29 de ago. de 2021

Falhas de som no seu iPhone? Apple lança programa de troca de módulo

 Tem um iPhone com problemas de som? A Apple anunciou hoje o lançamento de um novo programa de substituição de componentes relacionado com o áudio dos seus smartphones.

De acordo com a informação da gigante da maça, o programa é direcionado para o iPhone 12 e 12 Pro que têm vindo a apresentar problemas a esse nível.

iPhone 12 mini e iPhone 12 Pro Max não fazem parte do programa

De acordo com a própria Apple, uma "percentagem muito pequena" de ‌iPhone 12‌ e 12 Pro podem apresentar problemas de som devido a um componente que pode apresentar falhas no módulo recetor. A empresa revela que os dispositivos afetados foram fabricados entre outubro de 2020 e abril de 2021.

‌Os proprietários do iPhone 12‌ e 12 Pro que possuam um dispositivo que não emite som ao fazer ou receber chamadas podem aceder ao programa de substituição do componente gratuitamente. Os modelos do iPhone 12 mini e 12 Pro Max não são afetados e por isso não são abrangidos por este programa de serviço.

Caso o iPhone 12‌ ou 12 Pro apresentem danos que dificultem ou impossibilitem a possibilidade de reparar o equipamento, como, por exemplo, um  ecrã partido, não são legíveis para reparação.

Nesses casos, é necessário resolver primeiro esse problema para posteriormente ativar o serviço gratuito de reparação do som.  A Apple refere também que o programa de reparo dá cobertura aos dispositivos iPhone 12 ou 12 Pro afetados pelo período de dois anos após a venda.

Programa de Serviço da AppleFonte: Pplware

Idoso é salvo duas vezes em dois anos graças ao Apple Watch


 O Apple Watch já foi retratado inúmeras vezes como um dispositivo que salvou a vida do usuário, especialmente no caso de  pessoas com problemas cardíacos e idosos que estão sozinhos — ou até para impedir roubos a uma residência, como ocorreu em um caso recente.

Só que o caso do norte-americano Dan Pfau, que mora em Massachusetts, é ainda mais curioso. O aposentado de 70 anos já teve a vida salva duas vezes pelo relógio inteligente, usando um recurso diferente do aparelho em cada incidente.

Salvo pelo sensor

Segundo o jornal Boston Globe, o primeiro caso aconteceu há dois anos, quando Dan estava andando de bicicleta. Ele se desequilibrou ao passar em uma lombada e caiu, ficando momentaneamente desacordado na estrada. Neste caso, o Apple Watch chamou a emergência automaticamente graças ao detector de quedas, que identificou uma alteração radical no posicionamento do usuário.

A ambulância chegou rapidamente e o resgatou. Dan teve uma pequena hemorragia na região da cabeça, que foi curada naturalmente, e parou de pedalar por orientações médicas.

Segunda chance

Esse não foi o único momento em que o aposentado precisou da ajuda do periférico. Agora em 2021, Dan sofreu um desmaio quando estava sozinho em casa e bateu com a cabeça no chão, causando um sangramento.

Ainda consciente, ele desabilitou o detector de quedas por acreditar que estava bem, mas caiu novamente ao ir ao banheiro, sentindo dores fortes no pescoço. Percebendo a gravidade, ele conseguiu ditar uma mensagem para a esposa, que estava em outro andar da casa, e foi resgatado.

Novamente salvo pelo dispositivo e pelo atendimento médico, Dan até confessou, em tom de brincadeira, que não gosta muito do visual do aparelho. "Eu tenho relógios mais bonitos", disse o idoso. No entanto, ele afirma que seria "tolo" de utilizá-lo em suas atuais condições.

Fonte: Tecmundo.

Apple lançou uma nova versão de firmware para os AirTags

 As etiquetas localizadoras de objetos da Apple, os AirTags, são um produto de sucesso da empresa e que faz muito jeito ao utilizador. Depois de várias empresas terem amadurecido este mercado, a Apple usou toda a capacidade de localização dos milhões de iPhones existentes para criar uma gigante rede Encontrar.

Este dispositivo voltou a ser atualizado e o novo firmware, após a última atualização, refinou o sistema anti-stalking.

Imagem AirTags da Apple

AirTags têm novo firmware

Segundo o que foi visto, a empresa de Cupertino lançou um novo firmware. Trata-se da versão 1.0.291 e apresenta o número de compilação 1A291a. Esta atualização traz algumas melhorias à medida que se aproxima a data de lançamento da versão final do iOS 15.

Apesar de haver no passado alguma informação sobre o alvo do novo software, desta vez não há grandes informações.

