7 de mar. de 2021

Quer comprar um iMac Pro? Despache-se que a Apple vai deixar de os vender

 Apresentado na WWDC de 2017, o iMac Pro sempre foi uma máquina poderosa e até um pouco controversa, graças principalmente ao seu preço. A Apple tem neste computador uma das suas melhores propostas e que ao longo dos anos tem provado a sua capacidade.

Pois esta proposta parece agora estar a chegar ao seu fim de vida, com uma mudança na sua venda. A Apple deverá descontinuar esta máquina e apresentar em breve uma nova proposta. As vendas ainda são feitas, mas apenas no stock existente.

iMac Pro Apple máquina computador

Chegou o fim do iMac Pro?

Foi na WWDC de 2017 que a Apple revelou ao mundo a sua nova proposta para a linha iMac Pro. Este computador tem um ecrã de 27″ retina 5K e pode vir com um processador Xeon até 18 núcleos. Há ainda que contar com suporte para drives até 4TB SSD e até 128 GB de memória ECC.

Com um preço base de 5.599 €, o iMac Pro não é uma máquina que seja acessível a todos os utilizadores. No entanto, e com todo o hardware presente, este computador destina-se a funções de elevada necessidade de processamento, tal como a maior parte das máquinas da Apple se destina.

Apple deixa de vender este computador

Pois este computador parece estar agora a chegar ao seu fim de vida, com a Apple a terminar as suas vendas no futuro próximo. O site da empresa, onde pode ser comprado, mostra agora que o iMac Pro está disponível, mas limitado ao stock existente.

A própria Apple já terá confirmado que este é mesmo o fim do iMac Pro e que as suas vendas vão continuar apenas enquanto existir stock. Não existe, por isso, uma data específica para o fim das vendas, mas esta deverá chegar muito em breve.

Em breve teremos uma nova máquina da Apple

Apesar de existirem ainda muitas dúvidas, é quase certo que a Apple estará a preparar uma alternativa ao iMac Pro e a outras máquinas. Com o sucesso dos novos SoC M1 fica claro que a solução irá passar certamente por usar esta nova plataforma.

Tudo apontava para que a renovação dos Mac fosse apresentada na próxima WWDC, mas esta alteração pode mudar os planos. A Apple poderá fazer a apresentação dos novos iMac Pro e outras propostas muito em breve e assim fará a esperada renovação destas linhas.

Fonte: Pplware.

Apple Watch Series 6 e SE vendem 13 milhões de unidades no quarto trimestre de 2020

 O Apple Watch continua a ser um dos produtos Apple com mais proeminência no mercado dos vestíveis. Se o iPhone 12 voltou ao pódio da venda dos smartphones, o Apple Watch não quis ficar atrás e voltou a conquistar posição no mercado dos smartwatches. Curiosamente, no ano de 2020 houve um decréscimo das vendas globais dos smartwatches, mas a Apple parece ter reforçado.

Os dados da Counterpoint Research dão conta de uma subida de posição da marca californiana à boleia do novo Apple Watch Series 6.

Imagem Apple Watch, o smartwatch da Apple

O Apple Watch destaca-se dos restantes concorrentes pela sua qualidade de construção, dos seus sensores e sistema operativo. Além disso, cada vez mais é usado como um vigilante da saúde e bem-estar dos utilizadores, conforme já vimos, até num caso recente em Portugal.

Por falar em Portugal, foi também recentemente que chegou ao nosso país a versão Cellular deste dispositivo que permite ter no Apple Watch um cartão E-SIM, podendo o relógio operar dados e chamadas sem depender do iPhone.

Vendas globais de smartwatches no quarto trimestre de 2020 vs. o quarto trimestre de 2019

Apple Watch ganha quota de mercado

Impactadas pela pandemia da COVID-19, as vendas globais de smartwatches no quarto trimestre de 2020 tiveram uma ligeira redução no comparativo anual. Apesar disso, o ano que passou foi um ano quase estável. Contudo, a Apple conseguiu expandir a sua participação de mercado com o Apple Watch. A empresa “permanece firmemente na vanguarda”, de acordo com novos dados da Counterpoint Research.

Num ano em que o crescimento anual se cifrou apenas em 1,5%, a Apple manteve a sua sólida posição de número um e aumentou a participação de mercado em seis pontos percentuais, ajudando a aproximar o mercado geral do segmento premium.

Vendas Globais de smartwatches no ano 2020 vs. 2019

O Apple Watch Series 6 e SE tiveram um bom desempenho. Segundo as informações, estes dispositivos foram responsáveis por 13 milhões de unidades vendidas. Assim, com estes números, o Apple Watch foi responsável por 40% da participação de mercado no quarto trimestre de 2020.

