25 de jun. de 2023

iOS 17 traz 'retorno' de uma das funções mais amadas pelos usuários



 Uma nova configuração disponível na versão beta do iOS 17 permite que os donos de iPhone ajustem a resposta tátil da tela. Em destaque, o recurso emula o antigo 3D Touch usado pela Apple em antigos aparelhos.

O 3D Touch era uma funcionalidade dos displays sensíveis à pressão a partir do iPhone 6s (2015). O recurso usa sensores que detectam o nível de pressão de toque a partir da distância microscópica entre a iluminação da tela e a cobertura de vidro do painel.

Então, a funcionalidade oferece três níveis de pressão que geram diferentes respostas aos comandos. Entretanto, a partir de 2019, a Apple substituiu as telas sensíveis à pressão e usa o atual feedback tátil para uma “reação artificial” ao toque dos dedos.

Novo recurso traz de volta o 3D Touch para os novos iPhones.Novo recurso traz de volta o 3D Touch para os novos iPhones.Fonte:  Twitter/Apple Intro/Reprodução 

Como ativar o 3D Touch no iOS 17?

Conforme o Apple Intro, o novo recurso de resposta tátil está disponível na segunda versão do beta do iOS 17 para desenvolvedores. Parte da reformulação do app “Configurações”, o menu “Acessibilidade” apresenta uma seção chamada “3D e Toque Háptico”.

Além da tradicional opção do feedback tátil com resposta lenta ou rápida, o usuário pode escolher acionar o 3D Touch. Para mais, é possível definir o nível de sensibilidade para ativar o recurso e a duração do toque (Padrão, Rápido ou Lento).

Embora a Apple tenha retirado o 3D Touch dos iPhones mais recentes, muitos usuários eram adeptos da função que agilizava diversas ações. Portanto, essas pessoas ficarão felizes com o “retorno” desse recurso aos dispositivos da Maçã.

Fonte: Tecmundo.

iOS 17 pode identificar luzes de aviso no seu carro

 O iOS 17 inclui algumas grandes melhorias no Visual Look Up, ou, em português, Procura visual. Esta funcionalidade tem como missão identificar coisas nas fotografias que o utilizador capta e mostra mais informações sobre essas mesmas coisas. Apesar de ter já saído no iOS 15, esta funcionalidade ainda não está disponível em Portugal. Como parte do iOS 17, a Procura visual foi expandida para reconhecer alguns dos símbolos mais comuns no painel de instrumentos do seu automóvel.

Imagem da Procura visual, Visual Look Up no iOS 17

Cada vez os smartphones estão mais úteis, mais inteligentes e com mais funcionalidades que podem ser muito úteis nas pequenas e nas grandes situações com que nos deparamos no dia a dia. Com o iPhone nas mãos, podemos facilmente traduzir um texto mostrado num idioma que desconhecemos, podemos retirar o texto de dentro de uma imagem, podemos mesmo apontar o equipamento e saber mais detalhes sobre o alvo da nossa câmara.

Facilmente identificamos objetos, um animal, uma planta, pessoas e agora até mesmo os sinais de alerta que podem ser mostrados no quadrante do nosso automóvel.

O iOS 17 pode informar mais sobre as luzes de aviso do seu carro

No site de pré-visualização do iOS 17 (em inglês), a Apple apresenta algumas melhorias para o Visual Look Up (Procura visual) que chegarão este ano:

  • Encontre receitas para pratos semelhantes a partir de uma foto;
  • Descubra mais sobre um destaque. Quando recorta um objeto de uma fotografia, pode procurar informações relacionadas a partir do menu;
  • Procura visual nos vídeos. Pare o vídeo em qualquer momento e toque no botão de informações para procurar um objeto.

O que a Apple não menciona, no entanto, é a expansão da Procura visual para reconhecer símbolos de carros graças ao iOS 17.

Esta alteração foi detetada por utilizadores no Reddit, no início deste mês.

Algumas pessoas, que tiveram acesso a esta funcionalidade e a testaram, referiram que já se obtém um resultado impressionante. A Procura visual pode identificar vários símbolos e ícones na mesma imagem. Se o utilizador apontar o iPhone, fotografar o seu quadrante do carro e fotografar, a Procura visual irá identificar cada sinal luminoso e referir o que significa quando esse sinal está ativo no painel.

Depois da Procura visual identificar os símbolos na fotografia, o iOS 17 fornece ligações rápidas para saber mais sobre cada símbolo no Safari. Diretamente na aplicação Fotografias, é apresentado o nome do ícone e uma breve descrição do seu significado.

A funcionalidade de símbolos automáticos do iOS 17 é capaz de reconhecer uma vasta gama de símbolos. Isto inclui luzes de aviso do painel de instrumentos, símbolos para controlo da climatização, opções de faróis, descongelamento e muito mais.

Para aceder à Procura visual, utilize a aplicação Fotografias no iPhone e toque numa imagem. Se o iOS 17 tiver identificado símbolos, verá um ícone especial na barra de ferramentas inferior. No caso dos símbolos de automóveis, este ícone será semelhante a um volante. Também pode tocar no ícone "i", se o símbolo do volante não aparecer automaticamente.

Esta é uma adição muito útil para os utilizadores do iOS 17, especialmente para as pessoas que conduzem há pouco tempo e não têm muita experiência.

O iOS 17 está atualmente na sua segunda versão beta para programadores, com uma versão beta pública a chegar em julho. O iOS 17 será lançado para todos em setembro.

Fonte: Pplware.