24 de fev. de 2022

Apple lança o iOS 15.4 beta 4, assim como outros sistemas operativos para programadores

 O caminho faz-se caminhando e a Apple está de novo a lançar aos programadores uma nova versão beta dos seus vários sistemas operativos. Assim, para quem quer testar esta nova versão, está disponível a beta 4 do iOS 15.4, iPadOS 15.4, tvOS 15.4 e watchOS 8.5

Estas versões estão carregadas de boas novidades que temos vindo a mostrar ao longo das versões beta.

Imagem iOS 15.4 beta 4

O que traz de novo o iOS 15.4?

O iOS 15.4 inclui uma ampla gama de novos recursos para utilizadores do iPhone e iPad. Para utilizadores do iPhone, há suporte para Face ID ao usar máscaras pela primeira vez. O iPadOS 15.4 também inclui o tão esperado recurso Controlo Universal. Há também mais de 30 novos emojis para escolher, alterações no iCloud Keychain e muito mais.

O lançamento do iOS 15.4 beta 3 na semana passada incluiu alguns pequenos ajustes nestes novos recursos, bem como alterações no SOS de emergência, Apple Podcasts e Controlo Universal. Deixamos aqui tudo explicado:

     Apple lançou a beta 3 para o iOS 15.4, iPadOS 15.4, watchOS 8.5, tvOS 15.4 e HomePod 15.4 

Espera-se que o iOS 15.4 seja lançado em meados de março. A Bloomberg informou recentemente que a Apple está a preparar o lançamento do iOS 15.4 nalgum momento da primeira quinzena de março. Isso alinha-se com relatos de que a Apple planeia realizar um evento virtual em 8 de março.

 

Há novidades nos restantes sistemas operativos Apple

Juntamente com o iOS 15.4 a Apple está também a testar as versões beta 4 do watchOS 8.5, macOS 12.3, iPadOS 15.4, tvOS 15.4 e HomePod 15.4.

Iremos instalar e perceber as novidades que serão incluídas nestas versões. Estamos já próximos da versão RC.



Fonte: Pplware.  

iOS 15.4 beta 4 traz alertas anti-perseguição aos AirTags e outros acessórios Apple

 Não há dúvida que a Apple criou uma rede poderosa de localização de objetos. Apesar dos AirTags serem apontados como os dispositivos que estão no foco desta rede, para o bem e para o mal, a verdade é que há já um grande leque de outras etiquetas e dispositivos a fazer o mesmo serviço. Claro, o lado negro da força está sempre à espreita de poder tirar proveito destas tecnologias úteis e a Apple no iOS 15.4 beta 4 adiciona alertas anti-perseguição.

Na versão beta que lançou ontem, os utilizadores têm agora mais opções para a rede Encontrar.

A rede Encontrar é de tal forma tentacular que pode ser usada para encontrar um iPhone roubado e que esteja desligado. Pode ser usada para encontrar outros dispositivos Apple, como os AirPods, e até pode ser usada para encontrar os AirTags e outros gadgets com a mesma tecnologia.

Mas, e se estes gadgets forem usados para perseguir pessoas?

Pois, esse tem sido o problema. A rede é de tal forma eficaz e capaz que há quem tenha já usado os AirTags para perseguir pessoas e objetos, havendo mesmo condenações com penas de prisão. Estes casos estão a obrigar a Apple a desenvolver mecanismos que protejam as pessoas.

Assim, com o lançamento do iOS 15.4 beta 4 a aplicação Encontrar traz novas configurações de notificação que permitem que os utilizadores alterem opções específicas para Encontrar e Seguir separadamente.

Além disso, a Apple também deixa mais claro qual tipo de acessório detetado a mover-se com alguém (por exemplo, especificando que se trata de um par de AirPods).


Esta nova versão deverá estar muito perto da sua versão final e traz muitas novidades a vários níveis, como já mostramos aqui.
Fonte: Pplware. 






Um iPhone usado vale o dobro de um Android nos programas de retomas atuais

 Uma das formas de garantir a troca para novos smartphones de muitas marcas assentam nos programas de retomas. Estes permitem entregar qualquer equipamento usado e obter um desconto sobre o equipamento mais recente e que é o pretendido.

Uma análise recente destes programas veio agora revelar uma realidade interessante. Um iPhone usado vale o dobro de um Android nos programas de retomas atuais.

iPhone Android retomas programas valor

Para além de garantir um valor para a entrada ou para abater no novo smartphone, os programas de retoma são interessantes noutras áreas. Permitem garantir a reciclagem dos modelos mais antigos e assim poupar o ambiente e garantir uma consciência social.

iPhone XR é o mais trocado nos programas

análise da Assurant, uma empresa focada em direitos do consumidor nos EUA, analisou os dados sobre estas retomas e traçou algumas conclusões. A mais interessante é mesmo a diferença de valores entre o iPhone e os smartphones Android, que chega a ser o dobro.

iPhone Android retomas programas valor

No campo dos equipamentos que mais foram recebidos para troca em 2021, o destaque vai todo para o iPhone e para o iPhone XR em especial. O volume de equipamentos da Apple presente neste relatório mostra a importância do programa da empresa.

Um valor bem acima de qualquer Android

Ao abordar o valor por que estes equipamentos são avaliados, surge a grande diferença entre o iPhone e o Android. O valor médio para 2021, e no caso do smartphone da Apple, o valor médio ficou nos 199 dólares.

iPhone Android retomas programas valor

No universo Android, onde o Samsung Galaxy S9 foi o equipamento mais trocado, o valor de retoma situou-se nos 98 dólares, metade do que o iPhone foi avaliado. Mesmo com esta diferença, e no ano de 2021, houve um aumento de 13% nos valores das retomas.

A idade das retomas

Outro dado interessante da informação apresentada está na idade dos smartphones entregues nos programas de retomas. Nos últimos três anos, o iPhone está em estado acima da média, o que significa que os utilizadores da Apple trocam de smartphone de forma menos frequente.

iPhone Android retomas programas valor

Em média, os iPhones entregues em 2021 como parte dos programas de retomas tinham 3,35 anos, enquanto o resto dos smartphones Android tinha 2,97 anos.

Por fim, e com os dados anteriores, sabe-se que o total recebido dos programas de retomas movimenta valores muito elevados, que continuam a crescer todos os anos. Fica assim provado que os programas de retomas, da Apple e de outros fabricantes, funcionam e que devem ser mantidos.

Fonte: Pplware.