17 de set. de 2020

Adeus Google Tradutor! iOS 14 traz uma app própria

 Depois de algumas horas de atraso, a Apple lançou finalmente o iOS 14. O sistema operativo móvel da empresa de Cupertino está mais robusto, mais elegante e inclui várias funcionalidades nativas que dispensam a instalação de apps de terceiros.

Uma das funcionalidades que se destacam desta nova versão do iOS é a tradução entre idiomas que pode ser feita através de uma app própria. Adeus Google Tradutor.

Adeus Google Tradutor! iOS 14 traz uma app própria

iOS 14 vem com app Traduzir…

Se usa uma app de tradução no iPhone agora já não precisa de instalar

de terceiros. A Apple passou a disponibilizar uma app nativa.

A nova aplicação Traduzir foi concebida para conversação e uma

das novidades interessantes é que pode ser usada completamente

offline, mantendo as conversas privadas.





Principais funcionalidades da app Traduzir

  • Modo Conversa: Participe em conversas mais facilmente com a tradução em tempo real
  • Modo no dispositivo: Descarregue idiomas para traduzir integralmente no dispositivo
  • Favoritas: Guarde frases para acesso rápido e veja o histórico de traduções recentes
  • A app integra com a Siri
  • Além de traduzir, a app disponibiliza também funcionalidades de dicionário
  • Suporte para tradução de voz e texto em qualquer combinação de 11 idiomas
  • O modo de atenção mostra as traduções em formato grande para serem vistas mais facilmente por outras pessoas.

A interface de ecrã dividido no modo de conversa apresenta um botão de microfone que deteta automaticamente qual dos idiomas selecionados está a ser falado e transcreve o texto original e traduzido no lado certo do ecrã.





De acordo com o que experimentamos, a app está muito completa e a possibilidade de traduzir texto por voz é sem dúvida uma excelente funcionalidade. Se já atualizaram

para o iOS 14 experimentem esta nova funcionalidade e deixem nos comentários

o vosso feedback.

Ao longo dos próximos dias iremos apresentar as novas funcionalidades

do novo iOS 14 e também do watchOS 7. Estejam atentos.

Fonte: Pplware.

Já pode ter o Safari 14 no seu macOS! Saiba como atualizar…

 O Safari é o navegador (browser) da Apple. É verdade que não é o browser mais popular dentro do seu segmento, mas a Apple tem conseguido inovar bastante e até garantir um desempenho de fazer inveja.

O novo Safari 14 chegará com a atualização macOS Big Sur, mas a Apple já o disponibilizou aos utilizadores com o macOS Catalina ou o macOS Mojave. Saiba como atualizar.

Já pode ter o Safari 14 no seu macOS! Saiba como atualizar...

Como atualizar para o novo Safari 14?

A nova versão do browser da Apple já está disponível, de forma oficial para quem tem o macOS Catalina ou o macOS Mojave. Para tal, os utilizadores basta irem a Preferências do Sistema

Já pode ter o Safari 14 no seu macOS! Saiba como atualizar...

E em seguida procederem à atualização para o Safari 14. Para isso basta que carreguem no botão Atualizar agora. A atualização tem 67 MB.

Já pode ter o Safari 14 no seu macOS! Saiba como atualizar...

O novo Safari 14 evoluiu em vários componentes. A gestão de separadores foi melhorada e há também melhores significativas ao nível da privacidade.

No que diz respeito aos separadores, estes estão mais eficientes no que diz respeito a espaço. Os separadores mostram favicons do site e apresentam também uma pré-visualização de cada site quando se passa o cursor (ver imagem inicial do artigo).

O novo Safari identifica e protege contra anunciantes (e outros) que monitorizam a sua atividade online, salvaguardando assim a sua privacidade. A navegação está mais rápida também. No Safari, os sites mais visitados são carregados, em média, 50% mais rapidamente que no Chrome.

Já pode ter o Safari 14 no seu macOS! Saiba como atualizar...

O utilizador pode também personalizar a página inicial mudando o fundo, adicionando uma lista de leitura, entre outros elementos. Pode ainda instalar extensões de modo a melhorar a sua experiência com este browser. A gestão de passwords está agora totalmente integrada.

