação a respeito da veracidade da propaganda, pois a gigante de Cupertino não comentou sobre o assunto, até o momento. Porém, o suposto vazamento vai ao encontro de rumores recentes relacionados ao fim do notch no iPhone.

Na última quarta-feira (25), por exemplo, o youtuber Jon Prosser divulgou algumas imagens renderizadas da nova versão do iPhone, cujo visual frontal é bastante parecido com o exibido no vídeo acima. Segundo ele, a câmera perfurada (também chamada de "notch em forma de pílula") será uma exclusividade das variantes Pro e Pro Max do celular.

Lançamento previsto para setembro

Com apresentação prevista para o próximo mês de setembro, a linha 2022 do iPhone não terá a versão mini, de acordo com especulações. A família deverá ser composta pelos modelos iPhone 14, iPhone 14 Max, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Estima-se que os dois primeiros terão visual parecido com o do iPhone 13, mantendo o notch convencional, além de trazerem tela de 60 Hz e o chip A15. Já as versões Pro devem contar com tela de 120 Hz de frequência, câmera perfurada e o chip A16.

Fonte: Tecmundo.


Piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel persegue ladrões através da app Encontrar do iPhone

 Não há dúvidas que a rede Encontrar (Find My) é um trunfo para os utilizadores Apple. Além do vasto leque de produtos já suportados pela plataforma, o software funciona cada vez melhor. Prova disso foi a aventura de Sebastian Vettel, famoso piloto de F1, que usou a app Encontrar do seu iPhone para perseguir os ladrões que lhe roubaram a mala. Não, a bolsa não tinha um AirTag, tinha sim os seus AirPods.

Apesar de ter conseguido detetar os auscultadores, os larápios... não eram desconhecedores do assunto. Mas será que Vettel recuperou os seus pertences?

Sebastian Vettel "correu" atrás dos ladrões na app Encontrar da Apple

Tem sido notícia constantemente pelas mais variadas razões. Desde ajuda a descobrir objetos perdidos, até ao uso indevido dos localizadores AirTag. A rede Encontrar (Find My) é uma mais valia para os utilizadores Apple quer para localizar os objetos perdidos, roubados usando o AirTag, quer descobrindo onde estão os seus dispositivos Apple, como o iPhone, iPad, AirPods, Macs, entre outros.

Conforme relatado pela BBC, Sebastian Vettel detetou que lhe tinham roubado a mala do lado de fora de um hotel em Barcelona. Mas em vez de ir diretamente à polícia, o piloto de Fórmula 1 teve uma ideia diferente. Vettel usou a aplicação Encontrar (Find My) da Apple no seu iPhone para ver a localização em tempo real da sua bolsa.

Ilustração da bolsa de Vettel com os AirPods Pro da Apple localizados pela app Encontrar (Find My)

Ilustração da bolsa de Vettel com os AirPods Pro da Apple localizados pela app Encontrar (Find My)

De acordo com um porta-voz de Vettel, isso foi possível não graças a um AirTag, mas porque Vettel tinha auscultadores compatíveis com Find My (presumivelmente AirPods) naquela bolsa roubada.

Infelizmente, apesar da perseguição, parece que os ladrões estavam cientes que os AirPods podem ser seguidos e localizados pela plataforma Encontrar – então largaram os auscultadores na rua e fugiram com a bolsa e o que havia dentro dela.

Vettel descobriu os auscultadores, recolheu-os e relatou o incidente à polícia.


Fonte: Pplware.