11 de ago. de 2020

Apple lança a primeira beta pública do watchOS 7 para utilizadores do Apple Watch

 A Apple anunciou no passado mês de junho novos sistemas operativos para os seus dispositivos. No mesmo dia, os programadores puderam então instalar o novo software para testarem. Alguns dos novos sistemas, semanas mais tarde, tornaram-se nas versões públicas, dando assim oportunidade de qualquer utilizador também ajudar no afinar das agulhas. A empresa de Cupertino faz agora o mesmo com o watchOS 7 para utilizadores do Apple Watch.

Se tem um Apple Watch e quer ter já contacto com as novidades que só serão lançadas oficialmente no outono, veja como pode instalar esta versão.

Imagem Apple watch 5 com watchOS 7Está disponível a versão beta pública do watchOS 7

A Apple lançou oficialmente a primeira beta pública do watchOS 7 para os utilizadores do Apple Watch hoje. Se é um utilizador do Apple Watch que está interessado em executar o watchOS 7 beta público, pode ter acesso ao site do programa de software beta da Apple para começar.

Conforme se percebe, este ano marca a primeira vez que a Apple lançou uma versão beta pública do watchOS. No passado, a empresa de Cupertino reservava as betas do watchOS exclusivamente para os programadores, embora as betas públicos dos seus outros sistemas operativos também fossem lançados para utilizadores beta públicos.

Se quer testar já esta versão, não pode esquecer que se trata de um produto “por acabar”. Isto é, sendo uma versão beta, poderá ter alguns bugs que condicionam o normal funcionamento. Além disso, esta versão exige que tenha no seu iPhone a versão iOS 14, que também existe na beta pública, conforme demos a conhecer.

Por fim, pese o facto de ser uma versão muito estável, e já a usamos desde o dia que foi disponibilizada, a 22 de junho, depois de instalada não poderá fazer o downgrade do seu Apple Watch de watchOS 7 para watchOS 6, independentemente dos problemas que possa enfrentar.

 

O meu Apple Watch será compatível?

Com a estreia deste ano do watchOS 7, a Apple está a deixar de oferecer suporte ao Apple Watch Series 1 e Apple Watch Series 2. Isso significa que esses modelos manterão o watchOS 6, enquanto os seguintes poderão ser atualizados para o watchOS 7 quando for lançado neste outono. São compatíveis…

  • o Apple Watch Série 3;
  • o Apple Watch Series 4:
  • e o Apple Watch Série 5

 

Mostradores com mais variedade:

O novo watchOS 7 adiciona uma variedade de novos recursos ao Apple Watch, incluindo suporte para partilha de mostrador de relógio. Agora o utilizador já poderá partilhar mostradores de relógio com outras pessoas. Além disso, os programadores poderão também podem oferecer mostradores pré-configurados nas suas aplicações. Irá ser igualmente possível mostradores de relógio da web.

Modo Criança:

Num mundo em que cada vez mais se fala de privacidade e segurança digitais, espera-se que o watchOS 7, a par do iOS 14, traga consigo novas características no Modo Criança, por forma a facilitar aos pais a gestão dos Apple Watches utilizados pelos seus filhos.

Monitorização de níveis de oxigénio no sangue:

Já é quase uma certeza que a Apple incluirá esta nova função de saúde no próximo watchOS 7. Este recurso será importante para vigiar os níveis de oxigénio no sangue do utilizador.

Registo de Sono

Algo pelo qual imensos utilizadores do Apple Watch têm estado à espera poderá agora, finalmente concretizar-se. Será assim desta que iremos ver uma aplicação nativa para registo do sono no Apple Watch.

CarKey

Longe vão os tempos em que trancar ou destrancar um carro, ou até mesmo ligar a ignição, recorrendo a um relógio era coisa de séries de televisão. Agora, aproximando o Apple Watch do carro, as portas serão abertas.

 

Como instalar o watchOS 7

Antes de mais tem de ter no seu iPhone o iOS 14 beta. Terá, portanto, de ter o iPhone para ligar o Apple Watch que irá receber o novo sistema operativo. Assim, para dar início, use o iPhone com iOS 14 beta e faça sign in no site da beta pública.

Depois de confirmar o seu Apple ID, escolha no nenu do sistema operativo o watchOS 7.

Imagem watchOS 7 do Apple Watch

Em seguida, desça um pouco até encontrar este texto:

The Apple Beta Software Program is now available for watchOS 7. You can enroll your Apple Watch to get the latest public betas from Software Update.

Clique, portanto, nesse link para descarregar o perfil que será necessário para atualizar o seu sistema operativo no relógio para a nova versão.

Agora que já tem o perfil descarregador, tem de o instalar no seu iPhone, dentro da app Watch.

Por fim, as imagens conduzem-nos passo a passo até à instalação. Todo o processo se instalação será feito então dentro da app Watch, no seu iPhone. Depois siga as instruções para uma normal instalação no Apple Watch.

