13 de fev. de 2024

Apple lança beta 3 do iOS 17.4, iPadOs 17.4, watchOS 10.4, tvOS 17.4 e macOS Sonoma 14.4

 No caminho para o lançamento oficial do iOS 17.4, assim como das restantes versões dos sistemas operativos, a Apple disponibilizou agora a beta 3. Assim, os programadores podem contar com as novidades implementadas no iOS 17.4, iPadOs 17.4, watchOS 10.4, tvOS 17.4 e macOS Sonoma 14.4. Sim, este é o sistema que traz as alterações exigidas pela União Europeia.

Imagem beta 3 do iOS 17.4

Os programadores registados podem participar nas versões beta abrindo a aplicação Definições, indo à secção Atualização de software, tocando na opção "Atualizações beta" e selecionando iOS 17 ou iPadOS 17 Developer Beta. 

É necessário um Apple ID associado a uma conta de programador para transferir e instalar a versão beta.

O que traz de novo o iOS 17.4?

O iOS 17.4 introduz alterações profundas na forma como a App Store e as aplicações funcionam na União Europeia, abrindo caminho para mercados de aplicações alternativos, sistemas de pagamento alternativos, suporte para motores de navegação de terceiros e acesso NFC para bancos e fornecedores de pagamentos terceiros. Estas funcionalidades estão limitadas à UE e não estarão disponíveis noutros países.

Há, no entanto, alterações nas aplicações de jogos e, com o lançamento do iOS 17.4, a Apple vai permitir aplicações de jogos na cloud, como o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia GeForce NOW. Os minijogos, chatbots e plug-ins também podem agora utilizar o sistema de compras na aplicação.

Para além destas atualizações, o iOS 17.4 adiciona novos caracteres emoji, transcrições para podcasts na aplicação Podcasts, suporte para utilização do SharePlay com o HomePod, Atividades em direto do cronómetro e muito mais.

Em resumo:

Para os utilizadores europeus, o iOS 17.4 beta 3 adiciona algumas alterações importantes, tais como:

  • Marketplaces - ou lojas de aplicações alternativas: os programadores de aplicações na UE podem optar por oferecer as suas aplicações em lojas de aplicações alternativas, desde que cumpram os critérios da Apple em matéria de experiência do cliente, apoio e prevenção de fraudes, entre outras alterações.
  • Notarização para aplicações iOS: uma revisão de base que se aplica a todas as aplicações, independentemente do canal de distribuição, centrada na integridade da plataforma e na proteção dos utilizadores. A autenticação envolve uma combinação de verificações automatizadas e revisão humana.
  • Opções do navegador predefinido: os utilizadores da UE podem escolher um novo navegador predefinido a partir de uma lista dos navegadores mais descarregados em dispositivos iOS logo após a atualização para o iOS 17.4.
  • Acesso NFC de terceiros: os bancos e os serviços de pagamento de terceiros podem ser oferecidos aos iPhones europeus.
  • Mais acesso: os programadores podem solicitar funcionalidades adicionais de hardware e software para a Apple.

De referir que algumas destas alterações mais profundas para o mercado europeu ainda estão a ser testadas, podendo na versão final existir algumas diferenças.

Neste lançamento, a Apple também lançou hoje a segunda versão beta da próxima atualização do visionOS 1.1 para programadores, permitindo-lhes testar novas funcionalidades antes de o software ser lançado ao público.

A segunda versão beta surge uma semana após o lançamento da primeira versão beta.

Fonte: Pplware.

Apple está a desenvolver iPhones dobráveis em formato de concha

 Muitas marcas já apostaram no segmento dos telemóveis dobráveis, mas há um nome que ainda não se encontra neste ramo, que é o da Apple. Mas as recentes informações mostram que a marca da maçã já está a desenvolver iPhones dobráveis em formato de concha.

Apple está a criar iPhones dobráveis em forma de concha

De acordo com as informações recentes, a Apple já está a construir os protótipos de pelo menos dois iPhones que se dobram em formato de concha. Os detalhes foram revelados pelo canal The Information (via Reuters) nesta quarta-feira (7) e foram referidos por uma pessoa com conhecimento direto sobre o assunto.

Segundo o que foi referido, os iPhones dobráveis já se encontram numa fase de desenvolvimento inicial mas, para já, não está nos planos da Apple que a produção em massa destes equipamentos aconteça neste ano de 2024 nem no próximo ano de 2025. Portanto, possivelmente só depois disso é que teremos no mercado smartphones que fechem em concha com o símbolo da maçã cravado na parte traseira do equipamento.

As informações indicadas pela fonte revelam ainda que, recentemente, a empresa de Cupertino contactou pelo menos uma fabricante do continente asiático para obter componentes relaiconados a dois modelos de iPhones dobráveis, mas de tamanhos diferentes.

A Reuters tentou obter mais informações junto da Apple, mas a marca liderada por Tim Cook ainda não havia respondido ao pedido de esclarecimentos.

Será que está para breve um iFlip?

Fonte: Pplware.

Apple, Meta, Google e Microsoft juntam-se a um consórcio para promover uma IA responsável

 Um grupo de 200 grandes empresas de tecnologia juntou-se a um esforço baseado nos EUA para promover práticas responsáveis de Inteligência Artificial (IA). O US AI Safety Institute Consortium (AISIC) terá como membros a Apple, a Meta, a Google e a Microsoft.

