17 de fev. de 2023

Apple está a trabalhar num dispositivo dobrável com estrutura sensível ao toque

 Não será este ano que o mundo irá conhecer um smartphone ou tablet da Apple com ecrãs dobráveis. Contudo, perante o aumento da oferta e os avanços na qualidade dos ecrãs, é certo que mais cedo ou mais tarde, algo venha da casa de Cupertino. Surge agora uma nova patente que mostra o conceito de um dispositivo dobrável e que tem estrutura sensível ao toque.

Apple está a trabalhar num dispositivo dobrável com estrutura sensível ao toque

A Apple viu aprovado um pedido de patente para um dispositivo dobrável, com design em concha e diversas áreas sensíveis ao toque nas laterais que servem como botões virtuais.

Registada pela Apple em abril de 2021 e aprovada esta semana pelo Escritório de Patentes e Marcas Registadas dos EUA, a nova patente explora ideias para "Dispositivos eletrónicos com ecrã e estruturas sensíveis ao toque" e prevê como partes de um dispositivo podem funcionar como superfícies de toque para aumentar o ecrã e o uso do dispositivo em ecrã dobrado.

Como exemplo, a patente descreve a forma como as camadas do ecrã e as camadas do sensor de toque podem ser "sobrepostas" nos ecrãs externos de um dispositivo e como os sensores de toque podem ficar sob uma camada de vidro ao longo da parte frontal, inferior e "laterais curvas", sugerindo o potencial de toda a estrutura ser sensível ao toque. 

A patente descreve ainda noutro exemplo a forma como o ecrã poderia envolver a estrutura, onde as laterais curvas seriam sensíveis ao toque, permitindo que funcionassem como controlo de câmara, de volume e outras funções.

Esta patente que agora é revelada vem dar força a alguns rumores que colocam os próximos smartphones da Apple livres de quaisquer botões e, ainda mais, à possibilidade de vermos em breve um dispositivo dobrável. Os analistas do mercado acreditam que a Apple deverá lançar primeiro um tablet dobrável, em vez de um smartphone, em 2024.

Fonte: Pplware.

Apple lança as primeiras versões beta do iOS 16.4 e iPadOS 16.4 para programadores

 Era uma versão esperada já há algum tempo, até porque a Apple prometeu algumas importantes funcionalidades e não apeteceram ainda. Então o que traz o iOS 16.4 beta 1?

Imagem iOS 16.4 no iPhone 14 Pro Max

O que virá no iOS 16.4 beta 1?

O iOS 16.4 beta 1 finalmente chegou. Era suposto ter sido lançado há três semanas após o lançamento do iOS 16.3 ao público em geral.

Estão no limbo algumas grandes novidades que a Apple prometeu no iOS 16. Contudo, ainda estamos a verificar se é desta que aparecerão as seguintes novidades:

  • Conta Poupança do Apple Card
  • Apple Pay Later
  • Apple Music Classical
  • Modo de Acessibilidade Personalizado
  • Nova Arquitetura na app Casa
  • Notificações push da Web

Esta atualização aparece no menu Definições > Geral > Atualização de software.

Conforme podemos ver no site developers.apple, o número de compilação para a atualização de hoje é 20E5212f.

 

Imagem iOS 16.4 beta 1

Ainda não há uma versão beta pública do iOS 16.4 disponível, mas poderá lançada logo no final desta semana ou no início da próxima.

Além do iOS 16.4 beta 1, a Apple também lançou estas atualizações:

  • watchOS 9.4 beta 1, número de compilação: 20T5222g
  • tvOS 16.4 beta 1, número de compilação: 20L5463g
  • macOS Ventura 13.3, número de compilação: 22E5219e

A Apple deixou na página de suporte algumas informações relativas às correções de segurança, como podem ver aqui.

Fonte: Pplware.