Fonte: Pplware.

iPhone 12 poderá ter um processador 40% mais potente do que o do iPhone 11

 O iPhone 12 já deve estar na fase final de produção e espera-se que em breve a Apple possa apresentar ao mundo mais um dos seus tão desejados smartphones. Como é natural, o novo iDevice deverá trazer especificações superiores aos modelos anteriores. Há ainda a hipótese de que a marca da maçã esteja a produzir um iPhone 12 com suporte para a rede 5G.

As novidades são conhecidas a conta-gotas e, naturalmente, muitas poderão não corresponder à verdade. Mas uma nova informação divulgada nesta segunda-feira indica que o processador do iPhone 12 será 40% mais potente do que o do iPhone 11.

iPhone 12O próximo iPhone trará integrado a nova geração de processadores da Apple. Falamos do A14 Bionic de 5 nanómetros (nm) que, de acordo com as informações, será o chip mais poderoso e eficiente já feito para um smartphone. Este processador está já na fase final de produção pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company).

Processador do iPhone 12 deverá ser 40% mais potente do que o do iPhone 11

Ora, pela evolução natural das coisas, espera-se que o novo iPhone traga melhorias face aos restantes de gama idêntica que já existem no mercado. Falando especificamente nos processadores, estima-se que o A14 Bionic do iPhone 12 seja superior ao A13 Bionic de 7nm que acompanha o iPhone 11. Mas em termos práticos, concretos e objetivos, oficialmente ainda não se sabe quão superior será.

O iPhone 12 deverá trazer o chip A14 Bionic

No entanto, um programador da Apple, que também costuma divulgar informações da marca, afirmou numa publicação do Twitter que o processador A14 Bionic será 40% mais rápido em CPU e 50% mais rápido em GPU, comparativamente ao A13 do iPhone 11.

Segundo alguns testes de desempenho feitos ao A14 Bionic, grande parte das melhorias está então relacionada ao processador com frequência máxima de 3 GHz.

Apesar de ainda uma haver confirmação oficial, espera-se que este chip, assim como outras novidades, sejam apresentadas em setembro, tal como a marca já nos habituou.

A13 Bionic ainda é um dos chips mais poderosos da atualidade

Relembramos que o A13 Bionic é, atualmente, um dos chips mais poderosos no mercado para smartphone.

Quando foi lançado, em setembro de 2019, a Apple fez questão de referir que se tratava de um processador 20% mais rápido e até 40% mais económico do que o A12. O A13 Bionic é ainda capaz de executar mais de 1 trilião de processos em simultâneo.

Fonte: Pplware.

Apple perderá milhões na venda do iPhone com a proibição do uso da app chinesa WeChat

 O mundo está estranho. Outrora, a guerra entre superpotências usava bombas e misseis, depois passou a ser feita com cyberataques e hoje usam-se as aplicações de smartphone como munição. Como tal, para atingir a China, os Estados Unidos querem banir uma série de aplicações de origem chinesa, mas quem poderá perder muito com isso é a gigante americana Apple. Agora na mira está a app de conversa WeChat.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a decisão da Administração de proibir as empresas americanas de terem relações comerciais com empresas incluindo a WeChat, pode ter um impacto significativo nas vendas da Apple na China.

Imagem iphone 11 Pro Max com a Appl Store a descarregar o WeChatDepois do TikTok é a vez do WeChat estar no alvo dos EUA

Os Estados Unidos estão a fazer uma cerrada guerra a interesses da China no mundo. Depois da Huawei e de outras empresas chinesas, o alvo são agora aplicações para smartphones. O TikTok está ainda na mira, mas o próximo que se segue é o WeChat. Contudo, conforme alerta o analista do mercado Apple, Ming-Chi Kuo, esta proibição de colocação da app na App Store poderá significar uma perda de milhões na vende do iPhone na China.

Como o WeChat é muito importante para os utilizadores chineses, pois integra comunicações, pagamentos, e-Commerce, software social, leitura de notícias e funções de produtividade, acreditamos que esta ação vai afundar as vendas do iPhone no mercado chinês.

Explicou Kuo.

Este analista tem sido uma fonte fiável de informação relacionada com serviços e produtos Apple a serem lançados no mercado. Pese o facto de ter a sua ação focada mais no hardware, o analista tem uma visão mais próxima do mercado chinês no que respeita a estas questões de operacionalidade.

Imagem WeChat na China com iphone dos EUA

 

WeChat debaixo de fogo desde há vários meses

Este software tem sido apontado como estando a ser controlado pelo regime chinês. Conforme foi noticiado, em maio passado veio a público a informação que esta rede social é monitorizada em tempo real pelas autoridades da China. Como tal, o secretário de estado dos EUA, Mike Pompeo, disse numa entrevista que o país iria banir também o famoso serviço de mensagens WeChat.

