14 de jul. de 2022

Mapas da Apple: Veja como utilizar a função multi destinos no iOS 16

 A opção de adicionar vários destinos no navegador é nova na app Mapas da Apple, mas antiga no Google Maps, que pode ver como usar aqui. Agora os mapas nativos do iPhone, iPad e restantes dispositivos também terão esta funcionalidade. Basicamente, é uma forma de colocarmos vários destinos ou paragens intermédias entre a partida e o destino final da nossa viagem.

Os novos sistemas operativos da Apple trazem muitas novidades. Umas são já conhecidas de apps de terceiros a gravitar no ecossistema da empresa de Cupertino, outros são efetivamente uma inovação. Vamos ver como funciona esta.

Imagem app Mapas da Apple do iPadOS 16 beta 3

As férias estão a bater à porta e queremos muitas vezes programar a nossa viagem com paragens intermédias. Usar os mapas dos smartphones é uma ajuda preciosa, pois as informações obtidas podem ajudar-nos até a poupar dinheiro, assim como a evitar uma série de problemas de trânsito.

Quando a viagem é longa, interessa programar onde vamos parar para descansar, tomar um café, ir ao WC e até abastecer. Pelo caminho podemos visitar lugares de passagem, pois é uma boa oportunidade de rentabilizar a viagem. E nada como colocar tudo no mapa e seguir rumo.

Conforme referido, ao usar o iPhone, a opção de mapas para este roteiro seria o Google Maps para iOS, que permite esta gestão de rotas desde 2016. Finalmente, com a chegada do iOS 16, o Apple Maps permite planear um percurso com múltiplas paragens. E é muito fácil de usar.

Como programar paragens intermédias na nossa viagem via Mapas da Apple

  • Abra a app Mapas da Apple no seu iOS
  • Introduza os seus pontos de partida e de chegada. A app irá calcular a rota (ou rotas, se existirem alternativas).
  • Nas instruções de texto, toque em Adicionar Paragem e adicione o local, morada, ou contacto que deseja visitar.
  • A nova paragem será automaticamente acrescentada ao final da sua lista. Se quiser que seja uma paragem pelo caminho, toque e segure nas três linhas à direita do nome do lugar, e mova-a para onde quiser na sua lista de destinos.

Fácil, útil e muito a propósito desta altura em que milhões de pessoas se deslocam para ir de férias ou, simplesmente, para explorar outros locais com várias paragens.

Fonte: Pplware.


Apple acima da concorrência mesmo quando o mercado de smartphones tropeça

 O mercado global de smartphones pode estar de rastos, mas o iPhone 13 continua a vender bem, e a Apple espera que o seu próximo iPhone 14 faça ainda melhor. As expectativas ligeiramente superiores da Apple para o próximo iPhone sublinham uma crença crescente entre os analistas de Wall Street de que as vendas da empresa Cupertino são suscetíveis de se aguentarem melhor do que a indústria mais ampla de smartphones se as grandes economias entrarem em recessão.

O iPhone para muitos é o primeiro dispositivo do ecossistema Apple, depois o Apple Watch, AirPods e toda uma gama de iPads e Macs.

Imagem dos smartphones da Apple, linha iPhone 13

Apple vende bem mesmo com o mercado a cair

A Apple, que reporta os seus lucros do terceiro trimestre fiscal a 28 de julho, transmitiu as suas expectativas aos fornecedores naquilo que são as previsões iniciais, à medida que realiza a produção experimental do iPhone 14. Estas informações, partilhadas por fontes com conhecimento direto do assunto, foram publicadas pela Reuters.

Com a Apple posicionada no extremo superior do mercado, os analistas acreditam que a inflação em itens essenciais como alimentos e combustíveis tem um menor impacto na sua base de utilizadores com mais disponibilidade financeira. Quem o refere são os analistas da indústria, tais como o presidente da Fubon Securities Investment Services Co, Charles Hsiao. Estes especialistas acreditam que a procura de produtos eletrónicos de consumo irá abrandar globalmente este ano e no próximo.

Imagem produtos da empresa de Cupertino

A pandemia na China ainda afeta o mercado dos smartphones

Uma desaceleração económica na China já deu um enorme abanão ao mercado dos smartphones. As vendas globais caíram 10%, face ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Counterpoint Researchem maio passado venderam-se 96 milhões de unidades. É apenas a segunda vez em quase uma década que o número mensal desceu abaixo dos 100 milhões de dispositivos, disse a empresa.

Contudo, duas fontes da cadeia de fornecedores da Apple para o produto iPhone, com conhecimento direto do assunto, revelaram que as vendas do iPhone continuam com excelentes números neste mês de julho, apesar dos sinais de arrefecimento da procura do mercado para outros fabricantes.

Imagem de uma fábrica de smartphones da Apple na China

Outras informações revelam que os envios de julho para o iPhone 13, numa das principais fábricas de produção, foram um terço superiores aos de julho do ano passado.

Este padrão foi especialmente invulgar porque as vendas dos atuais modelos do iPhone tendem a abrandar em julho e agosto à medida que os consumidores aguardam novos modelos que a Apple tradicionalmente lança em setembro.

 

Consumidores chineses foram importantes no aumento de vendas da Apple

O iPhone continuou a vender bastante tarde no seu ciclo, em parte porque "a procura da China recuperou acentuadamente após o fim dos confinamentos e o iPhone foi um beneficiário" de um feriado de compras de junho na China, escreveu o analista da Cowen Krish Sankar numa nota aos clientes.

Imagem de fila para comprar o iPhone 13 na China

De acordo com o seu calendário anual, a Apple iniciou a produção experimental do sucessor do iPhone 13 com o objetivo de aumentar a produção em massa em agosto para que os dispositivos possam começar a ser enviados no outono. A previsão inicial de expedição que a Apple deu aos fornecedores é "ligeiramente superior" à do iPhone 13 há um ano, disse a segunda fonte.

Para o recém-encerrado terceiro trimestre fiscal, alguns analistas de Wall Street estão a preparar-se para um ligeiro declínio nos envios do iPhone 13, mesmo que os volumes sejam mais elevados em algumas fábricas individuais. Mas os analistas ainda esperam que o iPhone se saia melhor do que os seus rivais. Cowen, por exemplo, espera que os envios de dispositivos Apple baixem cerca de 1% para o último trimestre, enquanto que o total dos envios de dispositivos poderá descer até 13%.

Um dos beneficiados com estes números da Apple é a Samsung, mais concretamente, a unidade de ecrãs. Com o aumento de vendas dos iPhones, a fornecedora dos ecrãs irá sair beneficiada, apenas do mercado Android estar em queda.

Fonte: Pplware