Conforme podemos ver, a Huawei também cresceu nas vendas durante o ano de 2020. Apesar disso, a empresa chinesa perdeu 1% face ao ano anterior no 4.º trimestre em análise. A Samsung também aumentou a sua participação num ponto percentual, face ao mesmo período do ano anterior. 

Este incremento deveu-se às vendas na segunda metade do ano com o lançamento do seu Galaxy 3 Watch. A empresa sul-coreana ocupa a terceira posição no ranking dos smartwatches.

De realçar que o Fitbit continua estável na quinta posição a valorizar uma alternativa às marcas que dominam este mercado.

Fonte: Pplware.

Como espelhar o celular na TV: conheça 5 formas


 Saber como espelhar o celular na TV pode trazer várias vantagens para o dia a dia. Desde ver uma live no Facebook ou jogar um game mobile em uma tela maior. Assim como mostrar as fotos da última viagem para um grande grupo de amigos.

Com poucos toques, é simples projetar os conteúdos de um dispositivo móvel para uma smart TV ou um televisor comum. A seguir, confira 5 dicas sobre como espelhar o celular na TV.

Projetando usando as funções da Smart TV

Grande parte dos modelos de smart TVs usam protocolos como o Miracast ou possuem sistemas como o Android TV. Caso o televisor tenha uma dessas tecnologias, é bem simples projetar os conteúdos do celular para uma tela maior.

Para o espelhamento, ambos os aparelhos (TV e smartphone) precisam estar conectados à mesma rede wi-fi. Assim, o usuário deve procurar no dispositivo móvel a opção para compartilhar a tela com a TV.

Os apps dos principais serviços de streaming, como NetflixPrime Video e YouTube, possuem botões com a função de enviar o conteúdo da tela do celular para a TV. A vantagem é que o usuário poderá continuar usando o dispositivo normalmente.

Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam espelhar a tela do celular.Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam espelhar a tela do celular.Fonte:  Smart Speakers South Africa/Reprodução 

Usando Gadgets (ChromeCast, Fire TV Stick)

Para aqueles que não têm uma smart TV ou têm modelos que não recebem mais atualizações, os gadgets como ChromeCast e Fire TV Stick são as melhores opções. Isso porque eles permitem que o usuário espelhe o conteúdo do celular com a TV.

Assim como no tópico anterior, os aparelhos precisam estar conectados à mesma rede para funcionarem perfeitamente. Em seguida, o usuário deve acessar as configurações do dispositivo ou escolher a opção dos apps para projetar o vídeo no televisor.

O Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.O Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.Fonte:  iDropNews/Reprodução 

Transmitir usando o Apple TV

Infelizmente, nem todas as smart TVs são compatíveis com os dispositivos da Apple. Uma das soluções é adquirir o Apple TV, um modelo de set-top box com funções semelhantes aos gadgets citados anteriormente.

Assim, o usuário pode usar a função AirPlay do iPhone e do iPad para projetar vídeos ou ouvir músicas através do dispositivo conectado à TV. Lembrando que certos apps de streaming também possuem botões que facilitam a transmissão.

É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.Fonte:  Business Insider/Reprodução 

Conecte o celular usando o cabo HDMI

Sem depender de dispositivos extras, usar um cabo HDMI é outra opção para transmitir os conteúdos do celular. A vantagem desse modo é que é possível projetar vídeos com resoluções até 4K e com excelente qualidade de áudio.

A desvantagem é que ele mostra apenas a tela do smartphone. Portanto, se a pessoa estiver sem internet, ela fica limitada a assistir somente aos arquivos que estiverem armazenados no dispositivo.

Há dois padrões de cabos disponíveis para conectar o celular à TV:

  • O SlimPort traz uma entrada USB mini e saída HDMI. Apesar de promover a conexão de forma simples, esse modelo é raro de ser encontrado e possui um valor elevado. E caso o smartphone tenha porta USB-C, será necessário um adaptador.
  • O MHL tem uma entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. Geralmente, também é preciso uma fonte de alimentação externa para o uso. Apesar dessa desvantagem, ele é fácil de ser encontrado com um valor acessível.

Os cabos UBS também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Os cabos UBS também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Fonte:  WikTrezor/Reprodução 

Projete usando o cabo USB

Após todas essas opções, a mais simples é usar o tradicional cabo USB para espelhar a tela do celular na TV. Assim, basta conectar o dispositivo na porta USB da Smart TV ou monitor.

Em algumas situações, será necessário colocar o smartphone ou tablet em modo de dispositivo de armazenamento externo. Um dos pontos negativos dessa “técnica” é que nem todos os vídeos podem ser transmitidos. Em geral, só é possível exibir imagens.

Gostou dessas dicas de como projetar os conteúdos do celular para a TV? Quais delas você já usou? Conte para gente nos comentários!

Fonte: Tecmundo.