Pensamos que implica que a Apple terá de remover o WeChat da App Store. A Apple removeu o WeChat da App Store na Índia, em resposta a um pedido do governo. Portanto, não ficaremos surpreendidos se o governo dos EUA pedir à Apple que faça o mesmo.

Disse o analista da KGI Securities.

A Apple poderá ser obrigada a retirar a app da App Store dos Estados Unidos ou poderá mesmo ter de a remover de todas as suas lojas.

De acordo com a ordem executiva, a Apple poderá ter de remover o WeChat das Lojas App mundiais porque a ordem proíbe a Apple de permitir transações envolvendo o WeChat. No entanto, a ordem não define claramente a amplitude da proibição. Talvez o governo dos EUA peça à Apple para remover o WeChat apenas da App Store dos EUA.

Referiu Kuo.

Imagem app TikTok e WeChat no iOS no iPhone da Apple

 

Perdas enormes, na melhor das hipóteses

A proibição entra em vigor a 20 de setembro de 2020. Assim, se a ordem for para remover o WeChat de toda a App Store, Kuo acredita que a Apple verá uma queda de até 30% das suas vendas de iPhone na China.

O melhor cenário possível é se a Apple apenas remover o WeChat da App Store nos EUA. Se for este o caso, os impactos negativos serão sobre os utilizadores do WeChat que se encontram principalmente nos EUA. Estimamos que o iPhone global irá diminuir em 3-6%. As remessas globais de outros produtos de hardware da Apple, incluindo AirPods, iPad, Apple Watch, e Mac, diminuirão em menos de 3%.

Disse o analista.

A nota de Kuo é especificamente para investidores e nela é sugerido que estes “reduzam stocks específicos da cadeia de fornecimento da Apple para diminuir os riscos, incluindo Genius e LG Innotek”.

Teoricamente, o governo dos EUA não irá prejudicar a Apple. Contudo, as eleições presidenciais americanas aproximam-se, e pensamos que o [Presidente] Trump poderá adotar estratégias mais agressivas para as eleições, incluindo pedir à Apple que retire o WeChat das lojas App Store mundiais.

Kuo tem-se concentrado no WeChat devido à sua enorme popularidade na China, mas a proibição dos EUA também afeta o TikTok. Embora o WeChat não tenha comentado publicamente, os proprietários do TikTok disseram que pretendem processar para que a proibição seja revogada.

Fonte: Pplware.

Google Maps volta a apostar em força no iOS e no ecossistema da Apple

 Mesmo tendo o seu sistema operativo móvel próprio, o Android, a Google não deixa de apostar no iOS e em todo o ecossistema da Apple. Tem as suas apps adaptadas a estas propostas e a tudo o que os utilizadores do iPhone necessitam para o seu dia a dia.

Assim, é normal vermos apps como o Gmail ou o Chrome a estarem aqui presentes, mesmo não sendo as definidas. Agora, a aposta parece ter sido feita no Google Maps, que tem algumas novidades importantes para o iOS e todo o ecossistema Apple que o gravita.

Google Maps iPhone Apple Watch CarPlayO Google Maps já teve em tempos um papel fulcral no iOS. Era esta a app de mapas eleita pela Apple para navegação, estando disponível para todos, de forma nativa e completamente integrada. Com a chegada do Apple Maps este cenário mudou e tem sido alterado com o tempo.

O CarPlay da Apple recebeu novidades

A Google não retirou a sua app do iOS e do iPhone, mas limitou-a a esta oferta. Agora, e do que revelou de forma oficial, há novidade muito importantes. A primeira delas está na integração do Maps com o CarPlay, onde pode explorar ainda mais do que é oferecido.

Google Maps iPhone Apple Watch CarPlay

A reformulação da interface permite que seja mais útil e dá agora acesso a mais informação. Podem controlar a música ou ler mensagens, sem sair da interface de navegação, tudo de forma intuitiva e sem exigir demais ao condutor.

O Watch também é uma aposta do Google Maps

Outra novidade do Google Maps chega agora também ao Apple Watch. Este é na verdade um retorno a este dispositivo, depois de em 2017 ter sido retirada. A nova versão quer dar ao utilizador a mesma experiência que existe já no Wear OS, com a navegação no relógio.

Google Maps iPhone Apple Watch CarPlay

Assim, e para os destinos habituais (casa ou trabalho) esta pode ser lançada diretamente do Apple Watch. Todo os restantes devem ser lançados diretamente do iPhone e depois transferidos para o relógio. As indicações são apenas as direções a tomar e os tempos estimados para a chegada.

Esta é mais uma aposta de peso da Google dentro do ecossistema Apple. Assim a oferta para os utilizadores destas plataformas fica alargada, com toda a oferta que muitos se habituaram a usar, com toda a qualidade reconhecida.

Fonte: Pplware.