11 de dez. de 2020

Apple inicia desenvolvimento do seu próprio modem para o iPhone e iPad


A Apple já mostrou que pode ter a sua própria tecnologia para não depender de terceiros. Depois dos SoC usados nos iPhones e iPads, passando pelos Macs, a empresa de Cupertino quer também libertar amarras do chip modem. Nesse sentido, a empresa adquiriu em 2019 o negócio deste componente à Intel. Agora, segundo foi referido por um funcionário da Apple, os trabalhos com esta tecnologia já estão em marcha e poderá estar para breve a apresentação do seu próprio modem.

Este é um trunfo importante para a Apple diminuir a dependência que tem de certos parceiros, como é o caso da Qualcomm.

Imagem Modem Apple

Segundo a Bloomberg, o vice-presidente de hardware e tecnologias Johny Srouji informou os funcionários sobre o desenvolvimento deste componente numa reunião na passada quinta-feira.

Este ano, demos início ao desenvolvimento do nosso primeiro modem celular interno, que permitirá outra transição estratégica importante. Investimentos estratégicos de longo prazo como estes são uma parte crítica para capacitar os nossos produtos e garantir que tenhamos um rico pipeline de tecnologias inovadoras para o nosso futuro.

Disse Srouji, de acordo com a publicação.

Esta notícia não é nova em ideia, até porque há um ano, surgiu um rumor que a empresa de Cupertino havia estabelecido um prazo agressivo de 2022 para desenvolver um modem celular interno para uso no iPhone e iPad. Nessa altura a Apple “adquiria” à Intel propriedade intelectual, equipamentos e cerca de 2.200 funcionários.

 

As “amarras” da Qualcomm e as patentes da Intel

Atualmente, a Apple conta com a Qualcomm para as suas necessidades de modem, incluindo todos os componentes 5G encontrados no iPhone 12. A gigante da tecnologia usou hardware de banda base da Intel de 2016 a 2018. No entanto, o fabricante do chip foi declarado incapaz de entregar a tecnologia 5G funcional a tempo para o lançamento de 2020.

Na verdade, estes rumores sobre o interesse da Apple na tecnologia de modem remontam a 2014. Contudo, esta vontade foi arrefecida quando a empresa travou um braço de ferro com a Qualcomm em tribunal. Conforme é sabido, a Apple processou a Qualcomm em 2017 por causa de taxas de licenciamento de patentes, uma ação que gerou uma disputa legal mundial que foi resolvida em abril de 2019.

Como resultado, a Intel interrompeu o desenvolvimento da sua tecnologia de modem 5G e acabou por vender o portefólio de patentes à Apple pelo valor de mil milhões de dólares.

Além da propriedade intelectual, a Apple adquiriu, ao longo dos últimos anos, talentos em engenharia da Qualcomm e de outros grandes participantes do setor.

 

Apple irá integrar os seus modems no próximo iPhone ou iPad?

Não está claro quando a Apple pretenderá integrar o seu próprio modem num produto como o iPhone, embora os termos do acordo da Qualcomm incluam um contrato de licença de fornecimento de seis anos que entrou em vigor em 1 de abril de 2019. Os relatórios anteriores afirmavam que o primeiro modem da Apple seria lançado em 2022.

Além de um modem, Srouji disse na quinta-feira que a Apple trabalha numa “família” de chips Mac. Informações veiculadas no início desta semana afirmavam que a Apple estaria a planear construir uma série de chips de desktop avançados para complementar o M1, incluindo uma variante de 32 núcleos que pode estrear num Mac Pro redesenhado para 2022.

 

Fonte: Pplware.

Apple AirPods Max já receberam os primeiros unboxing

 Nos Estados Unidos, alguns youtubers já receberam os AirPods Max para testarem e terem as primeiras impressões do equipamento. Sem dúvida que as primeiras impressões são de materiais de excelente qualidade e do típico empacotar cuidado que a Apple faz nos seus produtos. As reações são variadas, uns com mais impacto que outros, mas há uma linha unânime, a qualidade está lá e o preço reflete-se na experiência proporcionada pelos auscultadores.