 

"Mitigar os riscos e aproveitar o imenso potencial da IA"

A secretária do Comércio, Gina Raimondo, acaba de anunciar os numerosos novos membros do grupo e disse que terão a tarefa de realizar as ações indicadas pela ampla ordem executiva do presidente Biden sobre inteligência artificial.

O governo dos EUA tem um papel significativo a desempenhar na definição de padrões e no desenvolvimento das ferramentas de que precisamos para mitigar os riscos e aproveitar o imenso potencial da inteligência artificial.

Disse Raimondo, num comunicado.

Imagem de degustação vinho pela IA

A ordem executiva de outubro de Biden era de longo alcance, então este consórcio concentrar-se-á no desenvolvimento de diretrizes para "red-teaming, avaliações de capacidade, gestão de risco, segurança e proteção e marca d'água em conteúdo sintético".

Red-teaming

Red-teaming é um termo de cibersegurança que remete à Guerra Fria. Refere-se a simulações em que o inimigo era designado por "equipa vermelha". Neste caso, o inimigo seria uma IA empenhada em "comportar-se" mal. As pessoas envolvidas nesta prática tentarão enganar a IA para que faça coisas más, como expor números de cartões de crédito, através de pirataria informática imediata. Quando as pessoas souberem como quebrar o sistema, podem criar melhores proteções.

A marca d'água em conteúdo sintético é outro aspeto importante da ordem original de Biden. Os membros do consórcio desenvolverão diretrizes e ações para garantir que os utilizadores possam identificar facilmente os materiais gerados por IA.

Espera-se que isto diminua os deepfakes e a desinformação gerada por IA. A marca d'água digital ainda não foi amplamente adotada, embora este programa vá "facilitar e ajudar a normalizar" as especificações técnicas subjacentes a esta prática.

O trabalho do consórcio está apenas no início, embora o Departamento do Comércio diga que representa a maior coleção de equipas de teste e avaliação do mundo.

Fonte: Pplware.

iPhones poderão vir a ter um “modo subaquático” dedicado, revela nova patente

 O iPhone todos os anos apresenta algo novo, dos SoCs à capacidade de se comunicar por satélite, a Apple tem trazido inovações que, em certos cenários, fazem a diferença. Os próximos poderão, à imagem do Apple Watch, ter um "modo subaquático". Esta informação foi recolhida de uma nova patente que nos mostra alguns dados curiosos!

Ilustração de iPhone com modo subaquático

A Apple é conhecida por investir muito em várias tecnologias de ponta que, um dia, farão parte dos seus produtos. Uma destas tecnologias é a "underwater user interface" ou numa tradução direta interface de utilizador subaquática, recentemente patenteada. A empresa de Cupertino poderá equipar um dos seus iPhones com esta funcionalidade neotérica.

Aqui, vamos tentar perceber o que é esta funcionalidade e como poderá melhorar a experiência do iPhone.

Patente da interface de utilizador subaquática da Apple

A Apple registou uma patente de 78 páginas na terça-feira para esta "interface de utilizador subaquática". A ideia subjacente é exatamente o que parece - ativar uma interface de utilizador alternativa no seu iPhone quando este se encontra debaixo de água.

A Apple considera que a atual interface iOS é "incómoda e ineficaz" quando o iPhone está submerso em água ou simplesmente molhado. A Apple considera que a interface atual é "desatualizada, morosa e ineficaz" debaixo de água. Já o deve ter experimentado num iPhone ou em qualquer outro smartphone. Os ícones, os widgets e os elementos da interface do utilizador não respondem ao toque como seria de esperar.

Também pode acontecer de outra forma, ou seja, dedos húmidos ou molhados também podem afetar a sua interação com o ecrã ou a IU. Os seus toques podem ser registados incorretamente ou resultar em respostas não intencionais da interface.

Assim, para ultrapassar este problema, a Apple criou este modo subaquático, em que a interface do iOS terá botões maiores, menos menus e mais entradas serão feitas utilizando os botões do dispositivo, como o botão de ligar/desligar ou os botões de volume.

De certa forma, pensamos que poderá assemelhar-se ao Easy Mode do One UI ou aos ícones de lançadores Android de terceiros, como o Big Launcher. Se for esse o caso, esta interface pode ser útil para os idosos e para os deficientes visuais. Mas só podemos ter a certeza quando tivermos mais pormenores.

Além disso, a biblioteca de aplicações ou o ecrã inicial poderiam permitir o deslocamento vertical em vez do deslizamento horizontal na atual interface do utilizador do iOS.

Quando é que podemos contar com o modo subaquático nos iPhones?

A Apple acabou de publicar a patente e a coisa deve ser uma iniciativa experimental. É possível que nem sequer chegue a um iPhone de retalho, pelo menos tão cedo. Não estamos à espera desta funcionalidade na série iPhone 16, pois não temos a certeza se se trata apenas de uma funcionalidade de software ou se requer engenharia de hardware.

Por enquanto, pode comprar capas à prova de água de fabricantes de acessórios como a Catalyst, se a proteção incorporada não for suficiente. Caso não saiba, a mais recente série iPhone 15 oferece uma resistência à água até 6 m durante 30 minutos com a classificação IP68. Isto deve ser suficiente para uma exposição limitada à água.

Fonte: Pplware.