Fonte: Pplware.

Rumor indica que Snapdragon 875 poderá ser mais rápido que o A14 Bionic da Apple

 Durante a apresentação dos novos produtos da Apple, uma novidade importante foi revelada. A gigante de Cupertino tem um novo SoC e, como sempre, é uma evolução face ao passado da marca, oferecendo, evidentemente, um desempenho superior.

Algo que não foi detalhado foi o que este novo SoC tem de ganho face à proposta do ano passado. A Apple apenas se focou no A12 Bionic e no que há de novo. Isto abriu de imediato espaço para rumores que dão como certo que o Snapdragon 875 poderá ser mais rápido que o A14 Bionic da Apple.

Apple A14 Bionic Snapdragon 875 SoC rápido

Porque comparou a Apple o A14 Bionic com o A12?

O novo coração do iPad Air é a grande aposta da Apple para este ano. Deverá ser este SoC a equipar o iPhone 12 e a mostrar como estes equipamentos evoluíram no último ano. Construído com litografia de 5nm, terá melhorias de 40% no processamento e 30% no processamento gráfico face ao A12 Bionic.

É precisamente esta comparação com o A12 Bionic que despertou alguma curiosidade e interesse. O normal na Apple é a comparação face ao modelo do ano anterior e isso poderá revelar que as melhorias deste não são significativas.

Snapdragon 875 vai bater o SoC do iPhone 12?

A informação que o conhecido leaker Ice Universe lançou no Twitter revela que esta diferença pode abrir caminho para o Snapdragon 875. A próxima proposta da Qualcomm poderá finalmente ultrapassar o que a Apple tem para oferecer.

Do que se sabe, o Snapdragon 875 será também construído com a técnica de fabrico de 5nm. Conta ainda com os CPUs Cortex-X1 e A78, que têm um desempenho 30% superior ao do Cortex-A77, que equipa o 865+, em processamento tradicional e duas vezes maior em tarefas de inteligência artificial.

Apple A14 Bionic Snapdragon 875 SoC rápido

Ganhos não o tornam especialmente rápido

Para além desta possibilidade, há ainda quem se tenha focado na comparação entre o A14 e o A13. Tendo em conta os ganhos apresentados pela Apple no ano passado, a melhoria que o A14 Bionic traz pode parecer marginal. Os valores apresentados dão conta de apenas uma melhoria de 17% no CPU e uns baixos 8% no GPU.

Claro que, por agora, são apenas especulações e rumores face ao que a Apple revelou e à forma como o fez. É realmente estranho não ter comparado com o A13, algo que normalmente não faz, mas apenas os testes reais vão provar esta possibilidade.

Fonte: Pplware.

WatchOS 7: Principais novidades, dispositivos compatíveis e como instalar

 A empresa de Cupertino lançou ontem dois novos Apple Watch e muito software para as mais variadas utilizações. O Apple Watch Series 6 e o modelo mais barato, o SE, trazem mais recursos a mais utilizadores, agora com a vertente segurança infantil também debaixo da sua alçada. Ontem foi disponibilizada a versão watchOS 7 GM e hoje está já disponível a versão final global.

Estão disponíveis uma série de novidades que passamos a apresentar.

Imagem watchOS 7

Segundo o que diz a Apple, o watchOS 7 torna o Apple Watch mais poderoso e mais pessoal do que nunca. Este traz novas formas de descobrir e partilhar rostos do relógio, rastreio de sono, deteção automática de lavagem de mãos e novos tipos de treino. Aliás, na apresentação, os serviços de exercício físico receberam boas novidades, com a introdução de um novo serviço, o Apple Fitness+.

