3 de mai. de 2023

iPhone sobrevive a uma queda de 14.000 pés num evento de paraquedismo (vídeo)

 Os smartphones estão mais robustos, mas há limites. Neste vídeo, captado a partir da câmara no capacete do paraquedista, podemos ver o momento em que um iPhone "voou" bolso fora na descida do céu à terra. Haverá melhor "teste de queda" que este?

iPhone paraquedista faz teste de queda a 14 mil pés

O teste de queda do iPhone ou de qualquer smartphone geralmente acontece a partir de 1, 2, ou até 6 metros. Mas o que é que lhe acontece com uma queda de milhares de metros de altura? Um paraquedista descobriu isso acidental e recentemente saltou de 14.000 pés antes de perceber que o seu iPhone estava solto no bolso. Veja o que aconteceu no vídeo abaixo.

Hatton Smith partilhou a sua experiência no TikTok: "O que acontece quando deixas o iPhone no bolso quando vais fazer paraquedismo?"

Impressionantemente, é possível ver o iPhone a voar do seu bolso de trás logo após ele saltar do avião. E depois de uma queda de 14.000 pés - que deveria ter visto o iPhone viajar a mais 160 km/h - o iPhone estava a funcionar perfeitamente depois de o ter tirado do chão.

O utilizador partilhou nos comentários que estava grato por ter uma capa de uma determinada marca no seu iPhone. O resultado poderia ter sido muito diferente se fosse apenas um iPhone nu a embater no chão com tanto impacto. Mas também ajudou o facto de ter caído numa área pantanosa e lamacenta em vez de em algo implacável como uma pedra ou terra dura.

Estes casos não são únicos. Houve em tempos um caso de um iPhone que caiu de um avião a 300 metros de altura e filmou trajetória até o chão.

Apesar disso, há quem deixe cair a um metro e ele fique muito mal tratado. Só foi pena o iPhone não estar a filmar para mostrar os momentos de voo e impacto.

Fonte: Pplware.

Apple lançou o iOS 16.5 beta 4 para programadores e beta pública

 A Apple está muito ativa no desenvolvimento e melhoramento dos seus sistemas operativos. Depois de lançar a primeira atualização de resposta rápida de segurança para iPhone e Mac, está também disponível a beta 4 no iOS 16.5, iPadOS 16.5, watchOS 9.5, tvOS 16.5 e macOS 13.4. Além disso, já apareceram supostas imagens do que virá no iOS 17. Mas, para já, o que há de novo nesta beta?

Imagem  iOS 16.5 beta 4

O que há de novo no iOS 16.5?

O iOS 16.5 beta 4 está já disponível para programadores e beta testers registados. Conforme podemos ver no developers.apple.com, o número da compilação para a atualização de hoje é 20F5059a. Apesar de ser já uma versão com várias subversões, isto é, vamos para a quinta dentro do iOS 16, a Apple ainda está a trazer algo novo.

Além disso, como temos visto, a empresa aproveita estas versões para testar algumas mecânicas que poderão ser nativas no iOS 17, como o método de aceitar as versões beta, ou as versões beta públicas.

Como tal, esta beta adiciona novos comandos de gravação de ecrã à Siri, que permitem iniciar ou parar uma gravação de ecrã usando o assistente virtual. A atualização também adiciona um separador de desporto dentro da aplicação News (não disponível em Portugal).

Por fim, o código encontrado no iOS 16.5 também sugere que a Apple trabalha num novo recurso picture-in-picture quad-box para a aplicação de TV, especificamente para transmitir vários eventos desportivos ao mesmo tempo. Atualmente, a Apple oferece itens como MLS Season Pass e Friday Night Baseball para desportos ao vivo.

Quando chegará ao público em geral?

A Apple provavelmente lançará o iOS 16.5 para ao público em maio. Uma nova versão beta pública será lançada ainda este mês, enquanto a empresa continua os testes beta antes do lançamento geral.

Esta versão poderá também refinar os sistemas de segurança, visto que nos últimos dias a Apple descobriu algum malware dedicado ao iOS.

Outras novas betas da Apple

Como já é tradição, com esta versão para o iPhone, a empresa de Cupertino lançou também as betas para os seguintes sistemas operativos:

  • iPadOS 16.5 beta 4
  • watchOS 9.5 beta 4
  • tvOS 16.5 beta 4
  • macOS Ventura 13.4 beta 4
Fonte: Pplware.