Uns adoraram, outros teceram críticas super positivas e depois há uns outros que têm uma opinião muito própria. Vamos conhecer o que disseram os “escolhidos” pela Apple.

Apple AirPods Max já receberam os primeiros unboxing

Unboxing AirPods Max

Há dois dias demos a conhecer um produto que há muito era alvo de rumores. Segundo as últimas informações, a Apple levou 4 anos a desenvolver este produto de elevada qualidade. A empresa acrescenta ao seu leque uns auscultadores com áudio de alta fidelidade.

Conforme tiveram oportunidade de ler, os auscultadores AirPods Max combinam um design acústico personalizado, chips H1 e software avançado para fornecer áudio computacional para uma experiência de audição inovadora com EQ Adaptativo, Cancelamento Ativo de Ruído, Modo Transparência e áudio espacial.

Estes novos auscultadores apresentam-se em cinco cores, incluindo cinza espacial, prata, azul celeste, verde e rosa. Segundo anuncia a Apple, estes novos AirPods Max estão disponíveis para encomenda a partir de hoje, com disponibilidade a partir de terça-feira, 15 de dezembro.

Apesar de só dia 15 sair chegarem ao público em geral, hoje alguns criadores receberam o AirPods Max. Estes partilharam os vídeos de unboxing e as suas primeiras impressões do novo produto da Apple:

Características destacadas

A construção dos AirPods Max. Os auscultadores são fabricados com bons metais. Assim, o aro é em aço inoxidável, as conchas auriculares em alumínio e o conjunto permite uma usabilidade muito interessante e muito conforto. Nota muito positiva para a qualidade de fabrico.

Outro pormenor interessante, que também já havíamos mostrado nos Bang & Olufsen Beoplay H95, são as almofadas auriculares magnéticas.

Sem dúvida que é importante, de vez em quando, substituir estas almofadas, até por questões de conforto e higiene. Além disso, a Apple não se importa de vender um par destes acessórios, até já tem preço para isso, 79 euros.

Outra excelente característica é a utilização de um conjunto de botões “familiares”. Portanto, a Apple foi ao Apple Wath e trouxe a coroa digital para gerir o volume, invocar a Siri e interagir com a reprodução do som. Depois o botão menos proeminente, tal como no smartwatch, permite comutar os níveis do Cancelamento Ativo de Ruído. Passar de desligado, para Transparência e para Cancelamento de ruído.

Passando para outra característica, todos referiram a bolsa dos AirPods Max. Ok, a internet adora a Apple e tudo é motivo de ilustração humorística. Se de outras vezes o conjunto de câmaras foi apontado como um fogão, esta bolsa dos auscultadores foi satirizada como um sutiã. Contudo, para lá do humor, as críticas focam-se numa bolsa que pouco protege. Faltou um pouco mais de empenho da Apple para esta bolsa de facto poder guardar, cuidar e ser transportável de forma a combinar com o preço do conjunto.

Claro, a smartcase, no entanto, tem uma função muito útil. Quando os colocamos dentro, irão desligar-se automaticamente e a bateria durará mais. O sistema magnético encarrega-se de “comunicar” com os auscultadores.

 

Por falar em bateria

  • Até 20 horas de autonomia com um só carregamento, com o Cancelamento ativo de ruído ou o modo Transparência ativado
  • 20 horas a ver filmes com um só carregamento, com o áudio espacial ativado
  • 20 horas de autonomia de conversação com um só carregamento
  • 5 minutos de carregamento equivalem a cerca de 1,5 horas de autonomia
  • AirPods Max com Smart Case

O armazena­mento na Smart Case permite poupar a carga da bateria no estado de baixa potência. O carrega­mento é feito através de conetor Lightning.

Por fim, falou-se na qualidade do som, na qualidade do Cancelamento de ruído, o áudio espacial. Os microfones que “purificam” o que pode passar ou não para o canal auditivo. Mas há mais, muito mais que a Apple incluiu e que vão sair em futuras abordagens. O Pplware também irá fazer a review assim que os equipamentos estiverem disponíveis.

Fonte: Pplware.