Mostradores

  • Novo mostrador Tiras, que permite selecionar o número de tiras, escolher as cores e rodar o ângulo, para criar um mostrador que reflete o seu estilo (Series 4 e posterior).
  • Novo mostrador Tipografia, com tipos de letra clássico, moderno e arredondado, em estilo árabe, indo‑árabe, devanágari ou romano (Series 4 e posterior).
  • Novo mostrador Artista (criado em colaboração com Geoff McFetridge), que se anima e transforma numa criação nova com o passar do tempo ou quando se toca no ecrã.
  • Novo mostrador Memoji, que mostra todos os Memoji criados por si, assim como todos os personagens Memoji (Series 4 e posterior).
  • Novo mostrador GMT, que permite seguir um segundo fuso horário, com um mostrador interno, de 12 horas, que indica a hora local, e outro externo, de 24 horas (Series 4 e posterior).
  • Novo mostrador Cronógrafo Pro que regista o tempo em escalas de 60, 30, 6 ou 3 segundos, ou calcula a velocidade, com base no tempo que demora a percorrer determinada distância, através do novo taquímetro (Series 4 e posterior).
  • Novo mostrador Contagem, que permite registar facilmente o tempo decorrido com apenas um toque na luneta (Series 4 e posterior).
  • Partilhe mostradores através das aplicações Mensagens e Mail, ou publique uma hiperligação online.
  • Descubra e descarregue mostradores selecionados das suas aplicações favoritas, através da App Store ou de sites e redes sociais.
  • Suporte para complicações avançadas no mostrador Enorme.
  • Novos filtros de cor disponíveis para personalizar o mostrador Fotografias.
  • Novas complicações Relógio, Fase da Lua, Altímetro, Comando da Câmara e Sono.

Sono

  • Nova aplicação Sono, que ajuda a alcançar as metas de tempo de sono, com o registo de sono, horários de sono personalizados e uma vista das tendências ao longo do tempo.
  • Utiliza dados do acelerómetro para detetar quando está acordado(a) e quando está a dormir.
  • Minimiza as distrações ativando o modo Não incomodar, desativando a opção Levantar para reativar e desligando o ecrã.
  • Sons de alarme e háptica no relógio para acordar.
  • Opção para receber lembretes para carregar o relógio antes da hora de deitar definida e lembretes quando a bateria estiver carregada.

Lavar as mãos

  • Deteção automática de lavagem das mãos através de sensores de movimento e do microfone.
  • Assim que for detetado que começou a lavar as mãos, é iniciado um temporizador de 20 segundos.
  • Mensagens de incentivo para continuar a lavar as mãos durante o período de tempo recomendado de 20 segundos, se o relógio detetar que parou antes do tempo.
  • Opção para receber lembretes para lavar as mãos ao chegar a casa.
  • Consulta da frequência e duração das sessões de lavagem das mãos, na aplicação Saúde no iPhone.
  • Disponível no Apple Watch Series 4 e posterior.

Configuração da família

  • Através do iPhone, é possível emparelhar e gerir um relógio de outro membro da família, com o respetivo número de telefone e ID Apple.
  • Suporte para Tempo de ecrã e Tempo de pausa, para gerir contactos, definir limites de comunicação e tempo longe do ecrã.
  • O modo Aulas ativa Não incomodar, limita a interação e troca o mostrador por um relógio amarelo.
  • Possibilidade de definir um horário personalizado para o modo Aulas e ver quando o relógio saiu desse modo.
  • Os utilizadores menores de 13 anos podem registar minutos em movimento, em vez de calorias ativas, assim como registar treinos a andar, a correr e de bicicleta com métricas mais precisas.
  • Possibilidade de configurar notificações individuais ou recorrentes, com base na hora, para saber a localização dos membros da família.
  • É possível enviar dinheiro a membros da família e consultar as transações dos utilizadores menores de 18 anos com o Apple Cash para a família (apenas nos EUA).
  • Os membros da família têm a possibilidade de partilhar os respetivos dados de atividade e saúde, e receberão notificações sobre a criação de notificações automáticas de localização.
  • Requer a funcionalidade Partilha com a família, e pode ser usada com até cinco membros da família.
  • Disponível nos modelos com rede móvel do Apple Watch Series 4 e posterior.

