22 de abr. de 2022

Apple: Mesmo com as regras do iOS há apps que continuam a seguir utilizadores

 A Apple trouxe o App Tracking Transparency com o iOS 14.5, querendo dar uma maior capacidade aos utilizadores do iPhone de se protegerem e aos seus dados. Na verdade, o ATT tem estado debaixo de fogo, com algumas provas de pouco interesse. 

Um novo estudo apresentado agora vem novamente retirar credibilidade a esta funcionalidade do iOS. Mesmo com todas as regras impostas pela Apple, há apps que continuam a seguir os utilizadores e a retirar dados do iPhone.

Apple iOS iPhone dados estudo

ATT está a ser contornado no iOS

A utilização do App Tracking Transparency veio criar barreiras certamente muito interessantes e importantes para as grandes empresas. Os dados dos utilizadores estão protegidos e cabe a estes decidirem que apps lhes podem aceder e de que forma o fazem.

Esta seria uma boa ideia, mas, na verdade, parece estar a ser facilmente contornada por muitas apps que existem para o iOS. Um novo estudo revelou que mesmo com as medidas da Apple há apps que conseguem continuar a recolher dados dos utilizadores do iPhone.

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Apps do iPhone conseguem retirar dados

Os investigadores analisaram nove apps do iOS que usam código alojado em servidores externos para gerar um identificador de utilizador, mesmo com a recolha de informação bloqueada. Este código parece ser fornecido por uma subsidiária da empresa chinesa Alibaba, e consegue seguir esse identificador em apps. 

Como resultado, e com esse identificador, as empresas de publicidade ainda podem direcionar conteúdo para um utilizador específico. Desta forma, o App Tracking Transparency da Apple, presente no iOS, é facilmente contornado e deixa de fazer sentido.

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Estudo avaliou as apps do sistema da Apple

No total, este estudo comparou 1.759 apps, antes e depois da chegada do App Tracking Transparency com o iOS 14.5. Embora um quarto dessas apps afirme que não recolhem dados do utilizador, 80% destas tem ainda presente pelo menos uma biblioteca dedicada a seguir os utilizadores do iPhone.

Este estudo e estas conclusões voltam a mostras que esta medida da Apple parece estar a conseguir ser contornada. Era algo que se esperava que acontecesse certamente no futuro, dada a importância que estes dados têm e o valor que geram a estar do lado das empresas de publicidade.

Fonte: Pplware.