7 de fev. de 2024

iCloud recebe suporte às chaves de segurança para Apple ID no Windows


 Usuários que contam com chaves de segurança físicas configuradas na conta Apple ID agora podem utilizá-las para fazer login no iCloud para Windows. Com a novidade, anunciada pela Apple na terça-feira (6), é possível entrar em seu perfil no serviço na nuvem usando o PC sem a necessidade de digitar um código de verificação.

Lançado primeiro para o iOS 16.3, iPadOS 16.3 e macOS 13.2 no início de 2023, o suporte às chaves de segurança é um método de autenticação que adiciona uma camada extra de proteção às contas cadastradas no iCloud. Quando ativado, opcionalmente, ele requer o uso de um dispositivo para concluir a autenticação de dois fatores.

As chaves de segurança físicas reforçam a proteção contra acessos indevidos ao iCloud.As chaves de segurança físicas reforçam a proteção contra acessos indevidos ao iCloud.Fonte:  Apple/Divulgação 

De acordo com a Apple, trata-se de uma funcionalidade extra para quem quer proteger os dados armazenados em sua conta de ataques direcionados, como golpes de engenharia social e phishingAtivando o recurso, potenciais invasores ficam impedidos de acessar o segundo fator de autenticação.

O suporte para chaves de segurança no iCloud para Windows é encontrado a partir da versão 15 do aplicativo da plataforma de armazenamento na nuvem, disponível para download na Microsoft Store. A habilitação da função exige cuidado, pois a perda das chaves ou do dispositivo confiável de autenticação pode levar ao bloqueio definitivo da conta.

Chaves compatíveis

Geralmente semelhantes a um pendrive, as chaves de segurança físicas para Apple ID precisam ser certificadas pela Fast IDentify Online (FIDO). A entidade é responsável por desenvolver padrões de autenticação que reduzam a dependência das senhas convencionais.

A Apple exige pelo menos duas chaves compatíveis para a habilitação do recurso, que precisam ser compatíveis com os dispositivos da marca usados regularmente. Para login no Apple TV, HomePod ou Apple Watch, por exemplo, é necessário um iPhone ou iPad com software que suporte as chaves de segurança para o procedimento de autenticação.

Dispositivos antigos que não têm software compatível nem atualização disponível não funcionam com as chaves de segurança para Apple ID, bem como as contas infantis e os perfis gerenciados.

Fonte: Tecmundo.