28 de dez. de 2021

Sabe o que significam os ícones da central de controlo no Apple Watch?

 O Apple Watch é uma máquina fabulosa que já conquistou mais de 100 milhões de utilizadores. Este dispositivo oferece muitas funcionalidades úteis nos pequenos e grandes detalhes do dia a dia. Atender ou fazer uma chamada de telefone, lembrar de compromissos, ler as mensagens dos mais variados serviços, dar comandos de voz à Siri, iluminar o caminho, auscultar informações de saúde e bem-estar... e mais, muito mais. Tudo isto num pequeno ecrã.

Um dos locais de interação com o utilizador é a central de controlo. Dentro existem ícones que nem sempre são de perceção rápida. Trazemos hoje informação detalhada sobre o que significam esses símbolos.

Sabe o que significam os ícones da central de controlo no Apple Watch?

Usar a central de controlo no Apple Watch

A central de controlo oferece uma maneira fácil de verificar a bateria, tirar o som ao relógio, selecionar um modo de concentração, usar o Apple Watch como lanterna, colocar o Apple Watch no modo de voo, ativar o modo Espetáculo, etc.

Vamos hoje mostrar alguma informação que provavelmente desconhece sobre este sítio no watchOS.

 

Abrir ou fechar a central de controlo

Abrir a central de controlo: no mostrador, passe o dedo para cima. Nos outros ecrãs, toque e mantenha o dedo na parte inferior do ecrã e, em seguida, passe o dedo para cima.

Nota: não é possível abrir a central de controlo a partir do ecrã principal no Apple Watch. Em vez disso, carregue na Digital Crown para ir para o mostrador ou abra uma aplicação e, em seguida, abra a central de controlo.

Fechar a central de controlo: passe o dedo para baixo a partir da parte superior do ecrã ou prima a Digital Crown.

 

Então, o que quer dizer cada um dos ícones?

É importante saber usar estes ícones, pois são fundamentais para melhorar a experiência de utilização. Possivelmente sabe o que a grande maioria faz, mas haverá alguns que até deve desconhecer.


Verificar estado da central de controlo do Apple Watch

Os ícones de estado na parte superior da central de controlo fornecem-lhe informação sobre as definições comuns no Apple Watch. Por exemplo, uma série de ícones pequenos pode indicar que o Apple Watch está ligado ao iPhone, o modo de voo está ativado e a localização foi solicitada por uma aplicação.

Para obter detalhes, basta que toque no grupo de ícones na parte superior da central de controlo.

Os detalhes do estado a mostrarem que o iPhone está ligado e que o local do relógio foi solicitado.

Reorganizar a central de controlo do Apple Watch

É possível reorganizar os botões na central de controlo seguindo estes passos:

  1. Toque e mantenha o dedo na parte inferior do ecrã e, em seguida, passe o dedo para cima para abrir a central de controlo.
  2. Desloque o painel da central de controlo até abaixo e toque em “Editar”.
  3. Arraste um botão para uma nova localização.
  4. Quando terminar, toque em OK.

    É possível remover botões da central de controlo seguindo estes passos:

    1. Toque e mantenha o dedo na parte inferior do ecrã e, em seguida, passe o dedo para cima para abrir a central de controlo.
    2. Desloque o painel da central de controlo até abaixo e toque em “Editar”.
    3. Toque em botão Apagarno canto do botão que pretende remover.
    4. Quando terminar, toque em OK.

    Para restaurar um botão que tenha removido, abra a central de controlo, toque em “Editar” e, depois, toque em botão Adicionarno canto do botão que pretende restaurar. Quando terminar, toque em OK.

    Fonte: Pplware




App Store: Apple tem de aceitar pagamentos externos em apps de namoro nos Países Baixos

 A App Store, a loja de aplicações da Apple, tem estado a ser alvo de avaliações e de investigações por parte de muitos países. Em concreto está a forma de pagamento, que a maioria quer aberta a outras alternativas.

As decisões têm-se acumulado e agora há mais uma decisão. Nos Países Baixos, a Apple recebeu ordens para abrir os sistemas de pagamentos dentro das apps para as apps de namoro e tem poucos dias para o fazer.

App Store Apple namoro programadores pagamentos

Sistema de pagamento aberto na App Store

A decisão surgiu na passada sexta-feira e foi emitida pela ACM (Netherlands Authority for Consumers and Markets). Declara que a Apple terá de permitir que as apps de namoro têm de ter acesso a outras formas de pagamento externas.

Segundo a ACM, as "condições irracionais da App Store" não permitem que as apps tenham as mesmas oportunidades justas. O domínio que a Apple tem dá-lhe uma vantagem única face aos restantes.

App Store Apple namoro programadores pagamentos

Focada apenas nas apps de namoro

Assim, a ACM quer equilibrar esta situação e dar aos programadores uma forma de ter um maior rendimento. A investigação esteve neste tema, mas agora focou-se nas apps de namoro como o Tinder, Match.com ou OkCupid.

Com esta decisão da ACM, os programadores conseguem contornar os 30% que a Apple cobra por cada venda. Ficam com a capacidade de ter sistemas próprios ou apontar os seus utilizadores para outros sistemas que não os da gigante de Cupertino.

App Store Apple namoro programadores pagamentos

Programadores querem esta novidade

A ordem que foi emitida é para ser aplicada de imediato e tem de ser cumprida até ao dia 15 de janeiro. Caso a Apple falhe este prazo, será multada em 5 milhões de euros por semana, até ao máximo de 50 milhões de euros.

