28 de out. de 2021

Apple: Resultados do trimestre abaixo do esperado, mas crescimento em várias áreas

Os resultados trimestrais da Apple são sempre esperados, para avaliar como a empresa desempenhado no mercado. Por norma, esta apresenta um crescimento, mas desta vez não foi esse o cenário apresentado.

A apresentação foi feita há momentos por Tim Cook e desta vez os resultados do trimestre ficaram abaixo do esperado, mas com crescimento em várias áreas importantes. Vamos conhecer como foi o penúltimo trimestre de 2021 para a Apple.

Apple receita trimestre iPhone iPad


Um trimestre importante, mas abaixo do esperado

A expetativa para o terceiro trimestre de 2021 da Apple era elevada. Os analistas e a própria bolsa de valores tinham apresentado valores elevados para este trimestre, algo que acabou por ficar acima dos valores apresentados.

Os números são, ainda assim, impressionantes e revelam o bom desempenho da Apple nos diferentes mercados onde está presente. Do que foi apresentado, a gigante de Cupertino teve nos últimos 3 meses uma receita de 83,4 mil milhões de dólares, um crescimento de 29% face ao ano anterior. O lucro para este período foi de 20,5 mil milhões de dólares.

Apple receita trimestre iPhone iPad

Vendas do iPhone, iPad e outros a crescer

As receitas do iPhone atingiram os 38,9 mil milhões no terceiro trimestre de 2021, um crescimento significativo face aos 26,4 mil milhões que teve em 2020. No que toca ao iPad, as receitas cresceram 21%, conseguindo um valor de 8,3 mil milhões de dólares. O Mac quase não se alteraram, ficando nos 9,2 mil milhões.

No campo dos serviços, o crescimento continuou a ser a nota dominante, ficando nos 8,8 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 26% face ao ano anterior. O segmento dos Vestiveis, Casa e Acessórios cresceram 11% face a 2020, conseguindo 8,8 mil milhões de dólares.

Apple receita trimestre iPhone iPad

Base das receitas já eram esperadas pela Apple

Foi neste trimestre que a Apple lançou e iniciou as vendas do iPhone 13, bem como do novo iPad de 10,5 polegadas e do iPad mini. Mesmo tendo chegado apenas no final do trimestre, os valores do trimestre beneficiaram das vendas significativas do iPhone e outros dispositivos, que não abrandaram.

Curiosamente, e tal como as restantes fabricantes, a falta de chips teve um impacto grande no trimestre da Apple. Segundo Tim Cook, as perdas graças a esse fator atingiram os 6 mil milhões. Também neste trimestre a Apple não apresentou previsões, dado que a imprevisibilidade é ainda grande.

Fonte: Pplware.

iOS 15.2 beta 1 está em desenvolvimento pela Apple e os programadores já o podem testar

 Esta semana foi aproveitada pela Apple para lançar ao público os seus mais recentes sistemas operativos. Entre eles estava o iOS 15.1 que trouxe mais estabilidade e correções necessárias aos iPhones. Contudo, como é tradição, a empresa libertou já a evolução deste sistema e os programadores podem trabalhar na nova versão iOS 15.2 beta 1.

Há já a olho nu algumas novidades que vamos explorar.

Imagem iPhone 13 Pro com iOS 15.2 beta 1

O iOS 15.1 foi o lançamento que veio trazer aos iPhone mais estabilidade, correção de pequenos problemas e a libertação de novidades que haviam sido prometidas lá atrás na WWDC 2021. Contudo, a empresa de Cupertino trabalha já nos melhoramentos de algumas áreas que podem e devem ser olhadas de um ponto de vista diferente.

 

iOS 15.2 beta apresenta resumo de notificação redesenhado

A Apple tem uma opção de Notificações que prepara ao utilizador um resumo das suas notificações programadas. Em Definições > Notificações o utilizador poderá ativar o Resumo programado que irá mostrar um resumo de notificações todos os dias a uma hora específica.

Deste modo, o utilizador pode reduzir o número de interrupções ao longo do dia e, depois, ficar a par de tudo a uma hora conveniente.

Foi aqui que a Apple interveio para dar um novo aspeto a este resumo. Basicamente deu um design mais limpo para ter de facto aspeto de resumo, como podemos ver nas imagens em baixo

Segundo a Apple, este resumo é ordenado de forma inteligente por prioridade, com as notificações mais relevantes na parte superior, para que o utilizador possa atualizá-lo rapidamente.

 

Relatório de privacidade das aplicações

Este recurso vem na sequência do investimento feito pela empresa nas versões anteriores. Isto é, depois de ser introduzido no iOS 14.5 a App Tracking Transparency, uma funcionalidade que entrega nas mãos dos utilizadores a vontade de ser ou não seguido pelas aplicações e páginas, a Apple vai agora um passo adiante.

Se for a Definições > Privacidade > Relatório de privacidade das aplicações, terá aí dentro inicialmente o botão para ativar o serviço. Depois, com o normal desenrolar da atividade no smartphone oi tablet, o utilizador terá os domínio contactados diretamente por cada aplicação.


