6 de abr. de 2022

Use o atalho de Emergência SOS no seu iPhone com o iOS

 A Apple, desde há alguns anos, que tem tentado atalhar nos seus sistemas uma forma das pessoas pedirem auxílio em caso de emergência. Inicialmente colocou no Apple Watch um atalho para que em caso de SOS fosse marcado o número de emergência nacional para que fosse acionado o socorro. Mais tarde, na versão beta iOS 10.2, testou mesmo no iOS esse sistema no iPhone.

Os testes, por algum motivo, apenas foram avante na Índia e foram abandonados na versão final no resto do mundo. Agora, no iOS 11, essa funcionalidade parece ter voltado. A seguir contamos tudo.

Está de volta o atalho de emergência no iOS 11

Nos últimos anos, a Apple tem pressionado o segmento da saúde e da segurança como pedra angular da sua tecnologia, e o iOS 11 não é exceção. Uma das apostas da Apple para o seu sistema operativo móvel é um renovado recurso de emergência chamado Emergency SOS, que lhe dá acesso fácil ao contacto 112 se pressionar o botão ligar/desligar cinco vezes. É uma maneira útil de entrar em contacto com os serviços de emergência quando o utilizador não for capaz de o fazer pelo marcador ou não conseguir solicitar à Siri.

Como referimos em cima, este recurso foi apresentado, tal como mostramos aqui no watchOS 3 para o Apple Watch em 2016. Para ter acesso aos serviços de emergência, um utilizador do Apple Watch usaria o seu botão lateral para disparar a ligação - mas havia aqui uns condicionantes. O iPhone do utilizador precisava estar próximo, ou o relógio precisava estar ligado a uma rede Wi-Fi segura com o Wi-Fi Calling ativado (o que em Portugal os operadores não permitem). Além disso, naturalmente, nem todos os utilizadores têm um Apple Watch.

 

Passo 1 - Ativar SOS Emergência

Se o utilizador quiser ativar o SOS Emergência no seu iPhone, vá a Definições > Emergency SOS. Este menu parece quase idêntico ao disponível na app do Apple Watch.

Dentro desse menu, ative a Auto Call, isso fará com que ao quinto toque no botão que liga e desliga o iPhone, de forma automática, ele comece logo a fazer uma chamada de emergência. Basicamente será feita uma chamada automática e começará a ouvir um som de contagem regressiva se esse recurso estiver também ativado. Poderá ter estes dois cenários como verá na imagem em baixo:

Esta opção tem de ser pensada com cautela e usada com muito mais cautela para não fazer disparar alarmes aos serviços e gerar falsos pedidos de emergência médica. Contudo, se bem usado, pode salvar vidas dada a facilidade de recorrer a este serviço. O serviço efetivamente liga ao Número de Emergência 112.

Se não quiser que seja feita logo a chamada, então desligue o Auto Call.

 

Passo 2 - Adicionar Contactos de Emergência (Opcional)

Se tem alguém que possa ser aquela pessoa que lhe vai valer numa emergência, um amigo, um familiar, alguém em quem pode contar e que num caso de SOS deva ser alertado, poderá ser adicionado o seu número de telefone para que possa ser também contactado se algo se passar consigo. Esse contacto pode ser adicionado na sua ficha de saúde, isto tudo para que caso alguém use essa ficha por si, um médico ou os técnicos de saúde que o possam socorrer, saibam algo mais sobre si.

Esse processo é praticamente o mesmo que adicionar contactos de emergência que aparecerão na sua Ficha médica no ecrã de bloqueio quando alguém tentar ligar para o 112 por si.

Basta abrir a app Saúde e, em seguida, toque no separador Ficha médica. A partir daí, clique em "Editar" na secção Contactos de emergência.

 

Em resumo...

Este recurso deve ser conhecido, deve ser mostrado como funciona, quer a novos e menos novos para que no caso de emergências as pessoas possam tirar proveito, nunca se sabe quando não é preciso recorrer a estas ferramentas de emergência. É simples e está sempre à mão.


Fonte: Pplware.


SOS de emergência no iPhone salvou snowboarder que caiu numa fenda

 Os dispositivos que usamos no dia a dia, sejam eles smartphones, smartwatches ou outros, poderão ser cada vez mais um auxílio de socorro. Tantas vezes já foram creditados méritos ao Apple Watch por ter ajudado em canários de emergência, mas outros smartwatches já tiveram igualmente à altura do pedido de ajuda. Agora, um snowboarder disse que se não fosse o serviço de SOS do seu iPhone, provavelmente não estaria vivo.

Depois de ter caído numa fenda, as hipóteses não eram muitas. Poderia ter ficado perdido para sempre no meio de um glaciar.

Imagem snowboarder salvo pelo SOS do iPhone

Snowboarder caiu numa fenda e usou o sistema SOS do iPhone

Um snowboarder disse que o seu iPhone salvou-lhe a vida. Mais concretamente, a função SOS de emergência, pois permitiu colocá-lo em contacto com os serviços de emergência após ter caído numa fenda.

O snowboarder Keen e o seu treinador pessoal Tim Blakey faziam snowboard num glaciar perto de Zermatt, Suíça, em março. Numa descida, o desportista teve problemas. Num trilho complicado, de aproximadamente 3 km, ele caiu numa fenda escondida na neve.

A sua queda foi parada a cinco metros por uma frágil ponte de neve, limitando os seus movimentos e ações na tentativa de escapar à situação difícil. Ao verificar o seu iPhone para pedir ajuda, viu que o nível de bateria era de apenas 3%, dando-lhe opções limitadas para obter ajuda, relata o 7 News.

