16 de jul. de 2023

Novos Macs com chip M3 podem ser lançados pela Apple em outubro

 O final do ano é o momento em que a Apple concentra a apresentação dos seus novos produtos, mas este ano podemos ver também novos Macs a chegar. O mais recente rumor dá conta que em outubro podemos ter novidades com o novo SoC M3 a ser a estrela.

Macs M3 Apple SoC outubro

Setembro é o mês de eleição da Apple para apresentar o iPhone. Este ano não vai ser diferente, com o smartphone da empresa a apresentar novidades e a ter consigo a chegada do novo Apple Watch e mais algumas novidades de peso para os utilizadores da marca.

grande novidade agora foca-se na chegada de novas propostas no campo dos computadores da Apple, onde a marca deverá estrear o novo SoC que está a preparar. Falamos do M3 que deverá surgir nessa altura, nos novos iMac que a Apple deverá apresentar.

Para somar a esta lista de novidades nos Macs e mantendo o mesmo SoC, a Apple terá ainda novas versões do MacBook Air de 13 polegadas e MacBook Pro de 13 polegadas. As novidades devem ficar por aqui, visto que outubro é muito cedo para os restantes MacBook Pros ou desktops de última geração.

Macs M3 Apple SoC outubro

Como revelado antes, a Apple estava "num estágio avançado" de desenvolvimento de dois novos modelos de iMac que apresentariam a sua próxima geração do SoC M3. O novo chipset provavelmente não terá mais núcleos de CPU e GPU do que os atuais SoCs M2 da Apple. Espera-se ainda assim ganhos significativos no desempenho e eficiência de energia graças ao processo de 3 nm da TSMC.

Há ainda a dúvida sobre a chegada de um novo iPad, mas sem qualquer garantia sobre se é viável ou não este lançamento. Vários rumores anteriores revelavam que este novo modelo com mais desempenho seria lançado no início de 2024.

É ainda incerta a chegada destes novos Macs e do próprio SoC M3. A Apple apresentou há pouco tempo as novas versões do seu SoC anterior, o M2, com ganhos significativos de desempenho. Ainda assim a marca deverá apostar nestes novos SoC para elevar ainda mais as suas máquinas e alargar a sua presença na sua linha de produtos.

Fonte: Pplware.

Apple explica como utilizar o modo Não incomodar no iPhone

 Pode parecer fácil e, na verdade, é simples de usar, mas muitas pessoas, utilizadores até de alguns anos do iPhone, não tiram o devido proveito de uma ferramenta muito interessante para gerirmos os nossos momentos sem notificações, chamadas, mensagens e outros que tal, disparadas pelo smartphone. A Apple quer que isto fique bem vincado e dá umas dicas muito interessantes... em forma de vídeo.

Imagem do iOS com a opção Não incomodar da Apple

A empresa de Cupertino tem produzido vários vídeos, simples, para mostrar novas funcionalidades do iPhone 14, mas também para dar sugestões de utilização de ferramentas do iOS. E hoje traz mais uma dica para quem não usa ou "usa mal" a opção Não incomodar.

Na verdade, hoje somos bombardeados de notificações, de e-mails, de mensagens, chamadas e tudo o que envolve vivermos com um smartphone. Se não houver uma gestão apertada de tudo o que solicita a nossa atenção, torna-se um caos usar um dispositivo destes.

Assim, quando quiser trabalhar ou ver um filme sem distrações, ative o modo Não incomodarno seu iPhone. O processo de ativação é suficientemente simples para que este vídeo do Suporte da Apple sirva sobretudo para lembrar que o modo Não incomodar está disponível.

 

Como ativar o modo Não incomodar com apenas alguns toques

Os nossos iPhones mantêm-nos em contacto constante com o mundo, mas por vezes o que precisamos é paz e sossego. Quer esteja numa reunião, a dormir a sesta ou a conversar com uma pessoa amiga, ative o modo Não incomodar para silenciar o iPhone.