Segundo a Apple, esta secção que foi colocada nas Definições, permite ao utilizador ver quantas vezes as aplicações têm acesso à sua localização, fotos, câmara, microfone e contactos durante os últimos sete dias. Também mostra quais as apps que entraram em contacto com outros domínios e há quanto tempo eles os contactaram.

Em resumo, além de algumas correções de segurança, que a Apple aproveita sempre para fazer, otimizações e outros melhoramentos, a empresa está a acrescentar mais funcionalidades que vêm refinar o que já existe.

Além do iOS 15.2 beta 1, a Apple disponibilizou também o iPadOS 15.2 beta 1, o watchOS 8.3 beta 1 e o tvOS tv.2 beta 1.

Fonte: Pplware.

Apple tem solução para o problema do notch nos MacBook Pro, mas não vai agradar

 O notch dos novos MacBook Pro têm sido um ponto de discórdia para muitos potenciais clientes da Apple. Se por um lado o ganho de espaço no ecrã é algo muito positivo, por outro, poucos gostam de ter a área central ocupada.

Ao mesmo tempo, com a chegada dos novos MacBook Pro aos primeiros clientes, foram detetados problemas com o notch, o macOS Monterey e as apps deste sistema. A Apple, entretanto, encontrou uma solução para o problema. A verdade é que mesmo esta dificilmente irá agradar a alguém.

Apple notch MacBook Pro macOS apps


Os problemas do notch dos novos MacBook Pro começam a surgir agora. Não são falhas de hardware, mas sim do próprio sistema operativo e da forma como se relaciona com o notch e com a apresentação de informação nesta área.

Ficou claro, com as situações reveladas, que a Apple não preparou o macOS Monterey para este novo elemento. Surge na barra superior informação atrás do notch, algo que não seria esperado, até porque esta não está visível, nem sequer acessível.

A solução, ainda que temporária, está identificada e consta de um documento da Apple para os programadores. Certamente não será do agrado dos utilizadores. O que é descrito no documento de suporte para os programadores fala da opção "Scale to fit below built-in camera."

Esta deverá ser ativada pelos utilizadores e resume-se a aumentar as bordas do ecrã até ficar abaixo da zona do notch. Na prática, está a retirar uma das novidades que apresentou como sendo uma melhoria para os MacBook Pro.


Do que se sabe, esta solução tem de ser aplicada para cada aplicação, de forma isolada. É uma solução para as apps, enquanto os programadores não alteram as suas propostas para estarem ajustadas ao notch e à mudança de espaço.

Fica assim por resolver o problema maior, que está no próprio macOS Monterey. O próprio sistema operativo da Apple tem problemas com o notch e com a apresentação de informação nessa área. Os ícones surgem aí e naturalmente que não são vistos, bem como toda a sua informação.

Fonte: Pplware.

A Apple parece ter-se esquecido que os novos MacBook Pro têm um notch

 No mesmo evento que apresentou os novos SoC M1 Pro e Max, a Apple revelou também as primeiras máquinas que os vão usar e explorar. Falamos dos novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, com todas as suas novidades.

Uma destas é um notch que estes computadores têm, que concentra um conjunto alargado de sensores e a câmara frontal. É este elemento que está agora a ter um comportamento estranho, levando a crer que a Apple se terá esquecido deste elemento no macOS.

Apple notch MacBook Pro macOS Monterrey


Para garantir um computador com uma moldura no ecrã próxima do zero, a Apple criou o notch nos novos MacBook Pro. Este tem presente todos os sensores que estão normalmente espalhados nesta área e está a ter problemas no macOS Monterey, onde parece ter sido esquecido.

Agora que estão a chegar aos primeiros utilizadores, fica claro que a Apple não preparou de forma correta a integração com o macOS Monterey. Esperava-se que esta área estivesse fora da utilização e fosse ignorada pelo sistema operativo.


Do que pode ser visto, afinal o macOS Monterey coloca ícones e opções das apps nesta área onde é impossível aceder. Esperava-se que este novo sistema se adaptasse e impedisse este comportamento, uma vez que esta é uma área que não deve ser acessível.

A Apple tem documentação específica e que prepara os utilizadores para lidarem com a utilização do notch no macOS Monterey. Estes devem preparar as suas apps para que evitem a utilização deste espaço nos novos MacBook Pro, como esperado.


Este erro não deveria ser algo presente no novo macOS Monterey e nos equipamentos, uma vez que a Apple tem experiência nesta área. Desde cedo que tem trabalhado com este elemento há muitos anos e algumas das apps têm um comportamento normal.

Certamente que a Apple irá muito em breve resolver esta situação e garantir que a área do notch fica inacessível e protegida. Ainda assim, não era esperado que a gigante de Cupertino lançasse o macOS Monterey sem esta adaptação para os novos MacBook Pro e o seu notch.

Fonte: Pplware.