Não há como forçar uma atualização dos AirTags, porque é algo que é feito remotamente através de um iPhone quando ligado. Para garantir que a atualização acontece, pode colocar o seu AirTag ao alcance do seu ‌iPhone‌, mas tem que esperar que o firmware seja implementado no dispositivo.

 

Como podemos ver a versão do firmware?

A Apple não deixou esta informação com acesso direto. Assim, para podermos descobrir a versão do software atualmente instalado para um AirTag que temos, basta fazer o seguinte:

  • Abra a aplicação Encontrar.
  • Depois selecione a AirTag da lista no separador Objetos.
  • Agora toque no indicador de bateria no painel deslizante para cima.

Conforme vão reparar, ao tocar no indicador de bateria alternará uma nova visualização que mostra o número de série e a versão do software do acessório. Toque novamente para voltar à hora da última atualização e ao estado da bateria.

Como descobrir o número de série dos AirTags

Se deseja descobrir o número de série de uma AirTag que não é sua, existem duas maneiras fáceis de fazer isso.

Se tiver um dispositivo iPhone ou Android compatível com NFC, simplesmente segure o AirTag próximo ao scanner NFC no seu telefone.

Imagem AirTag com smartphone Android

Isso lançará um site da Apple que inclui o número de série do AirTag, bem como informações de contacto, caso o proprietário tenha colocado o AirTag no Modo Perdido.

O número de série do AirTag também é impresso fisicamente no próprio dispositivo. Então, ainda pode encontrar as informações sem ser emparelhado na app Encontrar.

Fonte: Pplware.





Preço do ‘iPhone 13’, data do evento da Apple e outras novidades

 Estamos a poucas semanas da apresentação do iPhone 13, supostamente será esse nome, até a Apple o oficializar ou não. Partindo deste princípio, o novo iPhone não vem só. Os rumores, cada vez mais "audíveis" dizem que vem acompanhado com os novos AirPods. E a data do evento?

Ano passado, a keynote "tradicional" foi no dia 15 de setembro, mas, por razões pandémicas, o evento do iPhone 12 foi mais tarde, a 13 de outubro. Desta vez, será que a Apple vai apresentar tudo no mesmo dia?

Ilustração Evento Apple para apresentação iPhone 13

Evento Apple dia 14 de setembro?

Antes do convite oficial enviado e apresentado pela Apple, tudo gira em torno do rumor. Contudo, algumas informações, supostamente saídas de pessoas próximas à empresa, dizem que o evento de apresentação do iPhone 13 será no dia 14 de setembro.

Neste evento, a Apple irá apresentar o Apple Watch Series 7, os AirPods 3 e o novo iPhone 2020. O "iPhone 13" deverá entrar em pré-venda a 17 de setembro.

Ilustração AirPods 3 da Apple

Esta data deverá permitir que os dispositivos possam começar a chegar aos clientes no dia 24 de setembro.

No que toca aos AirPods 3, estes auscultadores deverão começar a ser enviados na quinta-feira, dia 30 de setembro.

Ilustração Apple Watch Series 7

O Apple Watch Series 7 deverá ter o mesmo calendário de apresentação, pré-venda e chegada ao cliente igual ao iPhone. Este novo smartwatch da empresa de Cupertino deverá aparecer este ano com novos tamanhos de ecrã.

Referem os rumores que o Apple Watch 7 terá um modelo de 41 mm e o maior, de 45 mm.

 

Preço do iPhone 13

Um dos pontos interessantes nesta senda de rumores é o preço do novo iPhone 13. Este novo smartphone vem com mais tecnologia, traz o mesmo design, mas oferece um conjunto melhorado de câmaras, de bateria e estende a experiência de utilização a outros níveis, no que toca à Realidade Mista.

Tudo isto está dependente dos chips. Ora é neste ponto que tudo fica intermitente. Isto é, o mercado dos chips está com os preços a aumentar devido a uma escassez estranha.

Imagem iPhone 13

Portanto, seguindo uma linha possível, estes poderão ser os preços do iPhone 13 para o mercado nacional:

  • iPhone 13 mini
    • 64 GB - 879 euros
    • 128 GB - 929 euros
    • 256 GB - 1049 euros
  • iPhone 13
    • 64 GB - 979 euros
    • 128 GB - 1029 euros
    • 256 GB - 1149 euros
  • iPhone 13 Pro
    • 128 GB - 1229 euros
    • 256 GB - 1349 euros
    • 512 GB - 1579 euros
  • iPhone 13 Pro Max
    • 128 GB - 1329 euros
    • 256 GB - 1449 euros
    • 512 GB - 1679 euros

Conforme já referimos, em falta de informações oficiais, estes preços e datas são ainda expectativas, como base nos rumores. Contudo, e tendo em conta o que a Apple nos habituou, as informações parecem viáveis.