Para o ativar, são necessários apenas alguns passos. O botão de que necessita está na Central de controlo, por isso comece por deslizar para baixo a partir do canto superior direito do ecrã no iPhone (ou iPad).

Quando a Central de controlo estiver aberta, toque no botão Concentração e, em seguida, toque no botão Não incomodar, que tem uma lua como ícone. Isto ativará a funcionalidade imediatamente.

Quando terminar a reunião ou o filme, abra novamente a Central de controlo e verá que o botão Concentração foi substituído pelo botão Não incomodar. Toque neste botão para desativar o modo.

Veja o vídeo do Suporte da Apple para ver tudo isto acontecer:

Ver vídeo original

O iOs permite criar alguns automatismos para que, em diversos momentos, alguns destes cenários de não incomodar possam ser ativados sem a sua direta ação. Aliás, eles podem ser acionados pela localização do seu iPhone ou Apple Watch, com dois toques na traseira do iPhone, dentro de um intervalo horário definido pelo utilizador, entre outras formas de ativar a funcionalidade.

Mas há mais dentro deste menu, pois é parametrizável até nas chamadas que quer deixar passar e as que quer reter para efetivamente não incomodar. O tipo de mostrador que o Apple Watch terá pode ser diferente quando o modo Não incomodar estiver ativado, assim como as respostas que quem lhe enviar uma mensagem neste período poderá receber. Enfim, há uma panóplia de opções fantásticas.

Fonte:  Pplware.


O próximo Apple Watch Ultra incluirá componentes impressos em 3D

 Vem aí um novo Ultra e a Apple parece querer inovar até na produção. A empresa irá usar um método de produção de ponta para fazer alguns dos componentes do Apple Watch Ultra de 2023: a impressão 3D. E se a experiência correr bem, a tecnologia poderá ser usada noutros dispositivos Apple.

Ilustração de um Apple Watch Ultra produzido com impressão 3D

Impressão 3D pode revolucionar a produção do Apple Watch

A impressão 3D envolve a criação de um objeto através da deposição de camadas de material umas sobre as outras para dar forma ao objeto. O material não é vertido num molde - é colocado camada a camada.

No passado, a tecnologia era utilizada para prototipagem rápida, mas as máquinas evoluíram ao ponto de poderem ser utilizadas para produção, sendo por vezes designada por fabrico aditivo. E, alegadamente, a Apple está pronta.

A minha última pesquisa indica que a Apple está a adotar ativamente a tecnologia de impressão 3D, e espera-se que algumas das peças mecânicas de titânio do novo Apple Watch Ultra 2H23 sejam feitas por impressão 3D.

Disse Ming-Chi Kuo, analista da TF International Securities, numa publicação no seu blogue.

E Kuo diz que o wearable pode ser apenas um começo.

Se a produção correr bem, acredito que mais produtos da Apple adotarão a tecnologia de impressão 3D.

Prevê o analista.

Pouco mais se sabe sobre o Apple Watch Ultra 2. Alguns rumores e eventuais notícias "que fogem ao controlo da Apple, supostamente, apontam para uma possível nova versão com um ecrã de 2,1 polegadas - o atual tem um ecrã de 1,9 polegadas. E o smartwatch pode vir em mais cores.

 

Vantagens do fabrico aditivo para a Apple

Se o relatório de Kuo for verdadeiro, a mudança para a impressão 3D simplificaria a cadeia de produção da Apple. Em vez de comprar as peças de fornecedores externos, a Apple poderia fabricá-las ela mesma. É claro que teria de obter o material de impressão de uma empresa externa. Contudo, hoje a impressão 3D de metal, de várias ligas mesmo, está muito avançada.

Sim, ainda há certas limitações. Os componentes complexos não podem ser impressos em 3D. Assim, a empresa poderá fabricar parte da caixa de um iPhone desta forma, mas não é possível, por exemplo, imprimir uma bateria.

Fonte: Pplware.