Face à pouca energia e ao ser obrigado a pensar nas soluções, lembrou-se que podia ligar para os serviços de emergência no iPhone utilizando a função SOS de emergência, que também pode enviar mensagens de texto da localização do iPhone para contactos de emergência, bem como para serviços de SOS.

Os socorristas rapidamente chegaram e tiraram Blakey da fenda, antes de o levarem para o hospital para tratar o seu tornozelo ferido. Ao recontar o evento no Instagram, o snowboarder agradece à equipa de resgate, oferecendo-se "ainda sem ideias" de como os poderá reembolsar.

Talvez o primeiro passo seja sensibilizar para o espantoso trabalho que estes tipos fazem na montanha e consciencializar os outros para não serem tão descuidados como eu fui.

Disse Tim Blakey já em casa.

O desportista Blakey também quis agradecer à Apple pela funcionalidade de ter "um botão lateral que com 5 clique liga para serviços de emergência", o que é "especialmente bom quando o seu ecrã está constantemente a ser molhado".

Agradeceu também à sua operadora por lhe ter dado ligação 3G e 3% de bateria a 5metros abaixo do gelo.

 

Como funciona o SOS?

Quando efetua uma chamada com a funcionalidade de SOS, o iPhone liga automaticamente ao número de emergência local. Também pode adicionar contactos de emergência. Quando uma chamada de emergência termina, o iPhone envia uma mensagem de texto aos seus contactos de emergência para os avisar, a menos que cancele esta opção.

O iPhone envia a sua localização atual e, durante um determinado período de tempo após ter ativado o modo SOS, os seus contactos de emergência recebem atualizações sempre que a sua localização mudar.

Fonte: Pplware.


Apple anuncia oficialmente a WWDC 2022 “all-online” para 6 de junho. Vem aí o iOS 16…

 Como é tradição na empresa de Cupertino, o mês de junho traz o evento para programadores. Assim, a Apple deu a saber agora que o WWDC 2022 será "all-online", isto é, tudo como os últimos eventos, a começar no dia 6 de junho.

Conforme também é tradição, é neste evento dedicado ao software que a gigante tecnológica apresenta o novo iOS. Espera-se então a chegada do iOS 16 e muitas outras novidades.

Imagem de anúncio do WWDC 2022 para programadores da Apple

A Apple anunciou oficialmente as datas para o seu evento anual da WWDC e a sua tónica. Este ano, o evento terá lugar virtualmente de 6 a 10 de junho. Espera-se que a Apple anuncie o futuro dos seus sistemas operativos incluindo o iOS 16, watchOS 9, e macOS 13.

WWDC 2022 is official!

Eis o que a Apple diz que podemos aguardar com expectativa para o evento WWDC 2022:

A Apple anunciou hoje que irá organizar a sua Conferência Mundial de Programadores (WWDC) anual em formato online de 6 a 10 de junho, gratuita para todos os programadores. Com base no sucesso dos últimos dois anos de eventos virtuais, a WWDC22 mostrará as últimas inovações em iOS, iPadOS, macOS, watchOS, e tvOS, ao mesmo tempo que dará aos programadores acesso aos engenheiros e tecnologias Apple para aprenderem a criar aplicações inovadoras e experiências interativas.

Espera-se que a WWDC 2022 inclua os eventos Apple's State of the Union e Apple Design Award, sessões online, laboratórios 1:1 para programadores, e inúmeras formas de os programadores interagirem com os engenheiros e designers da Apple.

O que podemos esperar?

Como de costume, esperamos que a Apple se concentre fortemente nas suas plataformas de software na WWDC este ano. Isto incluirá provavelmente o anúncio do iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9, macOS 12, e tvOS 16. A empresa também irá provavelmente lançar as versões beta para programadores destes novos sistemas operativos na altura.

Este ano, é também possível que a WWDC inclua novos anúncios de hardware dirigidos aos programadores. Mark Gurman da Bloomberg informou que a Apple poderia anunciar a sua próxima ronda de Apple Silicon-powered Macs para maio ou junho. Parece certamente plausível que estes novos Macs sejam anunciados durante a WWDC em junho.

Fonte: Pplware.

Apple lança primeiras betas do iOS 15.5 e iPadOS 15.5

 A evolução não para. Como tal, após o lançamento público, para todos, das versões iOS 15.4.1, iPadOS 15.4, tvOS 15.4, HomePod 15.4, watchOS 8.5 e macOS 12.3, a Apple traz agora novas versões beta do iOS 15. Para quem está habilitado a tal, a empresa de Cupertino disponibilizou o iOS 15.5 e o iPadOS 15.5.

Será esta a versão final antes da chegada do iOS 16?

Imagem iPhone com iOS 15.5 beta

O que traz de novo o iOS 15.5 beta 1?

Os programadores já podem descarregar o iOS 15.5 e o iPadOS 15.5 através do Apple Developer Center ou através do método OTA, com o perfil adequado num iPhone ou iPad.

De acordo com as notas de lançamento, o Controlo Universal nas novas atualizações do iPadOS 15.5 e macOS Monterey 12.4 não é compatível com máquinas que executam o macOS 12.3 ou iPadOS 15.4, então a Apple sugere que, como solução alternativa, os utilizadores devem atualizar os seus dispositivos com ‌Controlo Universal para as novas betas.

Ainda não sabemos o que mais pode ser introduzido no iOS 15.5 e iPadOS 15.5, pois a Apple já implementou todos os recursos que foram anunciados nas atualizações do iOS e iPadOS 15.

Após instalarmos o novo software, atualizaremos este artigo caso algo novo seja encontrado.

Fonte: Pplware.