Fonte: Pplware.

Apple News reduz taxa cobrada para atrair novos editores


 A Apple anunciou nessa quinta-feira (26) a redução da comissão cobrada das empresas jornalísticas interessadas em participar do serviço Apple News. A partir de agora, a taxa exigida dos editores de notícias será de 15%, metade do que ela cobrava anteriormente (30%).

Para ter direito ao benefício, as produtoras deverão se inscrever no Programa de Parceiros de Notícias da Apple, que acaba de ser lançado, além de concordar com algumas exigências da big tech. Uma delas é fornecer todo o material à plataforma no Formato Apple News (ANF).

Os participantes também precisam manter um “canal Apple News robusto” nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido. Aqueles que estiverem fora dessas regiões e não publicarem em ANF precisarão compartilhar o conteúdo fornecido por meio de um feed RSS.

O Apple News possui 125 milhões de usuários ativos.O Apple News possui 125 milhões de usuários ativos.Fonte:  Apple/Divulgação 

E tem mais. As publicações que aderirem ao programa devem produzir conteúdos exclusivos para o serviço e oferecer aos usuários a renovação automática da assinatura por meio do sistema de compras da App Store. Em contrapartida, os editores ficam com 100% da receita obtida por meio dos anúncios vendidos dentro da plataforma.

Reduções em outros serviços

Além do app de notícias do iPhone, que conta com 125 milhões usuários ativos atualmente, segundo a empresa, a redução nas taxas da App Store já havia acontecido em relação a outros serviços. A empresa cortou pela metade a comissão cobrada das plataformas de vídeo, por exemplo, mas fazendo exigências.

No ano passado, a Apple lançou um programa destinado às empresas que faturam menos de US$ 1 milhão em vendas líquidas na sua loja de apps. As organizações que se enquadram nessa faixa de renda pagam 15% de comissão.

A redução também acontece quando o usuário renova a assinatura de um serviço pelo segundo ano. Nestes casos, a fornecedora repassa 15% do valor à Apple, em vez dos 30% referentes aos primeiros 12 meses.

Fonte: Tecmundo.

Apple Watch ultrapassa os 100 milhões de utilizadores ativos

O número de utilizadores de um produto é uma das formas mais eficazes de verificar se o mesmo é bom ou não. O Apple Watch passou recentemente um marco muito importante.

Existem agora 100 milhões de utilizadores ativos. E mais de 50 milhões são americanos.

Imagem Apple Watch

Estes números provêm dos analistas de uma empresa de análise de mercado.

A base de utilizadores do Apple Watch ultrapassou a marca dos 100 milhões pela primeira vez durante o trimestre terminado em junho, capturando a maior parte dos utilizadores de smartwatches a nível mundial.

Disse o Analista Sénior Sujeong Lim. E Lim diz ainda que mais de metade dos smartwatches da Apple estão a ser utilizados nos Estados Unidos da América.

 

O mandato de Tim Cook no mundo dos Apple Watches

Tim Cook substituiu oficialmente o falecido CEO da Apple, Steve Jobs, há dez anos. O Apple Watch OS ofereceu algumas características extremamente interessantes como a monitorização básica do sono, e também a monitorização do quanto o utilizador lava as mãos.

O Apple Watch é um dos mais significativos novos produtos de hardware do mandato de Cook, e 100 milhões de utilizadores ativos é a prova de que a Apple não está apenas a apostar nas ideias de Steve Jobs.

Imagem Tim Cook, CEO da Apple

Contudo, a linha de relógios não está sequer próxima do sucesso do iPhone.

A Apple diz que a base de instalação de aparelhos iOS passou de mil milhões de utilizadores em finais de 2020. E a base de instalação para o iPad foi estimada em cerca de 400 milhões em 2020.

 

Qualidade premium a preços premium

Ao preço de 299 euros, o modelo SE é considerado o mais barato da linha. No entanto, a Apple tem-se saído bastante bem há vários anos, oferecendo produtos premium a diferentes preços premium. Um exemplo disto é que o iPhone mais barato ainda está a 338 euros.

Atualmente, grande parte dos smartwatches está na categoria abaixo dos 85 euros. Estes são menos avançados do que os produtos da Apple, mas oferecem características semelhantes relacionadas com a saúde como, por exemplo, a monitorização do ritmo cardíaco. 

Fonte: Pplware.