24 de jul. de 2023

Esta é a nova tecnologia que repara o ecrã do iPhone sem o remover (vídeo)

 Um dos componentes dos smartphones que mais sofre com os "azares" da vida é o ecrã. Em quase todas as avarias a solução é a substituição. No mundo do iPhone são milhões de ecrãs por ano que acabam no lixo. E se houvesse uma tecnologia que reparasse os ecrãs sem ter de os remover do dispositivo? Bom, para um tipo de avaria comum, a tecnologia laser que mostramos parece ser a solução.

Ilustração de equipamento a laser que repara o ecrã do iPhone sem o remover

E se em vez de o deitar fora, o seu ecrã danificado do iPhone ficar como novo?

No iPhone, o ecrã OLED é um dos componentes mais caros. Facilmente num 14 Pro Max o valor deste componente ronda os 500 euros. E não é só no iPhone, os smartphones em geral têm cada vez melhores ecrãs e isso tem um custo... elevado.

Em muitas avarias, o ecrã deixa de funcionar ou fica com uma "barra" pelo meio do painel. Agora, um novo processo de reparação a laser pode reparar o painéis OLED que desenvolveram linhas, e isto sem necessidade de o remover.

Um vídeo da autoria do conhecido youtuber Scotty Allen, do canal Strange Parts, mostra uma nova tecnologia laser que repara "ponto a ponto" no painel avariado. Allen, que já falamos dele, quando decidiu construir o seu próprio iPhone na China, foi ver como tudo funciona.

Como podemos ver na explicação dada no vídeo, esta máquina ainda não faz milagres, isto é, não repara os ecrãs que têm o vidro partido ou os cabos danificados. O que faz é reparar os ecrãs que têm linhas de LEDS avariados e consegue mesmo ir a camadas intermédias.

O processo ainda é manual, não automatizado, mas, conforme observado pela Spare Parts, isso ainda pode mudar o mercado dos telefones recondicionados e há milhões de utilizadores que poderão poupar muito dinheiro, se tiverem este tipo de avaria, que normalmente resulta da queda dos smartphones.

Conforme é explicado, este equipamento custa na China cerca de 10 mil euros, mas a tendência é ficar mais acessível e melhorar a velocidade de reparação.

Fonte: Pplware.

Netflix e outros serviços não vão ter uma app dedicada ao Apple Vision Pro

 Quando apresentou o Apple Vision Pro, a criadora do iPhone deixou claro que esta proposta precisa de software adaptado e que garanta uma experiência de utilização única. Infelizmente, e como está agora a ser relatado, muito serviços parece não ter um interesse grande em desenvolver propostas para o Apple Vision Pro.

Apple Vision Pro Netflix serviços

Apesar de estar preparado para dar aos utilizadores uma imersividade única, tanto com a realidade aumentada como com a realidade virtual, os Vison Pro da Apple dependem muito do software. Precisam de ter apps adaptadas e que podem fazer uso de todo o novo "ecrã infinito".

Assim, a Apple terá de apostar em converter as suas propostas, mas ao mesmo tempo parece depender de terceiros. Já tem algumas presenças garantidas, como se viu na sua apresentação, com a presença da Disney em palco, a confirmar o seu compromisso.

Mesmo com esta arma de peso, os Apple Vision Pro podem ter um problema grave quando chegarem ao mercado. Falamos do pouco interesse que os programadores podem ter em desenvolver ou adaptar as suas propostas para esta nova plataforma.

Apple Vision Pro Netflix serviços

Para mostrar esse possível cenário, Mark Gurman, conhecido por revelar muitas das novidades a Apple, revelou qual será o cenário do Netflix. Este serviço de streaming não pretende desenvolver uma versão dedicada e usará a versão do iPad para correr no Apple Vision Pro. Naturalmente que será uma utilização que sairá prejudicada.

Uma das razões para esta falta de interesse parece estar no próprio Apple Vision Pro. O elevado preço deste equipamento, bem como o número reduzido de unidades que vão ser produzidas torna-o uma proposta pouco interessante para ser monetizada.

Há ainda muito a ser conhecido e avaliado sobre os Apple Vision Pro. Estes óculos de realidade aumentada querem fazer com que os utilizadores possam abandonar os seus mac , mesmo com toda a diferença que vai haver para os utilizadores.

Fonte: Pplware.