18 de mai. de 2022

Apple lançou a beta 1 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7

 Depois de ter lançado nesta segunda feira a versão final dos sistemas operativos iOS 15.5, iPadOS 15.5, tvOS 15.5, macOS 12.4 e watchOS 8.6, a empresa de Cupertino continua a mexer no software e traz agora a beta 1 do iOS 15.6, iPadOS 15.6, tvOS 15.6, macOS 12.5 e watchOS 8.7.

Para além das novidades de Acessibilidade prometidas e anunciadas pela tecnológica, o que mais poderá estar a ser preparado antes do iOS 16?

Imagem iOS 15.6 beta 1 no iPhone 13 Pro Max

Caminhamos a passos largos para a descoberta das novidades do iOS 16 e dos restantes sistemas operativos que serão apresentados no WWDC 2022. Apesar de alguns rumores afirmarem que esta nova versão estará com alguns bugs e que os programadores só a receberão na beta 3, a verdade é que o iOS 15 ainda mexe.

O que vem de novo no iOS 15.6 beta 1?

Ainda não está claro que, além das normais afinações de segurança, a Apple traga mais do que o que prometeu. Contudo, sabemos, da experiência das versões passadas, que as betas levam várias versões até o público as ter disponíveis.

Tanto quanto vimos, esta compilação de hoje é 19G5027e. Aqui está o que a Apple anunciou com o iOS 15.5 no início desta semana:

  • Atualizações da app Carteira e novo recurso prático do HomePod
  • Suporte para aplicações com compras externas
  • Integração das entidades Bancomat e Bancontact no Apple Pay
  • Renomeação prevista no iTunes Pass na app Carteira
  • Funcionalidade no sistema que bloqueará “Locais Sensíveis” para Memórias na aplicação Fotografias.
  • Correções de segurança

Além do iOS, os outros dispositivos também receberam atualizações:

Entretanto, com a instalação nos vários dispositivos, vamos verificar se há de facto novidades.
Fonte: Pplware.


Apple traz novidades para assinalar Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

 A Apple sempre foi uma empresa atenta e empenhada na Acessibilidade. Desde sempre a filosofia da marca foi trazer a todos as opções disponíveis nos dispositivos e plataformas. Como tal, não fugindo à regra, para marcar o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade a gigante de Cupertino deu a conhecer várias novidades que vai trazer nos seus sistemas operativos dedicados à Acessibilidade.

Para marcar o Dia Mundial de Sensibilização para a Acessibilidade, a Apple anunciou uma longa lista de funcionalidades de acessibilidade que chegarão aos seus produtos no final deste ano.

Imagem novas funcionalidades de Acessibilidade

Apple volta a apostar na Acessibilidade nos seus dispositivos

Num comunicado de imprensa da Apple apresentou de forma resumida as funcionalidades que chegam ao iPhone, iPad, Mac, e Apple Watch.

Usando avanços através de hardware, software e aprendizagem automática, as pessoas cegas ou com visão reduzida podem usar o seu iPhone e iPad para navegar os últimos metros até ao seu destino com Detetor de Porta; os utilizadores com deficiências físicas e motoras, que podem confiar em tecnologia de apoio como Controlo por voz e Controlo de manípulos, podem controlar totalmente o Apple Watch a partir do seu iPhone com o Apple Watch Projeção; e a comunidade de Surdos e dificuldades auditivas podem seguir Legendas em tempo real no iPhone, iPad, e Mac.

A Apple está também a expandir o suporte para o seu leitor de ecrã líder na indústria VoiceOver com mais de 20 novos idiomas e locais. Estas características estarão disponíveis ainda este ano com atualizações de software através das plataformas Apple.

A Deteção de Portas fará parte da aplicação da Lupa no final deste ano. Esta funcionalidade ajuda os utilizadores cegos e de baixa visão a encontrar e a navegar pelas portas quando chegam a algum lugar.

A funcionalidade irá calcular a distância até à porta usando o LiDAR, descrever os atributos da porta, como esta se abre (empurrando ou usando uma maçaneta da porta) e ler sinais e símbolos junto às portas.

Imagem com a Projeção do ecrã do Apple Watch no iPhone

Mais funcionalidades no Apple Watch

O Apple Watch também acrescentará várias características de acessibilidade física e motora. O Apple Watch Mirroring (Projeção do Apple Watch), construído em parte sobre AirPlay, permitirá aos utilizadores com deficiências físicas e motoras controlar os seus relógios a partir de um iPhone utilizando o Controlo por Voz, Controlo por Interrupção, comandos de voz, ações sonoras, localização da cabeça, e os interruptores Made for iPhone.

O relógio Apple também acrescentará um novo gesto de duplo aperto para controlo de funcionalidades como atender e terminar chamadas telefónicas ou tirar fotografias.

A Apple também deu a conhecer vagamente várias outras características de acessibilidade que se avizinham nos seus produtos, incluindo:

  • Buddy Controller, a capacidade de alguém usar um segundo controlador de jogo para ajudar a jogar um jogo, como se os dois controladores fossem um;
  • Siri Pause Time, que permitirá aos utilizadores personalizar o período que a Siri espera antes de responder a um utilizador;
  • Modo de Ortografia de Controlo por Voz, para ditar palavras letra a letra;
  • Reconhecimento sonoro personalizável dos sons do seu ambiente;
  • Novos temas e ajuste de texto na aplicação Livros para uma experiência de leitura mais acessível.

Imagem novas funcionalidades de Acessibilidade

Já vimos a Apple anunciar funcionalidades de acessibilidade em futuras versões dos seus sistemas operativos, mas o anúncio feito agora é único dado o número de funcionalidades reveladas.

Sem dúvida que será fantástico levar aos utilizadores com necessidades especiais novas formas de usar os dispositivos Apple para não sentirem dificuldades nas mais diversas tarefas quotidianas.

Fonte: Pplware.