8 de jun. de 2020

Apple regista patente para tirar selfies de grupos socialmente distantes

A nova realidade, que muitos apelidam de normalidade, está a obrigar as empresas a adaptar a sua oferta. Tudo foi tocado pela pandemia e abrem-se novos conceitos. Um exemplo dessa adaptação é esta nova patente que a Apple registou. Esta tecnologia da empresa irá permitir que possamos tirar selfies em grupo mesmo quando as pessoas estão em sítios diferentes.
O protocolo desenvolvido irá gerar “selfies de grupo sintéticas”. Bom, é uma maneira de promover o distanciamento social e a etiqueta de respiração, sem deixarmos de estar todos na foto!
Imagem selfies com o iPhone ilustração de patente agora atribuída à Apple

Apple regista patente para selfies remotas

A ideia é socialmente os amigos e familiares estarem reunidos para a posteridade. De acordo com o pedido de patente (descoberto pela Patently Apple), o utilizador de um dispositivo da Apple (não está claro se o recurso estaria disponível em iPads, iPhones ou ambos) poderia convidar outras pessoas a participar de uma selfie em grupo. Posteriormente, o software organize-os juntos numa única imagem.
A selfie pode incluir fotos, imagens de vídeo armazenadas ou imagens de transmissão ao vivo. Os utilizadores podem manter a selfie original, bem como a versão do grupo, e o utilizador original e os destinatários da imagem do grupo podem modificar a selfie, por exemplo, colocando-se numa posição diferente no grupo.
Aqui está como seria, de acordo com o pedido de patente:
Imagem patente Apple para selfies em grupo remoto
Claro que não podemos colar esta ideia agora em forma de patente ao estado atual do mundo. Isto porque a patente da Apple foi submetida à entidade reguladora de propriedade intelectual dos EUA em 2018. Contudo, só no passado dia 2 deste mês foi atribuído o registo.

Embora em 2018 a ideia, provavelmente, fosse outra, agora faz todo o sentido. Obviamente não se sabe quando esta ideia será usada, até porque se não foi criada com o propósito atual, a empresa deve ter um cenário já desenhado para esta tecnologia fazer sentido.
Fonte: Pplware.

IBM lança toolkit que promete segurança e cifra segura em tempo real no iOS e macOS

Manter os dados seguros e cifrados ao mesmo tempo que são usados é um dilema quase impossível de resolver. Esta é uma questão antiga e que tem sido trabalhada para ser ultrapassada, ainda que sem sucesso real.
A IBM tem na encriptação homomórfica uma possível solução para esta questão, tendo sido apresentada há alguns anos. Agora, a gigante da indústria resolveu democratizar esta sua proposta e lançou para os sistemas da Apple um toolkit que poderá ajudar estes equipamentos a ter ainda mais segurança.
IBM toolkit segurança homomórfica encriptação

IBM quer trazer ainda mais segurança

Um dos maiores problemas da área da segurança é como manter os dados seguros ao mesmo tempo que são usados em tempo real. O facto de serem usados obriga a retirar as cifras aplicadas e, assim, torna-os acessíveis e bem visíveis.
A IBM quer ajudar a resolver este problema e acredita que a sua encriptação homomórfica pode ser a solução. Esta permite que alguns tipos específicos de operações sejam realizadas com os dados cifrados, obtendo o mesmo resultado que num processo normal, sem cifra.

Encriptação homomórfica é a solução

Para dar acesso a esta tecnologia, a IBM lançou agora publicamente o que os programadores necessitam para criar as suas apps, fazendo uso da encriptação homomórfica. Cada um destes toolkit, disponíveis para o iOS e para o macOS, permite fazer esta incorporação de forma simples.
A ideia, como em qualquer toolkit, é dar aos programadores a capacidade de fazerem a integração destas funções de forma simples. Basta incorporar no XCode e, em minutos, podem estar a experimentar esta funcionalidade única.
IBM toolkit segurança homomórfica encriptação

Toolkit facilita a vida aos programadores

Por agora, e do que a IBM revelou, apenas estão disponíveis e prontas a usar as versões para os sistemas da Apple. Para muito breve, estão prometidas mais duas versões. Falamos de um toolkit para o Android e também para o Linux.

Com esta novidade, a IBM traz para os programadores a capacidade de dar muito mais segurança. A encriptação homomórfica protegerá os dados dos utilizadores, ao dispensar que estes estejam acessíveis, de forma livre e sem proteção.
Fonte: Pplware.

Utilizadores do iPhone 11 e iPhone 11 Pro reclamam tonalidade verde estranha no ecrã

Em abril passado, alguns proprietários da linha Galaxy S20 mostraram o seu desagrado com um tom esverdeado que apareceu no ecrã do seu smartphone. Na altura, este esverdeado apareceu depois de uma atualização. Agora, utilizadores do iPhone 11 e iPhone 11 Pro estão igualmente desagradados com uma tonalidade verde estranha no ecrã.
Em vários fóruns dedicados ao tema, são já muitos os testemunhos desta pretensa anomalia. Será que há algo com os ecrãs fabricados pela Samsung?
Imagem ecrã iPhone 11 Pro Max esverdeado
Conforme foi referido na altura, muitos proprietários Samsung queixaram-se de problemas detetados nos smartphones da série Galaxy S20. Segundo o que foi referido, uma atualização aos equipamentos desta linha, durante este mês, deixou ecrã de alguns smartphones com tom esverdeado.

Ecrã do iPhone 11 e iPhone 11 Pro com sintomas esverdeados

Não está claro o que está a acontecer, mas quase todos os utilizadores afetados dizem que a tonalidade verde é visível apenas por alguns segundos após o desbloqueio do ‌iPhone‌. Alguns utilizadores conseguiram notar à noite com o Modo Escuro e o Night Shift ativados, enquanto outros dizem que ocorre quando o brilho está na configuração mais baixa possível.
Um testemunho de um leitor num fórum descreve o problema:
Cerca de 25% das vezes em que desbloqueio o meu iPhone 11 Pro, o ecrã parece todo lavado com uma tonalidade verde. Após cerca de 3 segundos, volta ao normal. Alguém já teve isto ou sabe se isto é um problema no iPhone 11? Eu provavelmente deveria fazer um restauro /configurar de novo, mas eu estou tentado a evitar isto, se possível.
De acordo com alguns utilizadores, o tom estranho está a surgir desde a atualização do iOS 13.4.1, o que sugere que pode ser um problema de software. Algumas pessoas conseguiram que o problema de tonalidade terminasse depois de reiniciar, mas outras não.
Os modelos Phone 11‌, 11 Pro e 11 Pro Max parecem ser os principais afetados, mas também houve algumas queixas dos utilizadores do ‌iPhone‌ X. O iOS 13.4.1, o iOS 13.5 e o iOS 13.5.1 parecem ter o problema, com base nas queixas dos utilizadores.

Se este for realmente um problema de software, a Apple poderá resolver o problema numa atualização futura do iOS. O iOS 13.5.5 está em teste no momento e não está claro se quem já o tem tem o problema resolvido.
Fonte: Pplware.