Conta poupança da Apple arrecadou quase mil milhões de dólares em apenas 4 dias

 A Apple estreou-se no setor financeiro com uma conta poupança muito atrativa, sem comissões e juros de 4%... nos Estados Unidos. Em apenas 4 dias, este produto já arrecadou quase de mil milhões de dólares.

Forbes revelou que a conta poupança de alto rendimento recém-lançada da Apple já tem depósitos num valor que ascende aos 990 milhões de dólares em apenas 4 dias, após o lançamento. No dia do lançamento, citando "fontes familiarizadas com o assunto", terão sido feitos depósitos no valor de 400 milhões de dólares. O produto financeiro está limitado aos Estados Unidos.

A taxa anual deste produto é de 4,25% e não existem comissões, o que faz deste um dos melhores produtos do mercado, quando a banca não está a oferecer taxas acima do meio porcento. 

A popularidade é ainda impulsionada pelo facto de Apple ter uma enorme presença na casa dos norte-americanos, com o iPhone e o restante ecossistema de gadgets e serviços.

Até o final da semana de lançamento, cerca de 240.000 contas foram abertas. As contas são administradas pelo Goldman Sachs Bank USA, sendo que o seu produto financeiro mais rentável atualmente oferece uma taxa de 3,90%, o que acaba por ser menos atrativo que o produto da Apple. Conta poupança da Apple já arrecadou mais mil milhões de dólares em apenas 4 dias

Apple poderá contribuir para a recuperação da confiança no setor bancário?

Esta aposta da Apple poderá ser o mote para que outros produtos financeiros atrativos comecem a ser oferecidos nos bancos, depois de anos a fio de oferta de produtos com taxas de juro muito pouco atrativas, e numa fase em que o setor está a recuperar de uma série de falências bancárias. 

A nova conta poupança está disponível apenas para portadores do cartão de crédito da Apple, o Apple Card. Os clientes podem abrir uma conta poupança em menos de um minuto diretamente do seu iPhone. As recompensas de gastos do Apple Card são direcionadas automaticamente para a conta de alto rendimento.

Fonte: Pplware.

Google e Apple voltam a unir esforços! Querem acabar com perseguição dos trackers Bluetooth

 Apesar de concorrentes históricas e permanentes, a Google e a Apple por vezes aproximam-se para ajudar os seus utilizadores. Após termos visto esta parceria funcionar na pandemia, surge uma nova oportunidade. Agora voltam a unir esforços para acabar com a perseguição dos trackers Bluetooth.

Google Apple Airtags perseguição Bluetooth

Google e Apple volta a unir esforços

Os trackers Bluetooth, como as Airtags, os Tiles ou a proposta da Samsung, têm muitos problemas de privacidade e segurança associados e conhecidos. São muitos os casos que têm sido revelados em que estes dispositivos são usados para perseguir utilizadores ou os seus bens.

Mesmo com a Apple e outras marcas a procurarem resolver esta questão com novidades e atualizações, a verdade é que estes não parecem abrandar. Para resolver esta questão, a Google e a Apple voltaram a unir-se e em breve esperam ter uma solução mais universal e que todos podem adotar.

Google Apple Airtags perseguição Bluetooth

Acabar com a perseguição dos trackers Bluetooth

Do que foi revelado num comunicado conjunto das duas empresas, a Apple e o Google apresentaram uma proposta de especificação do setor para combater o uso indevido destes dispositivos. A especificação pioneira permitirá que todos sejam compatíveis com deteção e alertas de rastreamento não autorizados nas plataformas iOS e Android. 

A Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee expressaram apoio ao projeto de especificação. Este vai oferecer as melhores práticas e instruções para os fabricantes, caso decidam incorporar esses recursos nos seus produtos. Claro que a Apple com a Airtag e a Google com a sua futura proposta vão também adotar esta especificação.

Google Apple Airtags perseguição Bluetooth

Novidades deste trabalho devem chegar no final de 2023

A especificação foi enviada como um rascunho através da IETF. As partes interessadas são convidadas e incentivadas a rever e comentar nos próximos três meses. Após esse período, a Google e a Apple criarão parceria para abordar o feedback e lançarão uma implementação da especificação até o final de 2023. Além de incorporar o feedback dos fabricantes de dispositivos, a contribuição de vários grupos de segurança e defesa foi integrada ao desenvolvimento da especificação.

Esta poderá bem ser a solução que estas marcas esperavam para acabar com a perseguição dos trackers Bluetooth. A Apple tem tentado criar a sua solução para as Airtags e a Google estará a entrar neste caminho e assim tem a vida facilitada.

Fonte: Pplware.