Claro que a Apple já refutou estas acusações de domínio e recorreu da decisão da ACM. Este passo é mais um que a gigante tem dado para garantir que a App Store mantém o seu sistema de pagamento para as aplicações, sem que tenha de abrir a terceiros esta componente.

Fonte: Pplware.

Apple removerá entrada para SIM físico no iPhone 15 Pro, diz blog


 A partir do iPhone XS, a Apple disponibilizou a tecnologia de eSIM para o uso de chips virtuais de operadoras. Agora, novos rumores indicam que a companhia deve retirar a opção de usar um chip físico no iPhone 15 Pro.

De acordo com informações divulgadas pelo Blog do iPhone, a partir de 2023, as versões do iPhone Pro serão lançadas sem entrada física para os cartões SIM. Supostamente, os aparelhos devem funcionar apenas com dois slots de eSIM.

“Em vez disso, a conexão com a operadora deverá acontecer através de 2 slots de eSIM (dual eSIM), que poderão suportar duas linhas diferentes ao mesmo tempo, como já acontece hoje no iPhone 13”, publicou o blog.

Conforme revelado no site, a informação foi divulgada por um insider da empresa britânica que está viabilizando a iniciativa, contudo, eles não revelaram o nome da companhia ou do responsável por divulgar os rumores.

Mais informantes e vazamentos

O site MacRumors também afirmou que recebeu informações privilegiadas revelando que a Apple já entrou em contato com as principais operadoras dos Estados Unidos, avisando que novos smartphones somente com eSIM devem ser lançados até setembro de 2022 —  porém, eles não especificaram os aparelhos.

Outro informante afirmou que a Apple já está trabalhando para remover a entrada do cartão SIM. “Consegui confirmar com fontes que a Apple trabalhará para remover a bandeja do cartão SIM mais cedo ou mais tarde. Isso não vai acontecer este ano, mas internamente eles estão testando um modelo de iPhone não divulgado com apenas eSIM", disse o vazador identificado como Dylan DKT.
Fonte: Tecmundo.


App Mapas da Apple é melhor do que a concorrência? Apple diz que sim e explica

 Os Mapas da Apple são muito bons e ao longos dos últimos anos a empresa de Cupertino tem feito um esforço para trazer o que há de melhor aos utilizadores. Contudo, nesta área a Google ainda tem o domínio. Mapas mais precisos, detalhados e com uma grande interligação com o comércio. Contra estes fortes trunfos, a Apple diz que os utilizadores do iPhone devem escolher os Mapas da Apple por três motivos.

Os motivos são legítimos, até porque os utilizadores do iPhone e iPad têm o melhor dos dois mundos. Têm o Mapas da Apple e o Google Maps. Mas será que o Mapas é melhor que o Maps?

Imagem Mapas da Apple

Mapas da Apple são os melhores?

David Dorn é diretor do departamento de Software e serviços da Apple. Numa entrevista concedida à CNN, este responsável, juntamente com Meg Frost, líder de design da empresa de Cupertino, e a trabalhar também no serviço Mapas, descreveu alguns novos recursos introduzidos no iOS 15 e, ambos, explicaram quais as razões pelas quais entendem que os utilizadores do iPhone devem usar o Apple Maps e não produtos concorrentes, como Google Maps e Waze.

De acordo com Dorn, existem três razões pelas quais o Apple Maps é a melhor escolha:

  1. A Apple está a investir fortemente no serviço Mapas para o melhorar.
  2. A privacidade é sempre uma questão central para a Apple e, por este motivo, o Mapas da Apple não recolhe dados do utilizadores, a sua localização.
  3. O Mapas da Apple faz parte do ecossistema da Apple e encaixa-se perfeitamente com outros serviços e dispositivos.

Imagem Mapas Apple

Os esforços da Apple para melhorar a sua aplicação e plataforma de navegação são visíveis no iOS 15. Foram acrescentados bastantes mais detalhes 3D de algumas áreas de Londres, Nova Iorque e Los Angeles, assim como muitas outras cidade ao redor do planeta, como algumas de Portugal. Além disso, e é um pormenor fulcral, o sistema de navegação foi atualizado, estando agora mais funcional e preciso.

A aplicação está mais agradável aos olhos e funcionalidades como o Olhe à sua volta está mais fiável que a funcionalidade similar de outros players. Mas há mais!

E se o utilizador tiver um iPhone e um Apple Watch, pode usar o Mapas da Apple para uma "experiência viva-voz". Graças ao feedback tátil no seu pulso, o utilizador pode saber quando tem de virar para a esquerda ou para a direita ao usar as instruções para caminhar, pois o relógio tocará subtilmente no seu pulso. É uma característica que os responsáveis destacam como sendo uma experiência fantástica no uso destes serviços.

Estes mapas são, contudo, parte fundamental de alguns serviços da Apple. Como, por exemplo, a Rede Encontrar. Com os AirTags e outros localizadores de objetos, assim como a área Pessoas, os mapas oferecem uma interação muito grande, e é esse o ponto importante quando é referido o ecossistema.

Depois tudo o que se pode usar quer ao nível do CarPlay, ou com a Siri. Neste sentido, as pessoas tendem a usar mais, tendem a preferir este serviços. Contudo, será que se pode dizer que é superior ao da Google? Provavelmente ainda não. Mas está no bom caminho!
Fonte: Pplware.