Memoji

  • Nova aplicação Memoji para criar novos Memoji ou personalizar Memoji existentes.
  • Novos penteados, mais opções de idade e três novos stickers de Memoji.
  • Os Memoji criados por si podem ser usados no mostrador Memoji.
  • Envio de stickers de Memoji na aplicação Mensagens.

Mapas

  • Indicações passo a passo com tipos de letra maiores e mais fáceis de ler.
  • As indicações para bicicleta disponibilizam itinerários com ciclovias e outros caminhos adequados para bicicletas, tendo em conta a elevação e o movimento nas ruas ao longo do percurso.
  • É possível procurar e adicionar ao itinerário locais indicados para ciclistas, como lojas de bicicletas.
  • Suporte de indicações para bicicleta disponível na cidade de Nova Iorque, Los Angeles, região da Baía de São Francisco, Xangai e Pequim.

Siri

  • Ditado no dispositivo para proporcionar um processamento de pedidos mais rápido e fiável, assim como uma maior proteção da privacidade (Series 4 e posterior; apenas nos EUA).
  • Tradução diretamente a partir do pulso, com suporte para mais de 50 pares de idiomas.
  • Suporte para Anunciar mensagens.

Imagem watchOS 7 no Apple Watch 6

Outras funcionalidades e melhorias

  • Possibilidade de alterar as metas de minutos de exercício e horas de pé ou de deslocação, na aplicação Atividade.
  • Novos algoritmos personalizados na aplicação Treino para dança, treino de força funcional, treino de core e arrefecimento, para monitorizar com precisão as métricas relevantes.
  • Aplicação Fitness renovada e rebatizada no iPhone, com separadores otimizados de resumo e partilha de atividade.
  • Gestão das funcionalidades de saúde e segurança do Apple Watch na aplicação Saúde, no iPhone, com a nova lista de controlo da aplicação Saúde.
  • Novas métricas de mobilidade calculadas pelo Apple Watch, disponíveis na aplicação Saúde, incluindo VO2 máx. de nível baixo, velocidade a subir escadas, velocidade a descer escadas e estimativa da distância percorrida em seis minutos a andar.
  • Aplicação ECG no Apple Watch Series 4 (ou posterior) agora disponível em: Colômbia, Israel, Koweit, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos.
  • Avisos de ritmo cardíaco irregular agora disponíveis em: Colômbia, Israel, Koweit, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos.
  • Suporte para interações adicionais no Apple Watch Series 5, sem ter de reativar o ecrã, incluindo o acesso à central de controlo e à central de notificações, a possibilidade de alterar mostradores, e muito mais.
  • Criação de conversas de grupo na aplicação Mensagens.
  • Respostas incorporadas para responder a uma mensagem específica e ver todas as mensagens relacionadas numa vista separada.
  • Nova aplicação Atalhos para aceder e executar atalhos criados anteriormente.
  • Possibilidade de adicionar atalhos a um mostrador como complicação.
  • Partilha de audiolivros através da Partilha com a família.
  • Pesquisa agora disponível na aplicação Música.
  • Aplicação Wallet renovada.
  • Suporte para chaves de carro digitais na aplicação Wallet (Series 5).
  • Possibilidade de ver os conteúdos multimédia descarregados nas aplicações Música, Audiolivros e Podcasts.
  • Localização atual disponível para as aplicações Relógio e Meteorologia.

 

Quais os Apple Watches são compatíveis com o watchOS 7?

A Apple deixou de fora as versões Series 1 e a Series 2. Contudo, e com o que acabou de lançar, este sistema operativo ainda estará presente em pelo menos 4 versões.

  • Apple Watch Series 3;
  • Apple Watch Series 4;
  • Apple Watch Series 5.

 

Como Instalar o watchOS 7?

Atualmente pode instalar recorrendo quer ao Apple Watch diretamente, quer indo pelo modo tradicional, na app Watch no iPhone. Assim, no seu Apple Watch vá a Definições, depois a Geral e Atualização de software. Também, através da app Watch no seu iPhone pode ir a DefiniçõesGeral e Atualização de software. Simples e fácil.

 

Portanto, tudo atualizado… divirta-se a usar com qualidade as novidades.

Fonte: Pplware.